a carregar...

FEUC

Sociologia

Sílvia Silva





Tema:

Identidade, expectativas e estratégias da mobilidade internacional dos profissionais culturais e criativos portugueses.

Resumo

O aumento da fuga de cérebros em Portugal na última década (que acarreta novos desafios para a sociedade) constitui o grande impulsionador para o desenvolvimento desta pesquisa. Tendo por pano de fundo uma investigação realizada no âmbito do projeto “Brain Drain and Academic Mobility from Portugal to Europe” - BRADRAMO, que analisa a emigração portuguesa qualificada no território europeu, a presente investigação pretende centrar-se na análise dos processos, contextos e trajetórias migratórias, dentro da Europa, a partir do caso específico dos profissionais culturais e criativos portugueses, discutindo a abordagem do brain drain, por um lado, e da mobilidade, por outro.
Será feita uma análise que procura combinar o nível macro e micro da pesquisa, analisando as trajetórias e processos migratórios dos profissionais do setor das artes e design no contexto mais geral da emigração portuguesa qualificada na Europa. É assumida uma estratégia mista e multilateral, utilizando técnicas quantitativas e qualitativas de recolha de informação. No lado quantitativo será priorizada a análise estatística de várias dimensões do inquérito por questionário aplicado no projeto BRADRAMO; no lado qualitativo, os retratos sociológicos serão o dispositivo metodológico escolhido, sendo, de resto, a principal técnica da investigação que assumirá um carácter longitudinal, de forma a obter trajetórias migratórias, captando mais do que as causas dos movimentos migratórios.
Sendo a migração um processo dinâmico e contínuo no tempo, a abordagem longitudinal permitirá a exploração dos diferentes contextos do processo migratório em fases diferenciadas, possibilitando a análise e comparação de mobilidades geográficas, situações e expectativas num período de tempo distinto.

Orientadores:

Claudino Ferreira

Rui Gomes (FCDEF/CES)

Contacto:

silvia.m.martins.silva[arroba]gmail.com

CV: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=8477533382904597

CAT

João Peixoto (ISEG-UL)

Pedro Hespanha

Carlos Fortuna

Claudino Ferreira

Rui Gomes (FCDEFUC)

Silvia Silva

 Bio

Sílvia Silva licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, instituição na qual obteve o seu grau de mestre em Cidades e Culturas Urbanas com a dissertação "A recepção dos públicos da cultura: uma abordagem sobre os modos de recepção dos públicos d'A Escola da Noite". Atualmente frequenta o doutoramento em Sociologia, iniciando as atividades de investigação do projeto de doutoramento, com o título provisório "Emigração portuguesa qualificada: identidade, expectativas e estratégias de mobilidade dos profissionais culturais e criativos". É gestora de investigação do projeto CREATOUR - Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais. Desempenhou várias atividades de investigação sociológica e de cooperação com entidades privadas, desenvolvendo projetos em colaboração com diferentes instituições, como o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, entre outros. As principais áreas científicas de investigação sobre as quais se tem debruçado abarcam as cidades e culturas urbanas; politicas e práticas culturais; mobilidades qualificadas; e ensino superior.

URL: https://www.ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es-juniores/silvia-silva