a carregar...

FEUC

Cátedra Jean Monnet

Relações Externas da União Europeia

2016/2017 – 1º semestre

Língua de ensino: inglês

Este seminário de licenciatura visa abordar um assunto de suma importância na agenda europeia, as relações externas. O objetivo é analisar os vários processos de integração europeia e o desenvolvimento das suas dimensões institucional e procedimental, com enfoque no desenvolvimento das relações externas da União Europeia. Política Externa, identidade, relações com a vizinhança a Sul e a Leste, parceiros estratégicos e os desafios associados à actorness europeia são alguns dos assuntos debatidos neste seminário. Espera-se que os alunos consolidem os seus conhecimentos sobre estes temas de forma integrada, desenvolvendo capacidade de análise e crítica.

Programa

Violência, Paz e Segurança

2016/2017 – 1º semestre

Língua de ensino: português

Este seminário de mestrado visa fomentar o conhecimento e reflexão crítica dos debates conceptuais sobre violência, paz e segurança na área das Relações Internacionais. A desconstrução dos conceitos de violência, paz e segurança, bem como o entendimento da relação entre estes conceitos e as práticas de política internacional, servirão de plataforma para a análise das relações externas da União Europeia, com um enfoque especial na sua vizinhança de Leste. Os casos específicos da Geórgia e da Ucrânia serão analisados com base nestes conceitos distintos, mas relacionados, permitindo, desta forma, uma interpretação mais ampla e aprofundada das políticas externas da União Europeia e das suas respostas concretas a estes dois casos.

Programa

A União Europeia num Contexto Global

janeiro e fevereiro de 2017

Língua da formação: português

Formação especializada para professores do ensino secundário sobre relações externas da União Europeia, em particular nas relações com os países do espaço pós-soviético, focando os processos de integração e alargamento europeus, bem como a forma como as relações com a vizinhança a Leste se desenvolveram, os principais tópicos na agenda, possibilidades, limites e desafios futuros. Esta formação intensiva permite aprofundar conteúdos (em conformidade com os programas letivos deste nível de ensino que incidem sobre temáticas da União Europeia, incluindo processos associados à dimensão externa da União Europeia) e explorar metodologias combinadas de ensino adaptadas à audiência alvo (professores do ensino secundário) e ao perfil dos estudantes do ensino secundário.

Olhar a Leste: Instrumentos e Políticas da União Europeia (e-learning)

2017/2018 – 2º semestre

Língua de ensino: português

A partir do tema central das relações da União Europeia com a vizinhança a Leste, este seminário é amplo na forma como aborda as relações externas da União Europeia de uma perspetiva conceptual, e específico na abordagem regional que propõe. Este seminário começa por discutir dinâmicas de integração e alargamento no processo de construção interna da União Europeia e o impacto que este processo tem na sua dimensão como ator internacional. O seminário foca a vizinhança a Leste da União Europeia, abordando os vários assuntos na agenda e a forma como as relações com a Federação Russa têm contribuído para facilitar ou obstaculizar as políticas europeias nesta região. O seminário também explora as potencialidades e limitações destes processos, bem como os seus desafios futuros.

Relações Externas da União Europeia: prioridades, dinâmicas e desafios

data a definir

Língua de ensino: inglês

Atividade a ser desenvolvida em colaboração com a Universidade Estatal de Ierevan, Arménia; Universidade Estatal de Tbilisi, Geórgia e Universidade Nacional Odesa Mechnikov, Ucrânia.

Este curso intensivo centra-se nas relações externas da União Europeia, enfatizando as prioridades, dinâmicas e desafios das dimensões de política externa e de segurança. Ao analisar o “quê?”, o “porquê?” e o “como?”, este curso visa integrar os mais recentes debates sobre política externa europeia (o quê?), os atores envolvidos nos processos de influência e tomada de decisão, incluindo grupos de pressão e diferentes interesses estatais (quem?), bem como os processos de implementação (como?). O mapeamento teórico e conceptual dos assuntos centrais na política externa europeia, permite a este curso estabelecer um diálogo entre teoria e prática, incluindo para o efeito estudos de caso ilustrativos da política externa europeia. Em particular, estes assuntos centram-se na Política Europeia de Vizinhança, nas suas dimensões Sul e Leste, incluindo o Médio Oriente. O uso de metodologias de ensino e aprendizagem interativas visam fornecer instrumentos para analisar e interpretar as políticas e práticas europeias, e estimular uma discussão informada sobre estes tópicos, sugerindo potenciais linhas de investigação. Simultaneamente, o curso ambiciona proporcionar ferramentas de análise para todos os participantes que desejem desenvolver trabalhos de investigação sobre as relações externas da União Europeia, nas dimensões abordada.