a carregar...

Escola de Estudos Avançados

EEA

Juan José Tamayo Acosta

Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais 2014|2015


Foto Juan Tamayo Cátedra

Juan José Tamayo Acosta | Universidad Carlos III de Madrid

Doutorado em Teologia pela Universidade Pontificia de Salamanca e doutorado em filosofia pela Universidade Autónoma de Madrid (1976). Lecionou em várias instituições de Espanha e América. É professor titular na Universidade Carlos III de Madrid, onde dirige a Cátedra de Teologia e Ciências das Religiões “Ignacio Ellacuría”, e professor da cátedra Tres Religiones da Universidade de Valencia. É, ainda, professor convidado em diversas universidades dentro e fora de Espanha.

É cofundador e atual secretário-geral da Associação Progressiva de Teólogos Juan XXIII e membro do Comité Internacional do Fórum Mundial de Teologia e Libertação, da Junta Diretiva da Associação para o Diálogo Inter-religioso em Madrid (ADIM) do Patronato da Fundação Siglo Futuro. Dirige cursos especializados de teologia e ciências das religiões e colabora em revistas latino-americanas e europeias, bem como em estudos sobre ciências das religiões, teologia das religiões e teologia da libertação.

Autor de mais de sessenta títulos, entre as suas publicações encontram-se Para comprender la teología de la liberación  (2008) e Islam. Cultura, religión y política (2009), Pluralismo religioso, interculturalidad y feminismo (2012).



Cátedra 2014-2015



Qual a importância das religiões e do pensamento religioso. A utopia nas sociedades e a forma como esta é vista na sociedade. Estas foram algumas das perguntas levantadas por Juan Tamayo, convidado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) para a última conferência da Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais.*

*Fonte: Noticias UC


Foto Juan Tamayo FEUC

Um dos principais objetivos da Cátedra ministrada pela FEUC é “o pluralismo do pensamento”, conta o diretor da faculdade. José Reis desvenda que essa é a razão para que as conferências tenham “os mais variados temas”. “Neste caso, Juan Tamayo fala-nos da forma como alguns dos grandes vultos libertadores da sociedade fundam o seu pensamento em convicções ou em rupturas de natureza religiosa”, explica.*

*Fonte: Noticias UC



Programa da Cátedra 2014-2015


Poster Cátedra 14-15

Conferência

Utopía y esperanza en el itinerario intelectual de Ernst Bloch

18 junho 2015 |17h00 | Sala Keynes | FEUC


Cartaz Cátedra 14-15 Encerramento

Conferência de encerramento dos Programas de Doutoramento FEUC | CES

Fundamentalismos y Diálogos entre Religiones: desafios a las ciencias sociales

16 junho 2015 | 17h00 | Sala Keynes | FEUC