a carregar...

FEUC

Métodos Quantitativos em Finanças

Mestrado em Métodos Quantitativos em Finanças

Coordenadores do Mestrado

Ercília Sousa (FCTUC , Depart. Matemática)

Ana Margarida Machado Monteiro (FEUC)

Ministrado em parceria comFaculdade de Ciências e Tecnologia

A complexidade dos mercados financeiros exige, atualmente, técnicas quantitativas avançadas em que a Matemática desempenha um papel fundamental. As instituições financeiras contratam, cada vez mais, profissionais com conhecimentos em Matemática Financeira e Estatística, capazes de responder aos diversos desafios quantitativos relacionados, por exemplo, com o tratamento de dados, o lançamento de novos produtos financeiros ou a previsão da evolução de variáveis do mercado.
O Mestrado em Métodos Quantitativos em Finanças procura dar resposta à procura crescente deste tipo de qualificações. Pretende-se transmitir um conjunto de conhecimentos na área da Matemática essenciais para tarefas como a atribuição de preços a derivados financeiros, a gestão do risco, o tratamento de séries financeiras e a seleção de carteiras, articulando esta aprendizagem, de modo apropriado, com o estudo sobre a mecânica dos mercados financeiros e mercados de derivados financeiros. É enfatizado o papel do cálculo estocástico e das equações diferenciais na atribuição de preços a produtos derivados e hedging e no desenvolvimento de modelos de estrutura temporal, assim como o da otimização em gestão eficiente de carteiras. Por outro lado, incide-se sobre os conhecimentos de probabilidades e processos estocásticos relevantes para a gestão do risco, a análise de séries financeiras e a previsão do comportamento dos mercados.


O público potencial para este Mestrado é vasto, mas é possível identificar dois perfis:
- Profissionais que, com formação inicial na área da Economia ou Gestão ou em Engenharias, exerçam atividade financeira;
- Recém-licenciados/as em áreas de Ciências Fundamentais (Matemática e Física) ou na área da Economia ou Gestão.

O presente Mestrado prevê a possibilidade de uniformização dos conhecimentos básicos dos vários tipos de público, considerando uma formação inicial diferente de acordo com o perfil dos/as candidatos/as. Assim, para os/as licenciados/as oriundos/as da área da Economia, este Mestrado contempla uma formação maior em Matemática. Para os outros, com formação matemática mais ampla, provenientes de licenciaturas em Ciências Fundamentais ou Engenharias, o plano de estudos prevê uma componente inicial básica em aspectos de economia e gestão relacionados com os mercados financeiros.