a carregar...

FEUC

Democracia no Século XXI

Doutoramento em Democracia no Século XXI

  
Coordenação do doutoramentoTeresa Cravo
Giovanni Allegretti (CES)
Área científica

Sociologia e outros estudos

Ciência Política

Ministrado em parceria com
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES)

O Programa de Doutoramento em “Democracia no século XXI” — que articula três linhas essenciais de pesquisa: Diversidade, República e Cidadania, Democracias comparadas e Participação, Redes e Movimentos Sociais  — visa contribuir para uma formação avançada de natureza interdisciplinar e "trans-escalar" sobre a temática da democracia contemporânea, através de uma perspetiva integrada que combina as racionalidades das ciências sociais, políticas e jurídicas, bem como a análise crítica dos desafios que a globalização e a interculturalidade vão pondo aos modelos e às práticas democráticas experimentadas ao longo do século XX.

No ano letivo 2009/2010, o Programa desenvolve-se no quadro de uma nova associação estratégica que reúne a vasta experiência de investigação do CES/Laboratório Associado, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e do homólogo Programa de Doutoramento da Universidade Federal de Minas Gerais. Mobilizando domínios como a sociologia, economia, ciência política, relações internacionais e teoria política e social, numa perspetiva Norte-Sul e Sul-Sul, o Programa de Doutoramento em “Democracia no século XXI” pretende contribuir para o desenvolvimento dos estudos avançados dos fenómenos políticos em Portugal, no contexto europeu, na América Latina e em África.

Os objetivos deste programa incluem:

1. Proporcionar uma compreensão sistemática da Democracia, da sua capacidade de incluir e valorizar as diversidades e a participação cidadã, e do conceito de Republicanismo no século XXI.

2. Promover uma investigação sociológica avançada que conduza à produção de resultados originais, de qualidade elevada, merecedora de divulgação nacional e internacional e cuja operacionalização fomente o progresso social e cultural no domínio sociológico e das ciências sociais.

3. Proporcionar aos/às doutorandos/as a possibilidade de beneficiarem da articulação ensino-aprendizagem-investigação-acção.

4. Assegurar que todas as dissertações de doutoramento analisem fenómenos políticos de forma crítica e interdisciplinar, privilegiando uma ótica de “estudos comparados”.

Este Curso é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, nos termos estabelecidos pelo artigo 54º do ECD (Estatuto da Carreira Docente). Poderá ver mais informações (nomeadamente, grupo/s de recrutamento e níveis de ensino a que se aplica) em  http://www.dgae.mec.pt/web/14662/dgrhe (Cursos Reconhecidos e Não Reconhecidos ao abrigo da Portaria nº. 344/2008, de 30 de abril).

Documento de boas-vindas aos novos alunos 2016-2017


Criação do doutoramento Democracia no Séc. XXI
Adequação a Bolonha do doutoramento Democracia no Séc. XXI
Alteração do doutoramento Democracia no Séc. XXI

Diploma de Alteração do Curso - Despacho n.º 9645/2016 do Diário da República, 2.ª série — N.º 143 — 27 de julho de 2016