a carregar...

Escola de Estudos Avançados

EEA

Candidaturas




  • Como posso candidatar-me a um curso de estudos pós-graduados da FEUC?

A candidatura deve ser realizada, numa das fases de candidaturas abertas, através da plataforma Inforestudante:
https://inforestudante.uc.pt/nonio/security/login.do
.

Toda a informação relativa a candidaturas online encontra-se disponível no seguinte link do Serviço de Apoio a Candidatos da UC:
http://www.uc.pt/candidatos/apoio_candidatos

Para mais informações sobre as fases de candidatura abertas e cursos disponibilizados pela FEUC, consulte as seguintes páginas web da Faculdade:
http://www.uc.pt/feuc/futuros_estudantes/candidaturas
http://www.uc.pt/feuc/eea

Seta Azul TOPO

  • Sendo a candidatura online, quais os passos para aceder ao Inforestudante?

Para efetuar uma candidatura Online à UC deve aceder ao InforEstudante, através do seguinte link: www.uc.pt/go/candidaturas e seguir os passos indicados. Depois de efetuado o registo é-lhe enviado um email com a palavra-chave para poder entrar na sua área reservada e aí efetuar a candidatura ao curso pretendido. No caso de já ter acesso ao Inforestudante pode entrar diretamente na área reservada em: https://inforestudante.uc.pt. Em ambos os casos o candidato encontrará no menu do lado esquerdo a opção candidatura. Enquanto decorrer o prazo de candidatura, o candidato pode acrescentar elementos à sua candidatura, sendo necessário “lacrar” a candidatura antes de terminar o prazo estabelecido para que seja finalizado o processo.

Os resultados da seriação das candidaturas devem ser consultados no Inforestud@nte, na mesma área onde é efetuada a candidatura, pelo que deve ter presente as suas credenciais de acesso. Receberá igualmente um email a notifica-lo do resultado.

Seta Azul TOPO

  • Interrompi os estudos. O que devo fazer para reingressar no curso que frequentava?

Pode requerer reingresso o Estudante do 2.º ciclo que tenha estado matriculado e inscrito na mesma Instituição de Ensino Superior Nacional, no mesmo curso ou noutro que o tenha antecedido. Caso pretenda retomar os estudos aquando do período de candidaturas, deverá realizar uma candidatura por reingresso através da plataforma Inforestudante, solicitando a creditação da componente letiva respeitante ao curso frequentado.

No que respeita a cursos não conferentes de grau e cursos do 3.º ciclo, que o Estudante tenha interrompido, uma nova inscrição implica uma candidatura dentro dos prazos estabelecidos pela UC e o pedido de creditação da componente letiva frequentada.

Seta Azul TOPO

  • Quais os documentos que devo apresentar, obrigatoriamente, para completar o processo individual?

Deverá apresentar uma fotocópia do documento de identificação, uma fotografia tipo passe, o boletim de vacinas com a vacina antitetânica atualizada, assim como outros documentos solicitados na candidatura (certificados de habilitações, programas e cargas horárias de unidades curriculares, etc.).

Se for cidadão estrangeiro deverá apresentar a autorização de residência ou visto. Os certificados e/ou diplomas deverão ser autenticados pela embaixada ou consulado português do país de origem, ou ainda pela Apostilla da Convenção de Haia. Caso os certificados e/ou diplomas não se encontrem redigidos em Língua Portuguesa, Espanhola, Francesa ou Inglesa, deverão ser traduzidos para Português por tradutor/a reconhecido/a pela representação diplomática Portuguesa.

Seta Azul TOPO

  • Num curso que frequentei anteriormente conclui algumas disciplinas com designações e conteúdos semelhantes às do curso em que me pretendo inscrever agora. Posso pedir creditações? Quais os procedimentos?

O pedido de creditação de unidades curriculares deverá ser realizado no ato da candidatura a um curso, via Inforestudante, quando devidamente instruído com os documentos necessários para a sua apreciação. Neste caso, o pedido não se encontra sujeito ao pagamento de qualquer emolumento.

Caso o Estudante não efetue o pedido no ato de candidatura, deverá cumprir os prazos académicos estipulados para o mesmo e definidos pela UC para cada ano letivo, em http://www.uc.pt/academicos/regulamentos/prazos. Neste caso, deverá, também, preencher o impresso para o efeito, anexando a certidão comprovativa da aprovação na(s)a unidades(s) curricular(es) contendo a classificação, a carga horária e programa(s) da(s) referida(s) unidade(s) curricular(es). É de salientar que apenas poderão ser consideradas unidades curriculares realizadas pelo Estudante no mesmo ciclo de estudos em que se encontre atualmente.

Seta Azul TOPO

  • Concluí uma das licenciaturas da FEUC. Quais as condições de acesso a um Mestrado de continuidade?

Sobre os mestrados de continuidade, o n.º 7 do Artigo 41º do RAUC refere que, no ano letivo 2016/2017, o acesso será garantido a todo o Estudante que tenha concluído o 1.º ciclo na FEUC em 2015/2016. O Estudante deverá, até 15 de julho, dar indicação de que pretende frequentar o mestrado, enviando e-mail para candidatosinternos@fe.uc.pt , com as seguintes informações: licenciatura de origem, nome completo e número de estudante. A matrícula e inscrição no Mestrado é condicionada à conclusão da Licenciatura.

Em 2017-2018, de acordo com o novo RAUC, o acesso aos mestrados de continuidade é integralmente realizada através de uma candidatura, deixando de haver acesso garantido.

Seta Azul TOPO

  • Concluí um MBA na FEUC. Quais as condições de acesso ao Mestrado de Gestão e ao Mestrado em Marketing?

O Estudante que tenha concluído o MBA para Executivos na FEUC, nos dois últimos anos letivos, incluindo a frequência com aproveitamento da unidade curricular Metodologia de Investigação, pode candidatar-se ao Mestrado em Gestão, aplicando-se os critérios de candidatura e admissão em vigor. Na candidatura ao Mestrado em Gestão poderão ser creditados até 60 ECTS. A outorga do grau de Mestre em Gestão depende da elaboração e defesa com aprovação de uma dissertação.

O Estudante que tenha concluído o MBA em Marketing na FEUC, nos dois últimos anos letivos, pode candidatar-se ao Mestrado em Marketing, aplicando-se os critérios de candidatura e admissão em vigor. Na candidatura ao Mestrado em Marketing ser-lhe-á reconhecida a equivalência de toda a componente letiva já realizada. A outorga do grau de Mestre em Marketing depende da elaboração e defesa com aprovação de uma dissertação.

Seta Azul TOPO

  • Como posso obter ajuda para esclarecer dúvidas?

Deverá contactar a Escola de Estudos Avançados através do email eea@fe.uc.pt, dos telefones 239790501/10 ou ainda o Gabinete de Candidaturas da UC, através do email candidaturas@uc.pt .

Seta Azul TOPO