Escola de Estudos Avançados

EEA

Preparação da elaboração da tese

Condições de acesso

A inscrição na tese depende:

1. da prévia aprovação nas unidades curriculares letivas, que perfaçam o número de ECTS descrito na estrutura curricular. Alguns programas exigem uma nota mínima de 14 valores a cada unidade curricular, ou uma média de 14 valores nas unidades curriculares, para poderem seguir para a elaboração do projeto de tese. Por favor veja as regras do seu Programa a este respeito.
2. da aprovação do projeto de tese. Por favor veja as regras do seu Programa relativas à elaboração e aprovação do projeto de tese, nomeadamente através do contacto com os Coordenadores do Curso.

2.1. a defesa pública do Projeto de Tese ocorrerá dentro dos prazos previstos no calendário académico da UC;

2.2. para os estudantes inscritos na unidade curricular do tipo Projeto de Tese, a defesa pública do mesmo, poderá ainda ocorrer em época especial, para o qual o Estudante terá que estar inscrito.

Aprovação do projecto de tese
Para formalizar junto do Conselho Científico a admissão à preparação da tese, com a designação oficial do/a seu/sua orientador/a e aceitação do tema da tese, o/a doutorando/a deve entregar à Escola de Estudos Avançados (nos 30 dias a seguir à aprovação do Projeto de Tese) os seguintes documentos:

i. Formulário

ii. um exemplar do Projecto de Tese aprovado

iii. Declaração de aceitação do/a/s seu/sua/s orientador/a/es (Modelo)

Orientação da tese

A preparação da tese de doutoramento no terceiro ciclo de estudos deve efetuar-se sob a orientação de um/a professor/a ou investigador/a da UC ou de um estabelecimento de ensino superior ou de investigação nacional ou estrangeiro. A escolha do/a orientador/a é feita pelo/a estudante em conjunto com a coordenação do Programa e tem de ser aprovada pelo Conselho Científico da FEUC. O Regulamento Académico prevê um regime de coorientação, no qual o/a doutorando/a propõe um/a segundo/a orientador/a.

O/a doutorando/a deve manter o/a orientador/a a par da evolução dos trabalhos.

O grau de doutor/a pode ser obtido em regime de cotutela, simultaneamente pela UC e por outra universidade (nacional ou estrangeira). Poderá consultar as condições de acesso e os procedimentos aqui.

Língua da tese
O Conselho Científico pode admitir a utilização de línguas estrangeiras na escrita das teses e dos trabalhos de doutoramento e nos respetivos atos públicos de defesa. Se pretender escrever a tese em língua estrangeira, deverá tomar essa decisão de acordo com o/a seu/sua orientador/a.

Acordo Ortográfico
A tese de doutoramento deve ser entregue em conformidade com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de acordo com o disposto na RCM nº 8/2011.

Plágio e fraude
Sugerimos a visualização deste vídeo para melhor esclarecimento sobre esta questão.