a carregar...

FEUC

Cátedra Jean Monnet

Sobre a Cátedra Jean Monnet

A Cátedra Jean Monnet é uma posição docente, com especialização em estudos sobre a União Europeia, para professores universitários. Os titulares da Cátedra Jean Monnet são selecionados pela Comissão Europeia através do seu programa Erasmus +, que incluem as Ações Jean Monnet, através de um processo altamente competitivo. Compete aos titulares da Cátedra Jean Monnet:

  • aprofundar o ensino de estudos sobre a União Europeia na sua instituição
  • realizar, controlar e supervisionar investigação sobre a União Europeia em todos os níveis de ensino
  • formar e assessorar a próxima geração de professores e investigadores
  • prestar formações especializadas a futuros profissionais na área dos assuntos europeus

Sobre Maria Raquel Freire

Raquel Freire

Maria Raquel Freire é Professora Associada com Agregação de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais. É titular de uma Cátedra Jean Monnet - EU External Relations towards the East - 2016-2019. É doutorada em Relações Internacionais pela Universidade de Kent, Reino Unido (2002). É atualmente diretora do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos - International Politics and Conflict Resolution, CES|FEUC (FCT funded programme). É ainda membro do Conselho Executivo da Direção da European International Studies Association (EISA).

Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos para a paz, em particular peacekeeping e peacebuilding; política externa, segurança internacional, Rússia e espaço pós-Soviético. Tem publicados nestas áreas vários capítulos em livros e artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras. É autora, entre outros, de Conflict and Security in the Former Soviet Union: The Role of the OSCE, Ashgate, 2003; A Rússia de Putin: Vectores Estruturantes de Política Externa, Almedina, 2011; organizadora de Política Externa: As Relações Internacionais em Mudança, Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), 2011; Consolidação da Paz e a sua Sustentabilidade: As missões da ONU em Timor-Leste e a contribuição de Portugal, IUC, 2015; co-organizadora de Competing for Influence: The EU and Russia in Post-Soviet Eurasia e de Russia and European Security, com Roger E. Kanet, Republic of Letters (2 vols.) 2012, bem como de Russia and Its Near Neighbours: Identity, Interests and Foreign Policy, também com Roger E. Kanet, Palgrave, 2012; A Política Externa Russa no Espaço Euro-Atlântico: Dinâmicas de cooperação e competição num espaço alargado, com Patricia Daehnhardt, IUC, 2014; Managing Crises, Making Peace: Towards a Strategic EU Vision for Security and Defense, com Maria Grazia Galantino, Palgrave, 2015; Segurança, Liberdade e Política: A Escola de Copenhaga em Português, com André Barrinha, Imprensa de Ciências Sociais, 2015.

Curriculum Vitae