a carregar...

FEUC

Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento

Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento

   
Coordenação do MestradoTeresa de Almeida Cravo
   

São objetivos do curso proporcionar uma formação avançada no domínio das Relações Internacionais, alicerçando-a nas temáticas da paz, segurança, desenvolvimento e humanitarismo; dar resposta às solicitações de uma formação que combine o aprofundamento de conhecimentos conceptuais e teóricos nestas áreas com a criação de competências avançadas de cariz metodológico e empírico, aplicadas às temáticas em análise.

Esta abordagem procura beneficiar do ambiente intelectual e académico marcado pela interdisciplinaridade que caracteriza a FEUC. A formação de excelência na área das Relações Internacionais é uma prioridade deste ciclo de estudos com vista à capacitação para o desempenho de funções variadas, promovendo a inserção no mercado de trabalho e incentivando a componente da internacionalização através de programas de mobilidade ao nível do espaço europeu e para além deste.

O Mestrado em Relações Internacionais é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, nos termos estabelecidos pelo artigo 54º do ECD (Estatuto da Carreira Docente). Poderá ver mais informações (nomeadamente, grupo/s de recrutamento e níveis de ensino a que se aplica) em Cursos Reconhecidos e Não Reconhecidos ao abrigo da Portaria nº. 344/2008, de 30 de abril).

Diploma de Criação do Mestrado em Relações Internacionais - Despacho 5179/2007 | DR nº 54 de 16 março 2007

Diploma de Alteração - Despacho n.º 9649/2016 | Diário da República, 2.ª série — N.º 143 — 27 de julho de 2016

Declaração de retificação do Diploma de Alteração n.º 1119/2016



Peer2Peer

O Mestrado em Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento foi convidado a integrar o projeto “Peer to Peer: Facebook Global Digital Challenge”, promovido pelo EdVentures e financiado pelo US State Department e pelo Facebook, e que conta já com 300 universidades participantes. No âmbito deste projeto, os/as alunos/as  são convidados/as a criar e desenvolver uma campanha (online ou offline) financiada que desafie o extremismo e o discurso de ódio junto das suas comunidades e globalmente. As campanhas entram em concursos regionais (OSCE) e mundiais (EdVentures) podendo as três melhores campanhas receber prémios de viagens e pecuniários.

No âmbito do Peer2Peer, os/as alunos/as têm oportunidade de "aprender-fazendo" em diferentes áreas de interesse e de trabalho - marketing, investigação, estratégia, contabilidade, comunicação, relações públicas, advocacy, design -  desenvolvendo competências criativas, analíticas, estratégicas, de resolução de problemas e de acomodar diferentes agendas e interesses num único produto.

No ano letivo de 2016/2017, o Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento desenvolveu a campanha [RESPEECH] que recebeu um prémio de US$500. No ano lectivo 2017-2018, o Mestrado voltou a ser convidado e aceitou o desafio!

Mais informações sobre a campanha  [RESPEECH]:

https://www.facebook.com/respeechproject/

https://www.respeechproject.com/



Prémio “FEUC Exemplar 2º CICLO”

Foi criado o prémio de mérito “FEUC Exemplar 2º CICLO” com o objetivo de valorizar e estimular a excelência do desempenho académico dos melhores estudantes de alguns Mestrados da FEUC, incluindo o Mestrado em Relações Internacionais. 

Esta distinção consiste na oferta ao melhor estudante do primeiro ano das propinas correspondentes ao segundo ano do respetivo curso de Mestrado. As regras podem ser consultadas aqui.