a carregar...

Escola de Estudos Avançados

EEA

Fundo de Apoio aos Estudantes de Doutoramento

para apresentação de comunicações em encontros científicos internacionais

Carla Luis Fundo Apoio

O Fundo de Apoio aos Estudantes de Doutoramento para apresentação de comunicações é oportunidade única para divulgar e ficar a conhecer trabalho científico ao mais alto nível. Constitui um incentivo anual para apresentação de trabalho, e aliado a uma criteriosa escolha dos eventos, permite adquirir uma experiência académica inestimável. No meu caso, desde a TLSA, em Timor-Leste, à ISA em Toronto, Canadá.

Carla Sofia Franco Luís | DRI - Política Internacional e Resolução de Conflitos
Timor-Leste Studies Association Conference: “Understanding Timor-Leste 2013”, Dili, Timor-Leste, 2013 (15-16 de Julho de 2013)

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra estabeleceu como prioridade o desenvolvimento dos seus Programas de Doutoramento, conferindo-lhes grande qualidade e capacidade de atração dos melhores estudantes. Em consonância com isso, a orgânica interna da FEUC inclui agora a Escola de Estudos Avançados com a qual se salienta a importância atribuída aos estudos doutorais. Nesta perspetiva, pareceu adequado constituir um fundo destinado a estimular os estudantes de doutoramento, através do cofinanciamento, a participarem ativamente, com apresentação de comunicações, em encontros científicos de cariz internacional.

As comunicações apresentadas com financiamento parcial desse Fundo são objeto de publicação eletrónica na página das Publicações da FEUC, sob a forma de Documentos de Trabalho, dando-lhes assim uma maior visibilidade. Essa série tem o nome de Comunicações. Esses textos são também inseridos no Estudo Geral, repositório da produção científica da UC (coleção FEUC- Artigos em Revistas Nacionais)

 
  • O Fundo de Apoio a Estudantes de Doutoramento aceita candidaturas de doutorandos cujo projecto de tese já tenha sido formalmente aceite.
 
  • Cada estudante pode beneficiar deste fundo uma vez por ano letivo.
 
  • As candidaturas devem ser acompanhadas da aceitação da comunicação no encontro científico a que foi proposta, do parecer do orientador acerca da pertinência e da qualidade da comunicação e de um resumo da comunicação. Deve igualmente ser apresentada uma estimativa das despesas envolvidas e que possam ser documentadas posteriormente para efeitos de justificação da bolsa.
 
  • Serão critérios de decisão a qualidade do encontro científico em que a comunicação é apresentada, a demonstração da relevância da comunicação no programa de investigação do candidato e o montante disponível para o financiamento.
 
  • O financiamento é atribuído de acordo com o Regulamento de bolsas diversas da Universidade de Coimbra (Bolsas de curta duração para deslocações no âmbito de actividades de investigação ou extensão universitária). Os doutorandos com candidatura aceite deverão apresentar a documentação especificada na ficha de inscrição.
 
  • As comunicações apresentadas com financiamento parcial desse Fundo devem mencionar que o/a autor/a é doutorando/a da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
 

Candidaturas

Candidatura  A formalização da candidatura deverá ocorrer até 45 dias antes da data da realização do Encontro Científico. As decisões são tomadas nos 15 dias subsequentes à formalização da candidatura. 
    
    
Como apresentar candidatura  Por favor preencha a formulário de candidatura e envie-a para eea@fe.uc.pt, juntamente com:
- aceitação da comunicação
- parecer do seu orientador
- resumo da comunicação
 
    
Atenção: Candidaturas aceites até 31 de outubro de 2017 (para eventos que ocorram até 31 janeiro de 2018)  

Candidaturas aceites

Documentos a entregar (até 15 dias após a realização do Encontro Científico)*
- Fatura/s em nome da Universidade de Coimbra (despesas elegiveis: alojamento; viagem; inscrição)
- Talões de embarque (ida e volta)
- Certificado de presença na Conferência
- Breve relatório de missão
- Texto da comunicação (em word)


*NB: No caso do Encontro Científico se realizar no mês de dezembro, os documentos deverão ser entregues até ao dia 22 de dezembro do ano civil em curso; o montante atribuído será pago o mais rapidamente possível depois de recebida a documentação referida em "candidaturas aceites".