a carregar...

FEUC

Intervenção social, inovação e empreendedorismo

Mestrado em Intervenção social, inovação e empreendedorismo

 Língua-Inglês
Coordenadores do MestradoVirgínia Ferreira (FEUC)
Clara Cruz Santos (FPCEUC)
Ministrado em parceria com
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC

Este Ciclo de Estudos decorre de uma reflexão aprofundada sobre as práticas de intervenção social e sobre a necessidade, reconhecida nessa reflexão, de sustentar a intervenção em projectos inovadores e numa dinâmica de ação empreendedora.
O Mestrado em “Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo” visa promover e consolidar competências analíticas, de planeamento e de intervenção social, a nível global e local, potenciando a emergência de respostas criativas e reflexivas face a cenários de vulnerabilidade, exclusão, desigualdades sócio-económico-culturais, precarização e sofrimento social. Para o efeito enquadra um programa formativo marcadamente interdisciplinar e uma orientação pragmática, combinando inovação e empreendedorismo social, passível de colocar em primeira linha a fundamentação estratégica de intervenções orientadas para o bem-comum, a otimização de recursos sócio-económicos e a articulação coerente entre público e privado.

O Mestrado em "Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo" destina-se preferencialmente a:

  • pessoas com um grau do 1 º ciclo em áreas com afinidades com as do Mestrado (por exemplo, trabalho social, sociologia, psicologia social, políticas sociais, desenvolvimento local e animação sociocultural)
  • profissionais que trabalhem em projetos de intervenção social e/ou em organizações sociais
  • atuais e futuros/as empreendedores/as sociais, que desenvolvam ou pretendam desenvolver projetos e iniciativas de inovação social.

De acordo com a lei (artigo 45º dos DL 74/2006, de 24 de Março e 107/2008, de 25 de Junho), quem se candidatar e que, no 1º Ciclo de Estudos, tenha frequentado e concluído com sucesso unidades curriculares com conteúdos idênticos aos lecionados no Mestrado poderá ver creditada essa formação. Do mesmo modo, poderá ser reconhecida, através da atribuição de créditos, a sua experiência profissional, bem como formação anteriormente obtida.

Mais informação aqui.

Este Curso é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, nos termos estabelecidos pelo artigo 54º do ECD (Estatuto da Carreira Docente). Poderá ver mais informações (nomeadamente, grupo de recrutamento e níveis de ensino a que se aplica) em http://www.dgae.mec.pt/web/14662/dgrhe (Cursos Reconhecidos e Não Reconhecidos ao abrigo da Portaria nº. 344/2008, de 30 de abril).

Curso acreditado pela Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2014 por um período de 6 anos.

Criação do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo

Alteração do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo