a carregar...

Escola de Estudos Avançados

EEA

Estudante Internacional




  • Candidatei-me a um Curso da FEUC. Onde posso consultar o valor das propinas para estudante internacional?

O Conselho Geral da UC fixou, na sua reunião de 24 de março de 2014, a propina do Estudante internacional, que ingresse na Universidade de Coimbra a partir do ano letivo de 2014/2015. A fixação das propinas para o Estudante Internacional é consequência da publicação do Estatuto do Estudante Internacional (Decreto-Lei nº36/2014 de 10 de Março de 2014), que determina que o Estudante internacional deixa de ser financiado pelo Estado Português.

As propinas fixadas não se aplicam ao Estudante internacional que em 2013-2014 se encontrava já a frequentar um curso da Universidade de Coimbra e não tenha interrupções na inscrição, até ao final do seu percurso formativo.

Atualmente, em cursos de formação avançada, apenas os mestrados têm propinas diferenciadas para o Estudante internacional. Para consultar os requisitos específicos de candidatura, propinas e taxas académicas aplicáveis a cada curso, quando estiver a pesquisar o mestrado da sua preferência na página web da UC, http://www.uc.pt/candidatos/escola/feuc , clique em Cursos e Avisos de Abertura, depois disso no nome do mestrado e aceda ao menu do lado direito da página, "Avisos de Abertura". Clique no primeiro link para abrir o documento PDF contendo os requisitos e os montantes das taxas académicas. Se tiver dúvidas contacte a Escola de Estudos Avançados da FEUC.

O valor da propina é pago em 10 mensalidades. A matrícula e inscrição só são confirmadas após pagamento único correspondente a 30% da totalidade da propina base (3 mensalidades), acrescida da taxa de inscrição. As restantes 7 mensalidades podem ser pagas de uma só vez ou até ao último dia do mês a que digam respeito, ficando sujeitas ao cálculo de juros nas situações de incumprimento, sendo a 4ª mensalidade paga em setembro, a 5ª em outubro e assim sucessivamente até à 10ª mensalidade, paga em março, ou semelhantemente por referência ao início do período de estudos, se este não ocorrer em setembro.

Seta Azul TOPO

  • Fui admitido num curso da FEUC. A que entidades devo recorrer para obter visto de residência?

Para estudar ou realizar atividades de investigação em Portugal, precisa de obter um visto junto do Consulado/ Embaixada portuguesa mais próxima da sua área de residência. Informe-se sobre os tipos de visto mais adequados ao seu caso e o procedimento para a sua obtenção na página do Portal das Comunidades Portuguesas. Para localizar o Consulado/Embaixada de Portugal mais próximo de si, pesquise o mapa interactivo do Portal das Comunidades Portuguesas. Se precisar de ajuda, contacte a Divisão de Relações Internacionais da UC, através do email: estudantes-internacionais@uc.pt

Quando chegar a Coimbra, deverá:

1º Deslocar-se ao Serviço de Atendimento da Divisão de Relações Internacionais (DRI) na Casa da Lusofonia - International Student Lounge, onde o Estudante internacional é acolhido à chegada e onde tem oportunidade de se encontrar com a comunidade estudantil durante a sua estadia. Na Casa da Lusofonia receberá, entre outras, as seguintes informações:

• sobre como registar a sua residência junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF);

• como encontrar alojamento

• como aceder às cantinas e outros serviços da UC;

• como orientar-se nos vários pólos universitários da UC.

• Este é também o local onde deverá apresentar qualquer problema com que se depare. A Casa da Lusofonia está aberta de segunda a sexta em permanência das 9h30 às 17h30.

2º Deslocar-se à Loja do Cidadão para:

•  marcar entrevista no SEF para solicitar autorização de residência em Portugal;

•  adquirir o Número de Identificação Fiscal (NIF).

•  se apresenta um passaporte com Visto de Estadia Temporária, tem de se deslocar ao SEF para fazer agendamento de entrevista e solicitar prorrogação do visto;

•  se apresenta um passaporte com Visto de Residência, tem de se deslocar ao SEF para fazer agendamento de entrevista e solicitar a concessão de Autorização de Residência para Estudo.

3º Procurar o Centro de Saúde da área de residência onde vai morar para se registar e a partir daí ter acesso aos serviços públicos de saúde.

Mais informação em:

http://www.uc.pt/candidatos-internacionais/estudar-viver-coimbra/mais-info/procedimentos

Seta Azul TOPO