a carregar...

FEUC

Economia Social

Curso de Pós-Graduação em Economia Social

Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade

Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2014

Coordenação do Curso
Sílvia Ferreira | Margarida Antunes
Este curso funciona no 2º semestre do Ano Letivo.

No Ano Letivo 2017-2018 decorrerá entre 5 de fevereiro de 2018 e 30 de maio de 2018.

O curso de Pós-Graduação em “Economia Social – cooperativismo, mutualismo e solidariedade” é promovido, no quadro da Faculdade de Economia da  Universidade de Coimbra, pelo respetivo Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC), o qual desde 1981 se ocupa do cooperativismo e que, desde os meados dos anos 90, estendeu o âmbito da sua actividade à economia social no seu todo.

Neste Centro trabalha uma equipa multidisciplinar de professores/as e investigadores/as, oriundos/as de áreas diversas, tais como, a Economia, a Gestão, o Direito e a Sociologia. Nos últimos anos, o CECES/FEUC, que há muito mantém uma ligação efetiva com diversas áreas da economia social, organizou vários Cursos Livres e promoveu Colóquios sobre a temática desta Pós-Graduação.

O objetivo desta Pós-Graduação é o estudo das várias áreas da economia social, com destaque para as que têm uma identidade historicamente mais marcada e uma importância social mais nítida, como é o caso das cooperativas, das mutualidades e das instituições particulares de solidariedade social no seu todo. A economia social não é encarada como um objeto isolado. Pelo contrário, são analisadas também algumas das problemáticas que nela se projetam com mais relevância.

Logo Montepio 2015


Apoio exclusivo da Fundação Montepio





Cartaz Economia Social 2016-2017

Bolsas de Estudo*

Os/as estudantes selecionados/as nesta Pós-Graduação e que não possuam “meios para autofinanciar a sua participação“ poderão candidatar-se a Bolsa de Estudo, no valor de 300,00€ cada, no âmbito do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, na categoria “Formação Pós-Graduada”, atribuído a esta Pós-Graduação em 2014 pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.



A apresentação das candidaturas deverá ser efetuada na Escola de Estudos Avançados (eea@fe.uc.pt), durante o periodo de candidaturas a uma nova edição do curso

Documentos de suporte à candidatura:

a) Declaração do IRS ou Declaração das Finanças em como está isento/a da apresentação de Declaração de IRS;

b) Documento comprovativo da dimensão do agregado familiar.

A seleção far-se-á após a seriação dos candidatos à frequência da Pós-Graduação, entre os/as candidatos/as admitidos.

Para mais informações consulte o edital AQUI


Folheto de Apresentação 2016-2017
Diploma Criação do Curso