a carregar...

FEUC

Sociologia

Pedro Quintela



Tema:

O trabalho criativo em Portugal: uma análise a partir do caso do design de comunicação

Orientador: 

Claudino Ferreira

Resumo:

Esta investigação ocupa-se do trabalho criativo, procurando perceber sociologicamente a heterogeneidade de situações que o compreendem, o seu modo de organização e funcionamento e a sua importância atual. Centra-se num domínio exemplar do setor criativo, o design de comunicação, e analisa-o à luz das especificidades do contexto português. Para tal, propõe-se um modelo analítico que, compatibilizando uma abordagem micro e macrossociológica, pretende captar, na sua complexidade, a multiplicidade e heterogeneidade
de discursos e contextos de prática profissional em que o trabalho criativo se desenvolve.

Orientador: 

Claudino Ferreira

CAT:

Pedro Costa (ISCTE-IUL)

Pedro Hespanha

Carlos Fortuna

Claudino Ferreira


Academia

Research Gate

CES






Bio

Licenciado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE - IUL). Mestre em Cidades e Culturas Urbanas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), tendo apresentado neste âmbito a dissertação “Mediação cultural, experimentação e inovação: o caso do Serviço Educativo da Casa da Música”, orientada pelo Professor Doutor Claudino Ferreira. Iniciou, em Setembro de 2011, o Programa de Doutoramento em Sociologia na FEUC.

Os seus atuais interesses de investigação académica centram-se em diferentes domínios relacionados com as cidades, políticas culturais e culturas urbanas, participando, com alguma regularidade, em encontros científicos relacionados com estas áreas de investigação. Tem-se ainda envolvido, de modo autónomo, em projetos relacionados com a problemática das sonoridades urbanas e da sua transformação.