Escola de Estudos Avançados

Bolsas de investigação científica

Perguntas frequentes

A que bolsas concorrer

Algumas instituições disponibilizam bolsas de investigação científica para alunos/as do 3º ciclo. Pode consultar uma lista não-exaustiva de entidades financiadoras aqui.

Caso seja estudante do 2º ciclo, poderá concorrer às bolsas de estudo dos SASUC.

Concorri a uma bolsa de investigação

No processo de matrícula/inscrição online (no Inforestud@nte), em resposta à pergunta "Concorreu ou tenciona concorrer a bolsa de estudo?" escolha a opção "Sim".

Deverá apresentar comprovativo dessa candidatura, no seu InforEstudante (Adicionar requerimento » Entrega de comprovativo de bolsa (pedido inicial ou renovação), no prazo de 30 dias após a realização da matrícula/inscrição . Veja mais informações em Bolseiros FCT.

A bolsa foi concedidaDeve efetuar o pagamento da propina no prazo máximo de 30 dias seguidos contados a partir do dia seguinte àquele em que a respectiva prestação é colocada à sua disposição, de que deverá fazer prova. Se a entidade financiadora for a FCT, terá apenas de, dentro do mesmo prazo,  entregar uma declaração da FCT em que é indicado que o valor das suas propinas é pago diretamente à Universidade de Coimbra/Faculdade de Economia, num dos Balcões de Atendimento dos SGA da UC.
A bolsa foi recusada
Deve efetuar o pagamento da propina ou das prestações já vencidas no prazo máximo de 30 dias seguidos contados a partir da data da comunicação da decisão.
Tenho uma bolsa da FCT

Todos os anos, quando renovar a sua inscrição, deverá fazer prova da renovação da sua condição de Bolseiro da FCT, no seu InforEstudante (Adicionar requerimento » Entrega de comprovativo de bolsa (pedido inicial ou renovação).

A taxa de inscrição anual é paga pela FEUC.

Tenho outra bolsa
Deve informar a EEA.
No caso de a instituição financiadora solicitar a emissão de fatura em seu nome, deverá fornecer:
1. O nome, morada e NIF da entidade
2. O nome completo do bolseiro, o número de estudante, o curso e o ano letivo
3. O valor que a entidade se propõe a pagar.
A entidade não deverá pagar as propinas através das referências multibanco que se encontram no Inforestud@nte e sim usando o NIB que se encontra na fatura que será emitida e enviada pelo correio.