a carregar...

FEUC

Pós-colonialismo e Cidadania Global

Doutoramento em Pós-colonialismos e Cidadania Global

Coordenadores do doutoramentoBoaventura Sousa Santos
António Sousa Ribeiro (FLUC / CES)
Maria Paula Meneses (CES)
Área científicaSociologia e Outros Estudos
Ministrado em parceria com
Centro de Estudos Sociais (CES)


Apesar de Portugal ser o país da Europa com mais contactos durante mais tempo com mais sociedades não-europeias, quase não existem em Portugal estudos pós-coloniais. Por outro lado, os estudos pós-coloniais que hoje proliferam noutros países da Europa e nos EUA tomam como referência praticamente exclusiva o colonialismo anglo-saxónico, não concedendo atenção ao colonialismo ibérico e à primeira modernidade ocidental que ele protagonizou. A globalização neoliberal e a resistência a ela, que hoje vai configurando uma globalização alternativa, contra-hegemónica, têm vindo a reclamar, por vias opostas, um aprofundamento da questão do pós-colonialismo. Por um lado, a globalização neoliberal começa hoje a ser vista, mesmo nas instituições da ONU, como uma nova forma de colonialismo. Por outro lado, os movimentos que constituem a globalização alternativa estão cada vez mais cientes de que a resistência à globalização neoliberal tem que ser entendida como construção de um paradigma de pós-colonialidade, em que as dimensões económicas, sociais e culturais sejam analisadas no contexto muito mais amplo da história, da cultura, das artes, da literatura e da epistemologia dos povos que partilharam, em posições muito desiguais, a zona colonial.
Este Programa procura constituir-se como um espaço reflexivo de aprendizagem sociológica aplicada sobre a complexa realidade social presente no mundo, e um horizonte alargado de debate e apuramento teórico, metodológico e técnico sobre as matérias nele em questão.
Os/as estudantes dos programas de doutoramento que chegam a Coimbra pertencem a contextos culturais diversos e frequentam um verdadeiro centro internacional. Os seminários e a investigação que têm lugar no CES refletem essa diversidade. Ao contrário de alguns centros onde se espera que os/as alunos/as sigam as agendas estipuladas pelos seus orientadores, o CES está aberto a propostas que vão ao encontro dos objetivos dos/as alunos/as.

Este Curso é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, nos termos estabelecidos pelo artigo 54º do ECD (Estatuto da Carreira Docente). Poderá ver mais informações (nomeadamente, grupo/s de recrutamento e níveis de ensino a que se aplica) em http://www.dgae.mec.pt/web/14662/dgrhe (Cursos Reconhecidos e Não Reconhecidos ao abrigo da Portaria nº. 344/2008, de 30 de abril).

Documento de boas-vindas aos novos alunos:

2015-2016 | 2017-2018


Curso acreditado pela Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2014 por um período de 6 anos.

Criação do doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global
Adequação a Bolonha do doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global