a carregar...

FEUC

Governação, Conhecimento e Inovação

Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação

(Ramos: Economia Política do Conhecimento e das Instituições / Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia)

Governação
CANDIDATURAS ABERTAS PARA 2017-2018 A PARTIR DE 15 DE JANEIRO DE 2017
Coordenadores do doutoramentoJosé Joaquim Dinis Reis
João Arriscado Nunes
Tiago Santos Pereira (CES)
Área científica

Sociologia e Outros Estudos

Economia

Ministrado em parceria com
Centro de Estudos Sociais (CES)

O Programa de Doutoramento em ‘Governação, Conhecimento e Inovação’, que iniciou a sua terceira edição em 2009/2010, assume um conjunto de temas de grande importância na governação das sociedades e das economias contemporâneas. Desde logo, a noção de que a governação se tornou extraordinariamente complexa e é um processo multidimensional que mobiliza vários mecanismos de coordenação – Estado, mercado, comunidade, redes, empresas e hierarquias empresariais. Estas interações são analisadas com ênfase em duas diferentes abordagens (correspondendo a dois perfis do programa): a utilização e produção de conhecimentos e a inovação no contexto das dinâmicas da economia e das políticas públicas; e a análise dos seus impactos sociais e do modo como diferentes processos de governação procuram identificar e mitigar tais impactos. Um dos contributos mais inovadores do presente programa reside no modo como se procura um diálogo enriquecedor entre as duas abordagens, garantindo-se seminários comuns aos dois perfis. A aproximação proposta é, assim, profundamente interdisciplinar. Valorizam-se as novas relações disciplinares e valorizam-se as formas mais inovadoras de produção de saberes dentro das disciplinas, dando também significado à diversidade dos contextos sociais, organizacionais, políticos e institucionais em que os saberes são produzidos. Neste contexto o programa dá também lugar de relevo à produção de conhecimento, tratando das políticas de ciência, dos impactos sociais do conhecimento e das tecnologias e das relações com as políticas de inovação, quer quando esta é matéria de políticas públicas, quer quando se inscreve em estruturas e processos sociais mais amplos.


Este Curso é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, nos termos estabelecidos pelo artigo 54º do ECD (Estatuto da Carreira Docente). Poderá ver mais informações (nomeadamente, grupo de recrutamento e níveis de ensino a que se aplica) em  http://www.dgae.mec.pt/web/14662/dgrhe (Cursos Reconhecidos e Não Reconhecidos ao abrigo da Portaria nº. 344/2008, de 30 de abril).

Curso acreditado pela Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2014 por um período de 6 anos.

Criação do doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação
Adequação a Bolonha do doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação
Despacho de Alteração do Doutoramento em GCI - Despacho n.º 9129/2016 do Diário da República, 2.ª série — N.º 136 — 18 de julho de 2016

Declaração de retificação do Despacho de Alteração - Declaração de retificação n.º 1105/2016



Documento de boas-vindas aos novos alunos 2015-2016