a carregar...

FEUC

Contabilidade e Finanças

Mestrado em Contabilidade e Finanças

 Língua-Inglês
Coordenação do Mestrado

Ana Maria Gomes Rodrigues

Isabel Maria Correia Cruz

O Mestrado em Contabilidade e Finanças é um programa de formação avançada vocacionado para o desenvolvimento de elevadas competências e qualificações profissionais nos domínios da contabilidade, finanças empresariais e fiscalidade. Este Mestrado tem por objetivo desenvolver as capacidades e os conhecimentos técnicos dos responsáveis de diversas organizações, bem como proporcionar - a quem pretenda seguir carreira na área da contabilidade, finanças e fiscalidade – a oportunidade de aprofundar estas matérias.
O Curso visa fornecer uma formação teórica e técnica sólida nas diferentes áreas relacionadas com a contabilidade, finanças empresariais e fiscalidade, privilegiando uma visão integrada.
A principal preocupação é a de que os alunos alcancem uma compreensão global do relevo da contabilidade, das finanças empresariais e da fiscalidade no universo das organizações. Por isso, o Curso, além das matérias próprias da contabilidade, finanças e fiscalidade, integra aspetos jurídicos, fornece formação na área dos métodos estatísticos, reflete sobre as metodologias de investigação e reforça os conhecimentos de auditoria.
Com a formação ministrada, os alunos obterão também as ferramentas necessárias à realização da dissertação de mestrado, ou em alternativa, ao desempenho cabal das tarefas atribuídas no estágio profissional. 

Os conhecimentos específicos em contabilidade, finanças empresariais e fiscalidade, obtidos durante este Curso, são relevantes para o acesso à profissão regulada de técnico oficial de contas e constituem a preparação inicial para quem, posteriormente, queira optar por uma outra profissão, também ela regulada, a de revisor oficial de contas.

A formação ministrada neste Programa habilitará os Estudantes para uma carreira profissional em empresas dos mais variados setores. As ferramentas adquiridas durante o Curso permitirão uma fácil integração no universo das PME. São fornecidas ferramentas que tanto permitem aos Estudantes a criação e gestão da sua própria empresa como propiciam a gestão de PME alheias. Os  escritórios de contabilidade e de assessoria técnica são também saídas profissionais a considerar pelos Estudantes do Mestrado em Contabilidade e Finanças.

Este Mestrado é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, nos termos estabelecidos pelo artigo 54º do ECD (Estatuto da Carreira Docente). Poderá ver mais informações (nomeadamente, grupo de recrutamento e níveis de ensino a que se aplica) em  http://www.dgae.mec.pt/web/14662/dgrhe (Cursos Reconhecidos e Não Reconhecidos ao abrigo da Portaria nº. 344/2008, de 30 de abril).

Curso acreditado pela Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2013 por um período de 6 anos.

Criação do Mestrado em Contabilidade e Finanças
Adequação do Mestrado em Contabilidade e Finanças

Diploma de Alteração ao Plano de Estudos