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Escola de Estudos Avançados

EEA

Admissão, Matrícula e Propinas




  • Fui colocado. Como devo realizar a matrícula/inscrição em frequência?

Após ter sido colocado no curso irá receber uma notificação do Inforestudante com instruções para realizar a sua matrícula e inscrição. Deverá proceder de acordo com essas instruções, tendo em atenção o prazo aberto para o efeito. Expirado esse prazo, a candidatura caduca, obrigando a novo procedimento na fase seguinte.

Deve aceder à plataforma Inforestud@nte e selecionar o link <Matrículas>. Depois de concluir este passo, selecione o link <Inscrições em cursos> para inscrição nas unidades curriculares do curso.

O processo de matrícula e inscrição só fica completo/concluído quando for gerado o resumo de inscrição.

De seguida, pode gerar o certificado multiusos, no menu certidões, que comprova para todos os fins que é estudante da Universidade de Coimbra.

Concluída a inscrição, deve entregar a documentação necessária para completar para o seu processo individual. Toda a informação disponível em http://www.uc.pt/academicos/inscricoes/PIAs

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  • Quais as diferenças entre os regimes de frequência em tempo integral e em tempo parcial?

A inscrição nos cursos ministrados na UC é reconhecida pelo Inforestudante como sendo em regime de tempo integral ou parcial, solicitando ao Estudante que confirme e aceite a sua inscrição nesse regime. Este regime não é acumulável com outros benefícios conferidos pela UC tendo em vista a redução de propina a pagar pelo Estudante.

Tipicamente, deve inscrever-se a tempo parcial, o Estudante que, por qualquer razão (por exemplo, por ser trabalhador-estudante) não consegue progredir nos seus estudos ao mesmo ritmo do Estudante a tempo inteiro, ficando assim com o dobro do tempo para completar o curso, com um custo anual mais baixo.

Resumo das situações de inscrição:

  • Tempo integral anual | 60 ECTS
  • Tempo integral semestral | 30 ECTS
  • Tempo parcial anual | <=30 ECTS (60% propinas)
  • Tempo parcial semestral | <= 15 ECTS (30% propina)

Alguns cursos e unidades curriculares, como dissertações/estágios/trabalhos de projeto e afins não permitem inscrição em regime de tempo parcial para todos os anos curriculares. Para mais informação, consulte a EEA.


  • Para além das disciplinas que totalizam os 60 ECTS, posso inscrever-me a outras disciplinas?

As regras de inscrição e limites de ECTS para a inscrição em frequência em cada ano letivo são definidas por cada Faculdade, de acordo com o Regulamento Académico. Na FEUC, os limites de inscrição em frequência devem ser consultados em http://www.uc.pt/feuc/informacoes/outras.

De acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra, para além da inscrição nos 60 ECTS, pode haver lugar às seguintes situações:

· O Estudante que no ano em que se matricula e inscreve tenha a condição de finalista pode inscrever-se até ao limite máximo de 75 ECTS novos;

· O Estudante que no ano letivo anterior tenha estado inscrito em unidades curriculares do Plano de Estudos do curso que frequenta, para além dos 60 ECTS, tem também acesso a ECTS de Reinscrição / Melhoria (esta regra não contempla cursos não conferentes de grau):

· A reinscrição implica uma nova inscrição na unidade curricular a que esteve inscrito no ano letivo anterior, no mesmo ciclo de estudos;

· A melhoria implica uma nova inscrição na unidade curricular aprovada em anos letivos anteriores.

· O Estudante pode usar todos os ECTS de reinscrição em melhorias ou em reinscrição para aprovação;

· O RAUC especifica que “aos cursos não conferentes de grau (…) aplica-se regulamentação própria”. Relativamente aos Cursos MBA estabelece-se que o limite de matrícula e de inscrição é de 75 ECTS para 2015/2016, e de 60 ECTS nos restantes.

O Regulamento de Disciplinas Isoladas da UC prevê que o Estudante inscrito em curso da UC pode inscrever-se, sem custos, numa unidade curricular isolada por semestre, se estiver inscrito a tempo integral no ano letivo, ou apenas a uma unidade curricular por ano letivo, se estiver inscrito a tempo parcial. Num ou noutro regime, o Estudante só pode frequentar disciplinas isoladas do mesmo ciclo de estudos. As disciplinas isoladas gratuitas não são creditadas no plano de estudos do estudante.

Para mais esclarecimentos, consulte a informação do GAALA disponibilizada no sítio Informações para Atuais Estudantes.

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  •  De que modo posso fazer o pagamento das propinas?

Pagamento por Multibanco
O pagamento de taxas e emolumentos da UC pode ser efetuado em qualquer máquina ATM, em território nacional, bastando selecionar a opção "Pagamentos" e introduzir os seguintes dados:
  •    Entidade: identificação unívoca da Universidade.
  •    Referência MB: identificação unívoca do tipo de pagamento e quem paga.
  •    Montante: valor do pagamento em euros.

Pagamento por Paypal
Para efectuar pagamentos por esta via, o Estudante regista-se no site PAYPAL e associa ao seu registo os cartões que pretende utilizar para pagamentos online. A seguir, pode efetuar pagamentos clicando no botão PayPal que se encontra no site que suporta esta opção, utilizando, para o efeito o username (nome da conta) e password (chave de acesso).
  •    Para mais informação consulte o site do PayPal em https://www.paypal.com. Este meio de pagamento tem efeito imediato - após confirmação da operação, pode realizar imediatamente a operação de pagamento.   

Pagamento com Cartão de Crédito
Poderá ainda efetuar, através do InforEstudante, pagamentos com cartão de crédito de forma segura, carregando na imagem ao lado que lhe surge com a indicação de redunicre, sendo reencaminhado para um sistema externo à Universidade. Pode utilizar um cartão de crédito da rede Visa ou MasterCard.   

Pagamento na Tesouraria
Em caso de impossibilidade de efetuar o pagamento por qualquer das modalidades anteriores, dirija-se aos serviços de Tesouraria da Universidade, com os dados do talão emitido durante a candidatura ou inscrição. Para o pagamento necessita sempre de indicar o Nome e Número da Candidatura ou o Número de Estudante, consoante o caso. Conserve sempre como prova de pagamento o talão emitido pelo Multibanco ou o recibo emitido pela Tesouraria.

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  • Como e quem devo contactar em caso de dúvidas?

Em caso de dúvida deverá contactar a EEA ou o Serviço de Gestão Académica da UC através da plataforma de atendimento online http://www.uc.pt/academicos/e-mail

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