a carregar...

Escola de Estudos Avançados

EEA

Outras Questões




  • Candidatei-me a uma bolsa de financiamento por terceira entidade. Que documentos devo entregar e quais os prazos para o fazer?

O Estudante bolseiro da FCT, o candidato a bolsa ou o candidato à renovação da mesma, deve comprovar a sua situação para efeitos de propina até ao dia 30 de novembro, mediante a entrega dos seguintes documentos, consoante a situação:

• Bolseiro: Declaração da FCT autenticada atestando a condição de bolseiro, o período da bolsa e valor a transferir para a UC.

• Candidato / renovação: comprovativo da candidatura a bolsa/comprovativo do pedido de renovação.

O Estudante candidato a bolsa ou a renovação deve ainda efetuar comprovação da atribuição da mesma nos trinta dias subsequentes ao conhecimento da decisão, mediante a entrega dos documentos já indicados.

Os referidos documentos devem ser entregues:

· Na Escola de Estudos Avançados da FEUC

· Na Unidade de Atendimento ao Estudante

· Enviados pelo CTT

· Enviado através do formulário https://apps.uc.pt/forms/view/sga, com o tipo de pedido "Realização de ato" e a descrição/assunto: “ Reconhecimento de Bolsa FCT e Outras”.

Verificada a condição de bolseiro ou de candidato a bolsa/renovação, o Serviço de Gestão Académica atribui a respetiva informação no InforEstudante.

O Estudante que opte pelo envio da declaração da FCT através de email deve, obrigatoriamente, entregar numa das unidades de atendimento ao estudante o original da mesma ou cópia autenticada até ao dia 30 de dezembro ou nos trinta dias subsequentes ao conhecimento da decisão de atribuição ou renovação da bolsa.

A não entrega dos documentos comprovativos referidos, dentro dos prazos estipulados, determina a necessidade de apresentação de requerimento de exceção e pagamento dos respetivos emolumentos. Os pedidos que não respeitem as indicações referidas poderão sofrer atrasos na sua análise e tratamento.

Se a Bolsa for concedida por uma outra terceira Entidade, devem ser adotados os seguintes procedimentos:

• Em primeiro lugar, não deverá pagar as propinas através das referências multibanco que se encontram no Inforestudante;

• Deverá enviar email para dcfreceita@uc.pt a solicitar a emissão de fatura em nome da entidade que irá efetuar o pagamento das propinas. Nesse email deverá indicar:

· nome e morada completos da entidade;

· NIF da entidade;

· Nome completo e nº de estudante;

· Curso e ano letivo;

· Valor que a entidade se propõe a pagar.

Caso a entidade pague a totalidade das propinas, deverá ser indicado o valor total das propinas para emissão de fatura. A fatura será enviada por correio para a morada da entidade e deverá ser paga usando o NIB que se encontra na fatura.

Seta Azul TOPO

  • Candidatei-me ao Fundo de Apoio ao Estudante de Doutoramento para participação em Conferências Internacionais. Que documentos devo entregar, onde e em que prazos?

A formalização da candidatura deverá ocorrer até 45 dias antes da data da realização do Encontro Científico. Deve preencher o formulário de candidatura e enviar para eea@fe.uc.pt, juntamente com:

• Aceitação da comunicação

• Parecer do seu orientador

• Resumo da comunicação

Os documentos a entregar (até 15 dias após a realização do Encontro Científico) são os seguintes:

· Fatura/s em nome da Universidade de Coimbra (despesas elegiveis: alojamento; viagem; inscrição)

· Talões de embarque (ida e volta)

· Certificado de presença na Conferência

· Breve relatório de missão

· Texto da comunicação (em word)

Seta Azul TOPO

  • Quais os procedimentos para propor uma Cotutela ou requerer um Doutoramento Europeu?

O Estudante de doutoramento que pretenda obter o grau de doutor simultaneamente por duas universidades, nos termos definidos no regulamento de Doutoramentos em regime de Cotutela, devem seguir, em primeiro lugar os seguintes procedimentos:

• O doutorando manifesta interesse em realizar o seu doutoramento em regime de cotutela ao seu orientador, ou vice-versa;

• O orientador e o doutorando elaboram o programa de trabalhos, com a respetiva calendarização, a realizar na universidade parceira, desenvolvendo os contactos necessários para a sua efetivação;

• O orientador e o doutorando entregam na Escola de Estudos Avançados, as seguintes declarações:

· Pareceres dos orientadores de ambas as Instituições intervenientes, manifestando a disponibilidade para orientar os trabalhos de investigação do estudante;

· Pareceres das Coordenações dos Programas de doutoramento intervenientes, demonstrativos da congeneridade dos cursos em causa;

Havendo parecer favorável dos Orientadores e Coordenações dos Cursos de ambas as Instituições, é elaborada uma minuta para celebração do Acordo de Cotutela que depois de validada pelos intervenientes é submetida a aprovação pelo Conselho Cientifico da Faculdade de Economia e posteriormente à Reitoria da Universidade de Coimbra.

Nota: O inicio do Doutoramento em regime de Cotutela corresponderá ao inicio da frequência do Doutoramento de origem, pelo que deve ser proposto em tempo útil.

O Estudante de doutoramento que pretenda obter título de Doutoramento Europeu, associado ao grau de Doutor, a ser conferido pelas Universidades Europeias, deve reunir os seguintes requisitos:

· Estar regularmente inscrito como aluno de doutoramento na UC

· Realizar um período de investigação de, pelo menos, um trimestre como parte do trabalho de preparação da tese de doutoramento, ao abrigo de um protocolo de colaboração entre a UC e a universidade de acolhimento

· O trabalho realizado na universidade de acolhimento seja devidamente certificado por essa instituição

Para requerer a atribuição do título de "Doutoramento Europeu", pode fazê-lo por meio do formulário online do Serviço de Gestão Académica disponível em www.uc.pt/academicos/e-mail, para posterior encaminhamento para análise e pronúncia pela Faculdade.

Em caso de deferimento, devem propor a celebração de um protocolo de colaboração entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de Acolhimento.

Seta Azul TOPO

  • Conclui o meu curso. Como posso obter o diploma?

O diploma (certidão de conclusão de curso) em formato papel deve ser solicitado da seguinte forma:

· Num dos cinco postos de atendimento do Serviço de Gestão Académica da Universidade.

· Por correio eletrónico, através do seguinte link: https://academicos/e-mail. Para facilitar e agilizar o tratamento do seu pedido indique no assunto "Pedido de certidão/diploma" e na mensagem especifique o nome completo; n.º e tipo de identificação; tipo de certidão pretendida; curso a que se refere essa certidão.

Em alternativa, pode obter o diploma em formato eletrónico, na opção "Certidões" do InforEstudante. O pagamento pode ser realizado através das referências multibanco fornecidas durante esta emissão: http://www.uc.pt/academicos/certidoes/solicitar

Seta Azul TOPO