a carregar...

FEUC

Sociologia

Pedro Quintela



Tema:

O trabalho criativo em Portugal: uma análise a partir do caso do design de comunicação

Orientador: 

Claudino Ferreira

Resumo:

Esta investigação ocupa-se do trabalho criativo, procurando perceber sociologicamente a heterogeneidade de situações que o compreendem, o seu modo de organização e funcionamento e a sua importância atual. Centra-se num domínio exemplar do setor criativo, o design de comunicação, e analisa-o à luz das especificidades do contexto português. Para tal, propõe-se um modelo analítico que, compatibilizando uma abordagem micro e macrossociológica, pretende captar, na sua complexidade, a multiplicidade e heterogeneidade
de discursos e contextos de prática profissional em que o trabalho criativo se desenvolve.

Orientador: 

Claudino Ferreira

CAT:

Pedro Costa (ISCTE-IUL)

Pedro Hespanha

Carlos Fortuna

Claudino Ferreira

Contacto

quintela.pedro[arroba]gmail.com

pedroquintela[arroba]ces.uc.pt

Academia

Research Gate

CES






Bio

Licenciado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE - IUL). Mestre em Cidades e Culturas Urbanas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), tendo apresentado neste âmbito a dissertação “Mediação cultural, experimentação e inovação: o caso do Serviço Educativo da Casa da Música”, orientada pelo Professor Doutor Claudino Ferreira. Iniciou, em Setembro de 2011, o Programa de Doutoramento em Sociologia na FEUC.

Os seus atuais interesses de investigação académica centram-se em diferentes domínios relacionados com as cidades, políticas culturais e culturas urbanas, participando, com alguma regularidade, em encontros científicos relacionados com estas áreas de investigação. Tem-se ainda envolvido, de modo autónomo, em projetos relacionados com a problemática das sonoridades urbanas e da sua transformação. Entre 2008 e 2010, em conjunto com Paula Casaleiro, analisou as harmonias e dissonâncias que caracterizam as paisagens sonoras das cidades do Porto e Coimbra. Em 2011 participou, em conjunto com João Lopes Cardoso, Marta Borges e Pedro Pestana no projeto interdisciplinar “Em cima da vila” (www.emcimadavila.com), que tenta documentar uma das mais antigas e emblemáticas ruas do centro histórico do Porto: Cimo de Vila.

Entre Fevereiro e Agosto de 2006, foi investigador do projeto “Biografias Escolares, Comunidades e Abandono Escolar”, coordenado pela Professora Doutora Helena Costa Araújo, no Centro de Investigação e Intervenção Educativas, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto. Este projeto foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Entre Maio de 2012 e Setembro 2015, foi investigador do projeto Keep it simple, make it fast! Prolegómenos e cenas punk, um caminho para a contemporaneidade portuguesa (1977-2012)”, coordenado pela Professora Doutora Paula Guerra, no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, em parceria com o Griffith Centre for Cultural Research (Nathan, Austrália), a Universitat de Lleida (Espanha), a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e as Bibliotecas Municipais de Lisboa. Este projeto foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Mais informações em www.punk.pt.

Entre Outubro de 2013 e Junho de 2014, foi investigador do projeto “Cultura, Emprego e Cidadania”, coordenado pelo Professor Doutor Carlos Fortuna, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Este projeto foi financiado pelo GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliações Culturais da Secretaria de Estado da Cultura.

Desde Setembro de 2006, está na Quaternaire Portugal – Consultoria para o Desenvolvimento SA, onde integra a equipa que desenvolve estudos nas áreas dos projetos e políticas culturais, planeamento estratégico, desenvolvimento regional, projetos e políticas urbanas.

Curriculum vitae

Qualificações académicas

  • 2005 – Licenciatura em Sociologia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE - IUL), com classificação de Bom com Distinção (16/ 20 valores).
  • 2010 – Mestrado em Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com classificação final de Escelente (19/20 valores). Dissertação de Mestrado: “Mediação cultural, experimentação e inovação: o caso do Serviço Educativo da Casa da Música”, orientada pelo Professor Doutor Claudino Ferreira.

Atividades anteriores e situação atual em termos científicos e profissionais

  • Desde Setembro 2006 - Consultor na  Quaternaire Portugal – Consultoria para o Desenvolvimento, SA.
  • Fevereiro de 2006 – Agosto de 2006 - Investigador no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto
  • Setembro de 2005 – Fevereiro de 2006 - Investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES/ISCTE)

Outras competências e atividades

  • De 1987 a 1990 teve iniciação artística e musical, nomeadamente de piano, na Associação "Os Gambozinos", no Porto
  • De 1990 a 1996 seguiu os estudos de piano e solfejo no Curso de Música Silva Monteiro, no Porto
  • De 1996 a 2000 estudou saxofone na Escola de Música da Foz, no Porto
  • Pertenceu ao grupo de teatro da Escola Secundária Carolina Michaelis, designado "Os Manicómicos", Clube de Escola, de 94/95 a 99/00
  • Frequentou o “Workshop de Produção de Música - Ableton Live”, orientado por Manuel Calapez, que decorreu no espaço Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural (Porto), entre 30 de Junho e 1 de Julho de 2007. Esta acção de formação teve uma duração de 16 horas.
  • Músico amador, teve actividade musical em grupo como saxofonista (numa banda), entre 1998 e 2002, no âmbito do qual realizou apresentações ao vivo (concertos). Realiza, desde 2000, apresentações esporádicas como dj em bares de Lisboa e Porto.
  • Pertenceu ao Corpo Nacional de Escutas (CNE), Agrupamento 449, S. Sacramento, no Porto de 1987 a 2000.
  • Trabalhou com voluntário no Teatro Rivoli, no Porto, no Verão de 1998.
  • Teve actividade musical em grupo como saxofonista (numa banda), entre 1998 e 2002.
  • Frequentou no verão actividades organizadas pelo do Instituto de Juventude, tendo realizado um estágio (de curta duração, cerca de um mês) na Associação "Olho Vivo".
  • Durante o período de licenciatura (2000-2005), colaborou na organização de Seminários e Congressos no ISCTE, bem como colaborou na dinamização de programas e actividades associadas à Rádio Universitária do ISCTE.
  • Colaborador regular, entre 2007 e 2009, da revista on-line Rua de Baixo (www.ruadebaixo.com), realizando trabalhos de índole jornalística (cobertura de eventos culturais, entrevistas e crítica musical). 

Publicações

  • Quintela, Pedro; Ferreira, Claudino (no prelo), “Cultural and creative industries in Portugal: a critical balance of the public policies agenda in the beginning of the Millennium”, in Pedro Costa e Paula Guerra (Eds.), ‘I’ll be your mirror’: Creative Milieus and Cultural Scenes in Contemporary Urban Spaces.
  • Quintela, Pedro; Guerra, Paula (no prelo - 2017), “Ciências sociais, arquivos e memórias: considerações a propósito das culturas musicais urbanas contemporâneas", in Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
  • Quintela, Pedro (2017), "A obscuridade do trabalho na “agenda” criativa em Portugal", in Atas do IX Congresso Português de Sociologia, "Portugal: Território de Territórios". Lisboa: APS – Associação Portuguesa de Sociologia. URL: https://www.aps.pt/ix_congresso/actas
  • Quintela, Pedro (2017), “Os desafios da abordagem sociológica ao trabalho criativo: breve apontamento sobre uma pesquisa em curso”, in prisma.soc – Newsletter da Sociologia de Coimbra, 4, Março. pp. 7-8. URL: http://www.uc.pt/feuc/eea/doutoramentos/sociologia/prisma.soc
  • Moreira, Tânia; Quintela, Pedro; Guerra, Paula (2016), “Punk Online. Punk Offline. Espaços e tempos cruzados das (sub) culturas juvenis portuguesas”, in SOCIOLOGIA ONLINE – Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, 11, Agosto, pp.64-80. ISSN: 1647-3337 URL: http://revista.aps.pt/?area=009&cad=REV586d2d7f9d76f
  • Quintela, Pedro (2016), “From the shadow to the centre: tensions, contradictions and ambitions in building graphic design as a profession”, in Paula Guerra e Pedro Costa (org.), Redefining art worlds in the late modernity. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp. 149-172. ISBN: 978-989-8648-86-0. URL: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14553.pdf
  • Guerra, Paula; Quintela, Pedro (2016), "Culturas urbanas e sociabilidades juvenis contemporâneas: um (breve) roteiro teórico", in Revista de Ciências Sociais - UFC, 47 (1) (Número Temático: Arte, cidade e narrativas visuais), Janeiro/Junho, pp. 196-217. ISSN.BL 0041-8862 URL: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/revcienso/issue/viewIssue/386/13
  • Guerra, Paula; Quintela, Pedro (2016), “From Coimbra to London: to live the punk dream and ‘meet my tribe’”, in João Sardinha e Ricardo Campos (eds.), Transglobal sounds: music, identity and migrant descendants. New York/ London: Bloomsbury Academic, pp. 31-50. ISBN: HB: 978-1-5013-1196-3.
  • Quintela, Pedro (2016), Recensão crítica da obra “Out of the Basement. Youth Cultural Production in Practice and in Policy”, in Revista Crítica de Ciências Sociais, 109 (Número Temático “Culturas musicais contemporâneas”), Maio, pp. 254-256. URL: http://rccs.revues.org/6327
  • Quintela, Pedro (2016); Recensão crítica da obra “Design Português”, in Revista Crítica de Ciências Sociais, 109 (Número Temático “Culturas musicais contemporâneas”), Maio, pp. 256-258. URL: http://rccs.revues.org/6329
  • Quintela, Pedro (2016); Recensão crítica do portal web “PROFestival”, in Revista Crítica de Ciências Sociais, 109 (Número Temático “Culturas musicais contemporâneas”), Maio, pp. 260-261. URL: http://rccs.revues.org/6333
  • Quintela, Pedro; Guerra, Paula (2016), “Punk fanzines in Portugal (1978-2013): a mapping exercise”, in Paula Guerra e Tânia Moreira (eds.), Keep it Simple, Make it Fast! An approach to underground music scenes. Volume 2. KISMIF Conference 2015 Book of Proceedings. Porto/Tomar: Faculdade de Letras da Universidade do Porto / Instituto Politécnico de Tomar, pp. 59-67. ISBN: 978-989-8648-63-1 URL: http://www.kismifconference.com/en/2016/02/15/kismif-conference-2015-book-of-proceedings-2/
  • Guerra, Paula; Quintela, Pedro  (2016), “Culturas de resistência e médias alternativos: os fanzines punk portugueses”, in Sociologia, Problemas e Práticas, 80, pp. 69-94. DOI:10.7458/SPP2016806009. URL: https://spp.revues.org/2088
  • Quintela, Pedro; Borges, Marta (2015), “Livros, fanzines e outras publicações independentes — um percurso pela ‘cena’ do Porto”, in Cidades Comunidades e Territórios, 31 (Dossier Temático: Cenas musicais, comunidades, identidades e culturas urbanas), pp. 11-31. ISSN: 2182-3030 ERC: 123787/2011 DOI: http://dx.doi.org/10.7749/citiescommunitiesterritories.dec2015.031.art02 URL: http://cidades.dinamiacet.iscte-iul.pt/index.php/CCT/article/view/356/323

  • Quintela, Pedro; Oliveira, Ana (2015), “Capas de discos, estética, intervenção e resistência: uma aproximação à sociologia pelo visual”, in Paula Guerra (org.), More than loud. Os mundos dentro de cada som. Porto: Edições Afrontamento, pp. 127-142. ISBN: 978-972-36-1428-2

  • Guerra, Paula; Quintela, Pedro (2014), “Spreading the message! Fanzines and the punk scene in Portugal”, in Punk & Post Punk, 3(3). pp. 203–224. DOI:10.1386/punk.3.3.203_1
  • Fortuna, Carlos (coord.); Ferreira, Claudino; Santos, Helena; Mendes, Santos, José Manuel; Quintela, Pedro; Martelo, Vítor (2014), Cultura, Formação e Cidadania. Lisboa: ecretaria de Estado da Cultura/Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais. ISBN: 978-972-758-026-2. O estudo completo, incluindo não só o relatório final, mas também os respetivos anexos, sumário executivo (em inglês e português), encontra-se disponível para download em http://www.gepac.gov.pt/cultura-2020.aspx
  • Quintela, Pedro; Guerra, Paula (2014), “God Save The Portuguese Fanzines”. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. ISBN: 978-989-8648-26-6. URL: http://pt.scribd.com/doc/234687070/God-Save-The-Portuguese-Fanzines-pdf
  • Quintela, Pedro; Guerra, Paula, Feixa, Carles; Farrajota, Marcos (2014), “As ‘cenas’ punk em Portugal (1977-2012): um olhar sociológico a partir da análise das redes de produção, distribuição e consumo de fanzines e e-zines”, in Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Lisboa: APS – Associação Portuguesa de Sociologia. URL: http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0629.pdf
  • Quintela, Pedro (2014), “Novos espaços de intermediação cultural, de produção e partilha de conhecimento: uma reflexão acerca dos blogues sobre design em Portugal”, in Atas do VIII Congresso Português de Sociologia. 40 anos de democracias: progressos, contradições e prospetivas. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. Disponível online em http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0274.pdf (última consulta: 20.08.2015).

  • Quintela, Pedro (2014), “Processos de “patrimonialização” do design em Portugal: algumas reflexões”, in Cabo dos Trabalhos, 10. Disponível online em http://cabodostrabalhos.ces.uc.pt/n10/documentos/9.1.2_Pedro_Quintela.pdf (última consulta: 20.06.2014).

  • Quintela, Pedro (2014), “Cultura, criatividade e economia”/“Creativity, Culture and Economy”, in Revista 4 – Imagem & Texto, Nº 3 (maio), pp. 20-25 / 84-86. Nº Depósito Legal 359893/13. URL: http://cargocollective.com/Revista4

  • Quintela, Pedro (2013), “A (in)sustentabilidade do trabalho criativo em design”, in Francisco Paiva e Catarina Moura (org.), Atas do DESIGNA 2012 - International Conference on Design Research “UN/SUSTAINABILITY”, Covilhã: Universidade da Beira Interior, pp. 23-30. Disponível online em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/109 (última consulta: 20.09.2015).

  • Quintela, Pedro (2013), “Problematizando a agenda cultural e criativa: novos trilhos de investigação sociológica hoje”, in Plataforma Barómetro Social da Universidade do Porto (URL: http://barometro.com.pt/archives/872, publicado on-line a 14 de fevereiro de 2013)

  • Quintela, Pedro (2012), “Critique of creativity: precarity, subjectivity and resistance in the creative industries”, in Revista Crítica de Ciências Sociais, 99 (Número Temático “Em torno da cidade criativa”), pp. 203-205. Disponível online em http://rccs.revues.org/5169

  • Quintela, Pedro (2012),  “Com os ouvidos Em Cima da Vila: um exercício de escuta sociológica”, no Painel temático “Cenas e apropriações musicais”, comunicação elaborada no âmbito do “musiCULT II: uma abordagem contemporânea em torno da cidade, da cultura e da música”, que decorreu na FLUP – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a publicar em breve nas Actas do Congresso

  • Quintela, Pedro (2011), “São Pedro da Afurada: Breves referências acerca da evolução histórica, social e urbanística de um lugar habitado”, capítulo escrito em conjunto com José Portugal e Andreia Magalhães, in Olveira, Nuno Gomes de (coord.), Guia da Reserva Natural do Local do Estuário do Douro, Vila Nova de Gaia: Águas e Parque Biológico de Gaia, EEM (ISBN: 978-989-96860-5-2)

  • Quintela, Pedro (2011), “A sustentabilidade de um equipamento cultural: a difícil gestão de necessidades e oportunidades”, comunicação elaborada em conjunto com José Portugal no VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa, a publicar brevemente nas Actas do Congresso

  • Quintela, Pedro (2011), “Interpretando o lugar da Afurada na encruzilhada entre o passado, o presente e o futuro”, texto da comunicação elaborada e apresentada em conjunto com José Portugal no II Congresso Internacional sobre Cidades, Culturas e Sociabilidades/ Second International Congress about Cities, Cultures and Sociabilities, a publicar brevemente nas Actas do Congresso.
  • Quintela, Pedro (2009), “Modelos de Provisão de Serviços Colectivos em Áreas Regressivas de Baixa Densidade: Das Limitações das Abordagens Convencionais à Necessidade de Novas Engenharias de Oferta”, texto da comunicação elaborada e apresentada em conjunto com João Fermisson, José Portugal e Rita Garcia no VII Congresso da Geografia Portuguesa, publicado nas Actas do Congresso.
  • Quintela, Pedro (2009), “Innovation and experimentalism in cultural mediation: the case of Casa da Musica’s Education Services”, texto da comunicação apresentada na ESA 2009 – 9th European Sociological Association ConferenceEuropean Society or European Societies?”, publicado nas Actas do Congresso, em CD-ROM.
  • Quintela, Pedro (2009),“Espaços públicos urbanos de Porto e Coimbra: uma “cartografia” sonora”, texto da comunicação elaborada e apresentada em conjunto com Paula Casaleiro no X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais “Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto”, publicado nas Actas do Congresso, em CD-ROM e on-line em http://www.xconglab.ics.uminho.pt/ficheiros/Volume06.pdf .
  • Aguiar, Fernando Bianchi de (org.) (2008), Património da Humanidade na Bacia do Douro / Património de la Humanidad en la Cuenca del Duero, Bragança/Zamora, Fundação Rei Afonso Henriques; ISBN:978-972-98191-6-2 (co-autor, colaboração no âmbito da equipa da Quaternaire Portugal SA).
  • Quintela, Pedro (2008), Recensão crítica acerca do website do Groupe de recherche sur la médiation culturelle – Culture pour tous (www.culturepourtous.ca/mediation) elaborado para a secção “Espaço Virtual” da Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 82 (Setembro de 2008), páginas 155-156, ISSN: 0254-1106
  • Quintela, Pedro (2008),“As paisagens sonoras dos Centros Históricos de Coimbra e Porto: um exercício de escuta”, texto da comunicação elaborada e apresentada em conjunto com Paula Casaleiro no VI Congresso Português de Sociologia “Mundos Sociais: Saberes e Práticas”, publicada nas actas do congresso, em CD-rom e que também se encontra disponível on-line em http://www.aps.pt/vicongresso/ficheiros.php.
  • Quintela, Pedro (2007), “O papel da cultura na dinamização e desenvolvimento das áreas de baixa densidade – alguns apontamentos de enquadramento da problemática e reflexão em torno de algumas tipologias de projecto inovadoras para estes territórios”, texto da comunicação elaborado e apresentado em conjunto com José Portugal no 13º Congresso da Associação Portuguesa do Desenvolvimento Regional – “Recriar e Valorizar o Território” publicado nas actas do congresso, em CD-rom.
  • Quintela, Pedro (2007), “A Cultura como alavanca de inclusão e de participação social: uma nova geração de políticas públicas de proximidade”, texto da comunicação elaborada e apresentada em conjunto com Paula Guerra no First International Conference of Young Urban Researchers., que se encontra disponível on-line http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/53670/2/paulaguerracultura000119800.pdf
  • Quintela, Pedro (2007),  “Estruturas museológicas, desenvolvimento, envolvimento e participação local: uma aproximação a alguns casos portugueses”, texto da comunicação elaborada e apresentada em conjunto com Elisa Pérez Babo e Paula Guerra nas IX Jornadas do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora “Transpondo Fronteiras” publicado nas actas do congresso e que também se encontra disponível on-line em http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/53658/2/paulaguerraestruturasmuseologicas000119816.pdf

Exposições/Instalações

  • Em Cima da Vila (2011), projecto artístico de natureza multidisciplinar concebido e desenvolvido em conjunto com João Lopes Cardoso, Marta Borges e Pedro Pestana entre Agosto e Outubro de 2011. Pretendeu-se documentar a cultura e sons de uma das mais antigas e emblemáticas ruas do centro histórico do Porto: a Rua Cimo de Vila. A exposição e instalação audiovisual que resultou do projecto Em cima da Vila esteve patente ao público entre os dias 28 de Setembro e 2 de Outubro de 2011, na Rua Cimo de Vila, no Porto, integrada no festival Manobras no Porto 2011, promovido pela Associação 2.0 – Cidade em Mudança (Câmara Municipal do Porto /Porto Lazer, EMM). Mais informações sobre o projecto em www.emcimadavila.com.

Comunicações

  • “From the shadow to the centre: tensions, contradictions and ambitions in building graphic design as profession”. 12th Conference of the European Sociological Association 2015 – Differences, Inequalities and Sociological Imagination, se realizou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica Checa, em Praga (República Checa), entre 25-28 de Agosto de 2015
  • “Os anos 80 no contexto do processo de institucionalização e desenvolvimento do design português”. Colóquio Internacional “Quando foram os anos 80?”, que decorreu no MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa, entre 16 e 17 de abril de 2015
  • “Independência, autonomia e do-it-yourself no design gráfico português contemporâneo”. V Colóquio Internacional de Doutorandos do CES “Poderes Emergentes, Continuidades e Transformações”, que decorreu na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Coimbra, entre 20 e 21 de março de 2015
  • “Políticas públicas e indústrias culturais e criativas em Portugal: balanço e prospetiva”. XII CONLAB Congresso Luso-Afro-Brasileiro, que decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa, entre 1 e 5 de fevereiro de 2015
  • (com Marta Borges) “Back to basics: artists and designers’ fanzines and self-published publication”. International Conference Keep It Simple, Make It Fast! Underground Music Scenes and DIY Cultures, organizada pelo projeto de investigação “Keep it simple, make it fast! Prolegómenos e cenas punk, um caminho para a contemporaneidade portuguesa (1977-2012)”, que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na Casa da Música, no Porto, entre 8 e 11 de julho de 2014
  • “Do-it-yourself in contemporary Portuguese graphic design”. International Conference Keep It Simple, Make It Fast! Underground Music Scenes and DIY Cultures, organizada pelo projeto de investigação “Keep it simple, make it fast! Prolegómenos e cenas punk, um caminho para a contemporaneidade portuguesa (1977-2012)”, que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na Casa da Música, no Porto, entre 8 e 11 de julho de 2014
  • “Novos espaços de intermediação cultural, de produção e partilha de conhecimento: uma reflexão acerca dos blogues sobre design em Portugal”. VIII Congresso Português de Sociologia, 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas, organizado pela APS – Associação Portuguesa de Sociologia, que decorreu na Universidade de Évora, em Évora, entre 14 a 16 de junho de 2014
  • “Processos de “patrimonialização” do design em Portugal: algumas reflexões sobre uma pesquisa em curso”. IV Colóquio de Doutorandos/as do CES Coimbra C - "Dialogar com os tempos e lugares do(s) mundo(s)", organizado pelo CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que decorreu na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, entre 6 e 7 de dezembro de 2013
  • “Creativity at work and creative labour: debating the concept of creativity today”. ESA 11th Conference: Crisis, Critique and Change, que decorreu na Università degli studi di Torino, em Turim (Itália), entre 28 e 31 de agosto de 2013
  • “Dos saberes-fazer ao design thinking: transformações recentes no campo do design”. Evento: III Colóquio de Doutorandos do CES, que decorreu na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Coimbra, entre 9 e 10 de novembro 2012
  • “A (in)sustentabilidade do trabalho criativo em design”. Evento: DESIGNA 2012 – Conferência Internacional de Investigação em Design, que decorreu na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, entre 22 e 23 de novembro de 2012
  • “Creative work: transformation and (un)sustainability. A look from the specific field of communication design”. Evento “Creativity and Creative Industries in Challenging Times”, que decorreu na Academy for Leisure - NHTV Breda, em Breda (Holanda), a 29 de novembro de 2012
  • Congresso “musiCULT II: uma abordagem contemporânea em torno da cidade, da cultura e da música”,, que decorreu na FLUP – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no Porto, entre 28 e 29 de Fevereiro de 2012. Neste âmbito apresentou a comunicação “Com os ouvidos Em Cima da Vila: um exercício de escuta sociológica”, no Painel temático “Cenas e apropriações musicais”, a 29 de Fevereiro.
  • SICYUrb – Second International Conference of Young Urban Researchers, que decorreu no ISCTE-IUL, em Lisboa, entre 11 e 14 de Outubro de 2011. Neste âmbito, apresentou a comunicação “Projecto iMOD: oportunidades e desafios para novos cruzamentos entre o planeamento urbano, a cultura e património e o desenvolvimento económico”, elaborada em conjunto com Elisa Pérez Babo, no Painel Temático 05 – “(Un)doing the urban fabric”, a 12 de Outubro.
  • II Congresso Internacional sobre Cidades, Culturas e Sociabilidades/ Second International Congress about Cities, Cultures and Sociabilities, que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre os dias 3 e 4 de Junho de 2011. Neste âmbito apresentou a comunicação “Interpretando o lugar da Afurada na encruzilhada entre o passado, o presente e o futuro”, elaborada e apresentada em conjunto com José Portugal, no dia 3 de Junho.
  • Colóquio Internacional Portugal entre desassossegos e desafios, que decorreu na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, entre 17 e 18 de Fevereiro de 2011. Neste âmbito, apresentou a comunicação “Os “serviços educativos” nas estratégias de mediação cultural contemporâneas: uma reflexão a partir do caso da Casa da Música do Porto”, no Painel 5. “Instituições culturais, públicos e expressão artística”, a 17 de Fevereiro.
  • International Conference on Creative Tourism, que decorreu em La Pedrera, Barcelona, entre 9 e 10 de Dezembro de 2010. Neste âmbito, apresentou a comunicação "Culture, Creative Industries and Tourism: Opportunities and Challenges – the IMOD Project", elaborada em conjunto com Carla Melo, Elisa Pérez Babo e José Portugal.
  • Mercado de Quebra Costa 2010: Novas Paisagens Sonoras, que decorreu em diversos locais do centro histórico de Coimbra, entre 12 e 13 de Março de 2010. Neste âmbito, apresentou no dia 12 de Março a comunicação “Cartografando as paisagens sonoras dos Centros Históricos: um exercício de escuta a partir dos casos de Coimbra e do Porto”, elaborada em conjunto com Paula Casaleiro, na sede da Associação Arte à Parte – Associação Cultural de Música e Teatro.
  • VII Congresso da Geografia Portuguesa, que decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, em Coimbra, entre 26 e 28 de Novembro de 2009. Neste âmbito, apresentou no dia 26 de Novembro a comunicação “Modelos de Provisão de Serviços Colectivos em Áreas Regressivas de Baixa Densidade: Das Limitações das Abordagens Convencionais à Necessidade de Novas Engenharias de Oferta”, elaborada em conjunto com João Fermisson, José Portugal e Rita Garcia, no painel “Tema 4 – Poder Local, Planeamento e Gestão Territorial: Novas Oportunidades de uma Velha disciplina” (comunicação publicada nas Actas do Congresso).
  • ESA 2009 – 9th European Sociological Association ConferenceEuropean Society or European Societies?”, que decorreu no ISCTE, em Lisboa, entre 2 e 5 de Setembro de 2009. Neste âmbito, apresentou a 5 de Setembro a comunicação “Innovation and experimentalism in cultural mediation: the case of Casa da Musica’s Education Services”, no painel temático RN02 Sociology of the Arts (comunicação publicada nas actas do congresso, em CD-rom).
  • X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais “Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto”, que decorreu na Universidade do Minho, Campus de Gualtar, em Braga, entre 4 e 7 de Fevereiro de 2009. Neste âmbito, apresentou a 5 de Fevereiro a comunicação “Espaços públicos urbanos de Porto e Coimbra: uma “cartografia” sonora”, elaborada em conjunto com Paula Casaleiro (comunicação publicada nas actas do congresso disponível on-line em http://www.xconglab.ics.uminho.pt/ficheiros/Volume06.pdf ).
  • VI Congresso Português de Sociologia “Mundos Sociais: Saberes e Práticas”, organizado pela Associação Portuguesa de Sociologia, que decorreu na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma Universidade, em Lisboa, entre 25 e 28 de Junho de 2008. Neste âmbito, apresentou a 27 de Junho a comunicação “As paisagens sonoras dos Centros Históricos de Coimbra e Porto: um exercício de escuta”, elabora em conjunto com Paula Casaleiro (comunicação disponível on-line em http://www.aps.pt/vicongresso/ficheiros.php e publicada nas actas do congresso, em CD-rom).
  • 13º Congresso da Associação Portuguesa do Desenvolvimento Regional – “Recriar e Valorizar o Território”, organizadas pelo APDR/Universidade dos Açores – Campus de Angra do Heroísmo, decorreu entre 5 e 7 de Julho 2007. Neste âmbito, foi apresentada a 7 de Julho a comunicação “O papel da cultura na dinamização e desenvolvimento das áreas de baixa densidade – alguns apontamentos de enquadramento da problemática e reflexão em torno de algumas tipologias de projecto inovadoras para estes territórios”, elaborada em conjunto com José Portugal (comunicação publicada nas actas do congresso, em CD-rom).
  • First International Conference of Young Urban Researchers, organizada pelo CIES/ISCTE, decorreu entre 11 e 12 de Junho 2007. Neste âmbito, apresentou a 12 de Julho a comunicação “A Cultura como alavanca de inclusão e de participação social: uma nova geração de políticas públicas de proximidade”, elaborada em conjunto com Paula Guerra (comunicação disponível on-line no Repositório Aberto da Universidade do Porto, em http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/53670/2/paulaguerracultura000119800.pdf )
  • IX Jornadas do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora “Transpondo Fronteiras”, organizada pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Évora, decorreu entre 27 e 28 de Abril de 2007. Neste âmbito, apresentou a 27 de Abril a comunicação “Estruturas museológicas, desenvolvimento, envolvimento e participação local: uma aproximação a alguns casos portugueses”, elaborada em conjunto com Elisa Pérez Babo e Paula Guerra (comunicação publicada nas actas do congresso e também disponível on-line no Repositório Aberto da Universidade do Porto, http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/53658/2/paulaguerraestruturasmuseologicas000119816.pdf)

Principais trabalhos 

(no âmbito das funções na Quaternaire Portugal, S.A.)
  • Concepção e Montagem de Exposição no Centro Interpretativo do Património Cultural do Lugar da Afurada – Águas de Gaia, E.M. (em curso)
  • Projecto de Requalificação da Exposição “Comunicação do Conhecimento e da Imaginação” – Associação para o Museu dos Transportes e Comunicação (em curso)
  • Programa de Atracção de Pessoas – Corredor Azul no âmbito do Projecto Atractividade Urbana da Rede de Cidades e Centros Urbanos para a Competitividade e Inovação do Corredor Azul – Évora, Elvas, Estremoz, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Vila Viçosa e Santiago do Cacém (em curso)
  • Estudo para o Desenvolvimento Socioeconómico e Competitividade Urbana dos Bairros das Amendoeiras/ Olival, Armador, Condado, Flamenga e Lóios – Câmara Municipal de Lisboa (em curso)
  • Assistência técnica à gestão, monitorização e avaliação da Parceria para a Regeneração Urbana do Rio Este – Braga – Câmara Municipal de Braga (em curso)
  • Assistência técnica à gestão, monitorização e avaliação da Parceria para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga – Câmara Municipal de Braga (em curso)
  • Assistência técnica à gestão, monitorização e avaliação da Parceria para a Regeneração Urbana do Parque Urbano da Devesa – Vila Nova de Famalicão – Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (em curso)
  • Assistência técnica à C.M. de Santo Tirso no processo de implementação da Incubadora de Negócios Criativos: iMOD – Inovação Moda e Design (em curso)
  • Assistência técnica à OASRN – Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte (em curso)
  • Programa de Animação da Parceria para a Regeneração Urbana de Santo Tirso – Câmara Municipal de Santo Tirso (em curso)
  • Assistência técnica à Associação Casa da Arquitectura – Matosinhos – Associação Casa da Arquitectura (em curso)
  • Assistência técnica ao Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização – Barcelos, Braga, Vila Nova de Famalicão e Guimarães (2011)
  • Plano Estratégico de Barcelos 2020 – Câmara Municipal de Barcelos (2011)
  • Programa de estudo económico-financeiro do “Coliseu” de Viana do Castelo – Câmara Municipal de Viana do Castelo (2011)
  • Implementação de um Sistema Integrado de Apoio a Visitas Ecoturísticas do Vale do Minho – InfoPortugal – Sistemas de Informação e Conteúdos SA (Trabalho realizado para a Associação de Municípios do Vale do Minho) (2011)
  • Plano Estratégico de Viana do Castelo 2009-2013 – Câmara Municipal de Viana do Castelo (2011)
  • Assistência técnica à elaboração da candidatura ao Concurso para apresentação de candidaturas no domínio da Promoção e Capacitação Institucional: Constituição e Implementação da Rede de Casas do Conhecimento (Universidade do Minho, Centro de Computação Gráfica, CM de Vila Verde, CM de Vieira do Minho, CM de Paredes de Coura e CM de Fafe) (2010)
  • Requalificação e requalificação dos Museus da Universidade do Porto – IRICUP – Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns da Universidade do Porto (2009)
  • Definição de uma estratégia de intervenção de requalificação da EN 222 – conteúdos programáticos e programação – Gng.apb Arquitectura e Planeamento, Lda. (Trabalho realizado para a Estrutura de Missão do Douro) (2009)
  • Assistência técnica à C.M. de Santo Tirso no processo de candidatura da Incubadora de Negócios Criativos: iMOD – Inovação Moda e Design – Câmara Municipal de Santo Tirso (2009)
  • Carta Estratégica de Castro Verde – Câmara Municipal de Castro Verde (2009)
  • Prestação de serviços para a elaboração de Estratégia de Eficiência Colectiva e Programa de Acção do Projecto “Slow Motion” – SPIRA – Revitalização Patrimonial Unipessoal, Lda. (Trabalho realizado para a Câmara Municipal de Fronteira) (2009)
  • Desenvolvimento de Estratégia de Eficiência Colectiva e do Programa de Acção para a Dinamização do Recurso Endógeno – Rota do Românico do Vale do Sousa - Comunidade Urbana do Vale do Sousa (2009)
  • Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos “Região Douro Vinhateira” – Estratégia de Eficiência Colectiva e Programa de Acção – Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro/CCDRN (2009)
  • Projecto de Revitalização do Património da Refer (Líder do Consórcio Quaternaire Portugal/ SPIRA/Vasconcelos et al) - INVESFER (2009)
  • Plano Integrado de Desenvolvimento do Distrito de Beja – AMBAAL – Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (2009)
  • Estudo de Impactos e cenários para a região do Vale do Tua na sequência do Projecto de Aproveitamento Hidroeléctrico Foz Tua e formulação de medidas a implementar na região – AMTQT – Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana (2009)
  • Orientações estratégicas para o reforço dos equipamentos urbanos estruturantes e de diferenciação urbana – Câmara Municipal de Viana do Castelo (2009)
  • Rota do património Mundial da Bacia do Douro. Estudo para a definição da Rota do Património Mundial na Bacia do Douro e Plano de Acção para a sua promoção turística. (Líder do consórcio Quaternaire Portugal/ICN ARTEA) – FRAH – Fundação rei Afonso Henriques (2009)
  • Assistência técnica à C.M. de Vila Nova de Famalicão no processo de candidatura do Parque Urbano da Devesa às Parcerias para a Regeneração Urbana – Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (2008)
  • Assistência técnica à C.M. de Santo Tirso no processo da Revitalização e qualificação das Frentes Ribeirinhas do rio Ave na cidade de Santo Tirso às Parcerias para a Regeneração Urbana – Câmara Municipal de Vila Nova de Santo Tirso (2008)
  • Assistência técnica à C.M. de Guimarães no processo de candidatura do Centro Histórico de Guimarães às Parcerias para a Regeneração Urbana – Câmara Municipal de Guimarães (2008)
  • Assistência técnica à C.M. de Guimarães no processo de candidatura da Zona Comercial contígua ao Centro Histórico de Guimarães às Parcerias para a Regeneração Urbana – Câmara Municipal de Guimarães (2008)
  • Assistência técnica à C.M. de Guimarães no processo de candidatura do Projecto CampUrbis / Couros às Parcerias para a Regeneração Urbana – Câmara Municipal de Guimarães (2008)
  • Programa de Acção intermunicipal de Serviços de Proximidade 2007-2010 – NUT III Ave – AMAVE – Associação de Municípios do Vale do Ave (2008)
  • Programa de Acção Intermunicipal de Serviços de Proximidade 2007-2010 – NUT III Douro – UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2008)
  • Programa de Acção Intermunicipal de Serviços Colectivos de Proximidade Minho-Lima – Comunidade Urbana do Vale do Minho (2008)
  • Programa de Acção Intermunicipal de Serviços Colectivos Territoriais de Proximidade NUTS III Cávado 2007-2010 – AMVC – Associação de Municípios do Vale do Cávado (2008)
  • Plano Estratégico do Município de Vila Nova de Famalicão – Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (2008)
  • Candidatura ao ON.2 do Centro Interpretativo de Fernão Magalhães – Câmara Municipal de Sabrosa (2008)
  • Estudo para a criação do Museu da Afurada - Atelier 15 (Trabalho realizado para a APDL)  (2007)
  • Plano de Intervenção Estrutural do Sector Cultural no Horizonte 2007-2013 (Líder do consórcio Quaternaire Portugal/Dinâmia) – Ministério da Cultura (2007)
  • Plano de Acção do Vale do Douro – ComUrb Douro (2007)
  • Plano de Acção para o Próximo Período de Programação de Fundos Estruturais e das Políticas de Coesão 2007-2013 para a Terra Quente Transmontana – AMTQT – Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana) (2007)
  • Documento Estratégico da 1ª Área de Intervenção da Sociedade de Reabilitação Urbana de Coimbra – Grupo 3 (Trabalho realizado para a SRU de Coimbra) (2006)
  • Concepção e Montagem de Exposição no Centro Interpretativo do Património Cultural do Lugar da Afurada – Águas de Gaia, E.M. (em curso)
  • Projecto de Requalificação da Exposição “Comunicação do Conhecimento e da Imaginação” – Associação para o Museu dos Transportes e Comunicação (em curso)
  • Programa de Atracção de Pessoas – Corredor Azul no âmbito do Projecto Atractividade Urbana da Rede de Cidades e Centros Urbanos para a Competitividade e Inovação do Corredor Azul – Évora, Elvas, Estremoz, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Vila Viçosa e Santiago do Cacém (em curso)
  • Estudo para o Desenvolvimento Socioeconómico e Competitividade Urbana dos Bairros das Amendoeiras/ Olival, Armador, Condado, Flamenga e Lóios – Câmara Municipal de Lisboa (em curso)
  • Assistência técnica à gestão, monitorização e avaliação da Parceria para a Regeneração Urbana do Rio Este – Braga – Câmara Municipal de Braga (em curso)
  • Assistência técnica à gestão, monitorização e avaliação da Parceria para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Braga – Câmara Municipal de Braga (em curso)
  • Assistência técnica à gestão, monitorização e avaliação da Parceria para a Regeneração Urbana do Parque Urbano da Devesa – Vila Nova de Famalicão – Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (em curso)
  • Assistência técnica à C.M. de Santo Tirso no processo de implementação da Incubadora de Negócios Criativos: iMOD – Inovação Moda e Design (em curso)
  • Assistência técnica à OASRN – Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte (em curso)
  • Programa de Animação da Parceria para a Regeneração Urbana de Santo Tirso – Câmara Municipal de Santo Tirso (em curso)
  • Assistência técnica à Associação Casa da Arquitectura – Matosinhos – Associação Casa da Arquitectura (em curso)
  • Assistência técnica ao Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização – Barcelos, Braga, Vila Nova de Famalicão e Guimarães (2011)
  • Plano Estratégico de Barcelos 2020 – Câmara Municipal de Barcelos (2011)
  • Programa de estudo económico-financeiro do “Coliseu” de Viana do Castelo – Câmara Municipal de Viana do Castelo (2011)
  • Implementação de um Sistema Integrado de Apoio a Visitas Ecoturísticas do Vale do Minho – InfoPortugal – Sistemas de Informação e Conteúdos SA (Trabalho realizado para a Associação de Municípios do Vale do Minho) (2011)
  • Plano Estratégico de Viana do Castelo 2009-2013 – Câmara Municipal de Viana do Castelo (2011)
  • Assistência técnica à elaboração da candidatura ao Concurso para apresentação de candidaturas no domínio da Promoção e Capacitação Institucional: Constituição e Implementação da Rede de Casas do Conhecimento (Universidade do Minho, Centro de Computação Gráfica, CM de Vila Verde, CM de Vieira do Minho, CM de Paredes de Coura e CM de Fafe) (2010)
  • Requalificação e requalificação dos Museus da Universidade do Porto – IRICUP – Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns da Universidade do Porto (2009)
  • Definição de uma estratégia de intervenção de requalificação da EN 222 – conteúdos programáticos e programação – Gng.apb Arquitectura e Planeamento, Lda. (Trabalho realizado para a Estrutura de Missão do Douro) (2009)
  • Assistência técnica à C.M. de Santo Tirso no processo de candidatura da Incubadora de Negócios Criativos: iMOD – Inovação Moda e Design – Câmara Municipal de Santo Tirso (2009)
  • Carta Estratégica de Castro Verde – Câmara Municipal de Castro Verde (2009)
  • Prestação de serviços para a elaboração de Estratégia de Eficiência Colectiva e Programa de Acção do Projecto “Slow Motion” – SPIRA – Revitalização Patrimonial Unipessoal, Lda. (Trabalho realizado para a Câmara Municipal de Fronteira) (2009)
  • Desenvolvimento de Estratégia de Eficiência Colectiva e do Programa de Acção para a Dinamização do Recurso Endógeno – Rota do Românico do Vale do Sousa - Comunidade Urbana do Vale do Sousa (2009)
  • Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos “Região Douro Vinhateira” – Estratégia de Eficiência Colectiva e Programa de Acção – Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro/CCDRN (2009)
  • Projecto de Revitalização do Património da Refer (Líder do Consórcio Quaternaire Portugal/ SPIRA/Vasconcelos et al) - INVESFER (2009)
  • Plano Integrado de Desenvolvimento do Distrito de Beja – AMBAAL – Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (2009)
  • Estudo de Impactos e cenários para a região do Vale do Tua na sequência do Projecto de Aproveitamento Hidroeléctrico Foz Tua e formulação de medidas a implementar na região – AMTQT – Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana (2009)
  • Orientações estratégicas para o reforço dos equipamentos urbanos estruturantes e de diferenciação urbana – Câmara Municipal de Viana do Castelo (2009)
  • Rota do património Mundial da Bacia do Douro. Estudo para a definição da Rota do Património Mundial na Bacia do Douro e Plano de Acção para a sua promoção turística. (Líder do consórcio Quaternaire Portugal/ICN ARTEA) – FRAH – Fundação rei Afonso Henriques (2009)
  • Assistência técnica à C.M. de Vila Nova de Famalicão no processo de candidatura do Parque Urbano da Devesa às Parcerias para a Regeneração Urbana – Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (2008)
  • Assistência técnica à C.M. de Santo Tirso no processo da Revitalização e qualificação das Frentes Ribeirinhas do rio Ave na cidade de Santo Tirso às Parcerias para a Regeneração Urbana – Câmara Municipal de Vila Nova de Santo Tirso (2008)
  • Assistência técnica à C.M. de Guimarães no processo de candidatura do Centro Histórico de Guimarães às Parcerias para a Regeneração Urbana – Câmara Municipal de Guimarães (2008)
  • Assistência técnica à C.M. de Guimarães no processo de candidatura da Zona Comercial contígua ao Centro Histórico de Guimarães às Parcerias para a Regeneração Urbana – Câmara Municipal de Guimarães (2008)
  • Assistência técnica à C.M. de Guimarães no processo de candidatura do Projecto CampUrbis / Couros às Parcerias para a Regeneração Urbana – Câmara Municipal de Guimarães (2008)
  • Programa de Acção intermunicipal de Serviços de Proximidade 2007-2010 – NUT III Ave – AMAVE – Associação de Municípios do Vale do Ave (2008)
  • Programa de Acção Intermunicipal de Serviços de Proximidade 2007-2010 – NUT III Douro – UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2008)
  • Programa de Acção Intermunicipal de Serviços Colectivos de Proximidade Minho-Lima – Comunidade Urbana do Vale do Minho (2008)
  • Programa de Acção Intermunicipal de Serviços Colectivos Territoriais de Proximidade NUTS III Cávado 2007-2010 – AMVC – Associação de Municípios do Vale do Cávado (2008)
  • Plano Estratégico do Município de Vila Nova de Famalicão – Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (2008)
  • Candidatura ao ON.2 do Centro Interpretativo de Fernão Magalhães – Câmara Municipal de Sabrosa (2008)
  • Estudo para a criação do Museu da Afurada - Atelier 15 (Trabalho realizado para a APDL)  (2007)
  • Plano de Intervenção Estrutural do Sector Cultural no Horizonte 2007-2013 (Líder do consórcio Quaternaire Portugal/Dinâmia) – Ministério da Cultura (2007)
  • Plano de Acção do Vale do Douro – ComUrb Douro (2007)
  • Plano de Acção para o Próximo Período de Programação de Fundos Estruturais e das Políticas de Coesão 2007-2013 para a Terra Quente Transmontana – AMTQT – Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana) (2007)
  • Documento Estratégico da 1ª Área de Intervenção da Sociedade de Reabilitação Urbana de Coimbra – Grupo 3 (Trabalho realizado para a SRU de Coimbra) (2006)