a carregar...

Escola de Estudos Avançados

EEA

Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais

Foto BVSS


O Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), em 16 de Fevereiro de 2011, decidiu, por unanimidade, a criação da Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais.

No dia 7 de Outubro de 2011, teve lugar a Conferência Inaugural, proferida pelo Prof. Doutor Boaventura de Sousa Santos e intitulada Sete Desafios Perante Sete Ameaças. Veja a Conferência

A finalidade desta Cátedra é reconhecer e homenagear o trabalho de grande relevo científico que Boaventura de Sousa Santos desenvolveu enquanto Professor da FEUC e Diretor do Centro de Estudos Sociais. Com ela, a FEUC pretende também dispor de um instrumento valioso para aprofundar a sua internacionalização e para que, através de colaborações externas de grande prestígio, os seus doze Programas de Doutoramento reforcem o seu dinamismo e qualidade.

Assumiu-se que a Cátedra corresponde a um semestre em cada ano durante o qual se pretende assegurar a presença na Faculdade de um cientista social de grande prestígio. Para além de, pelo menos, uma grande Conferência Pública, o detentor da Cátedra terá um programa de trabalho no âmbito dos seminários dos Programas de Doutoramento, designadamente daqueles que são organizados em cooperação com o CES - Centro de Estudos Sociais. Procurar-se-á igualmente que, durante a estadia na FEUC, haja lugar à consolidação do trabalho de investigação cuja publicação venha a ser associada à própria Cátedra.

Prof. Doutor José Joaquim Dinis Reis
Diretor da Faculdade
Fevereiro de 2011



Títulares da Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais

Juan José Tamayo Acosta | 2014-2015
César Rodríguez-Garavito | 2012-2013