a carregar...

FEUC

Economia

Apresentação

Candidaturas abertas a partir de 15 de fevereiro

Coordenadores do MestradoAdelino Manuel Guimarães Fortunato
Hélder Miguel Correia Virtuoso Sebastião
 

O Mestrado em Economia visa uma formação científica e técnica aprofundada nos domínios básicos da teoria económica oferecendo, designadamente, especialização nas seguintes áreas: economia financeira, economia industrial e economia do crescimento e das políticas estruturais. Procura-se ainda possibilitar um conhecimento mais avançado e aplicado de alguns aspetos da economia na sua componente macro e micro-económica. 

O Mestrado em Economia oferece também um amplo leque de unidades de opção, quer no campo da economia, quer em matérias da gestão empresarial e outras áreas.

O Mestrado em Economia pretende ainda que os alunos desenvolvam:

  • capacidade analítica autónoma, através da elaboração de um Trabalho de Projeto original sob orientação de um docente; ou
  • capacidade de resolução de problemas concretos em ambiente de trabalho (estágio), neste caso sob a direção de um docente e de um responsável indicado pela instituição de acolhimento.

Estrutura e Duração do Programa

O título de Mestre é conferido aos candidatos que concluam a parte letiva do curso e o trabalho de projeto/estágio. O Mestrado tem a duração de 1 ano e 1 semestre para os alunos a tempo inteiro. O Mestrado em Economia da FEUC tem início em setembro do primeiro ano letivo de inscrição e terminando no final de fevereiro do segundo ano letivo. As sessões letivas decorrem de Segunda a Sexta-feira.

No primeiro semestre, os alunos inscrevem-se a cinco unidades curriculares obrigatórias, três comuns, em microeconomia, macroeconomia e econometria, e duas específicas da área de especialização escolhida. No segundo semestre, os alunos inscrevem-se a quatro unidades curriculares de opção. No segundo semestre os alunos terão ainda que inscrever-se e frequentar a unidade curricular obrigatória Seminário de Investigação. No terceiro semestre terão que elaborar um trabalho do projeto / relatório de estágio, orientado por um docente da FEUC.

Os alunos da FEUC que tenham feito a licenciatura em economia antes da adequação ao Processo de Bolonha (candidatos pré- Bolonha) poderão ser dispensados de quatro disciplinas de opção mais uma disciplina obrigatória (de especialização) num total de 30 ECTS, estando em condições de, a tempo inteiro, concluir o mestrado em apenas um ano letivo.

Os estudantes finalistas da licenciatura em economia da FEUC podem inscrever-se em unidades curriculares do mestrado em economia, dentro dos limites de ECTS aplicáveis à licenciatura. Poderão depois inscrever-se no mestrado, que poderão concluir em apenas um ano letivo, ou até menos, dependendo das unidades curriculares que tiverem feito como avulsas.


Um Mestrado europeu

A actual estrutura do currículo está de acordo com as orientações do modelo de ensino europeu acordado em Bolonha. São necessários 90 créditos ECTS para a obtenção do diploma de Mestrado, o que corresponde a uma duração de um ano e um semestre para estudantes a tempo inteiro.


Um Mestrado acompanhado

O Mestrado de Economia é lecionado por docentes graduados — Professores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e especialistas convidados de outras instituições — que apoiam os estudantes nas suas escolhas de temas para os trabalhos de projeto e os orientam na investigação. Os estudantes de Mestrado são integrados nas atividades normais de investigação da Faculdade.


Um Mestrado com provas dadas

O Mestrado em Economia da FEUC é um programa caracterizado por um grande dinamismo na produção científica, como o atestam as inúmeras dissertações de elevada qualidade produzidas no período pré-Bolonha. Na nova era, isto é, a partir do ano letivo de 2007/2008, foram já aprovados mais de quatro centenas de Trabalhos de Projeto e Relatórios de Estágio.  Um número significativo destes trabalhos foi posteriormente revisto e apresentado em conferências internacionais bem como publicado em revistas científicas internacionais.