a carregar...

FEUC

Sociologia

Mestrado em Sociologia

 
Coordenação do MestradoPaulo Peixoto
 
   

O Mestrado em Sociologia proporciona o acesso a conhecimentos sociológicos especializados e aos instrumentos teóricos e metodológicos mais atualizados nos domínios da Sociologia e do diálogo entre esta disciplina e outras áreas científicas.
Para além da formação em domínios como as teorias sociológicas avançadas e as metodologias de pesquisa, o mestrado promove a atualização em diversas áreas temáticas de grande relevo contemporâneo, com destaque para as seguintes: Estado e políticas sociais; cidades e culturas urbanas; território e poder local; sociologia política; sociologia do trabalho e do emprego; desigualdades sociais e sexuais; epistemologia; movimentos sociais e sindicalismo; migrações internacionais; ciência e tecnologia; sociologia do direito. Está também organizado com base numa ligação estreita com a esfera profissional, permitindo expandir competências e saberes em domínios de grande relevo para a sociedade portuguesa, onde as futuras gerações de sociólogos/as poderão vir a desempenhar um importante papel.
O mestrado visa os seguintes objetivos:
- Formar competências especializadas de investigação científica no domínio da Sociologia e da sua articulação com as outras ciências sociais e humanas.
- Desenvolver qualificações e capacidades de excelência na avaliação crítica, análise, diagnóstico e intervenção, nos vários planos profissionais onde hoje a Sociologia marca presença.
- Contribuir para disseminar o conhecimento científico das ciências sociais portuguesas, numa área que se reconhece como decisiva para a compreensão das transformações sociais em curso, no actual contexto nacional e global.

Este Curso é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, nos termos estabelecidos pelo artigo 54º do ECD (Estatuto da Carreira Docente). Poderá ver mais informações (nomeadamente, grupo de recrutamento e níveis de ensino a que se aplica) em http://www.dgae.mec.pt/web/14662/dgrhe (Cursos Reconhecidos e Não Reconhecidos ao abrigo da Portaria nº. 344/2008, de 30 de abril).

Criação do Mestrado em Sociologia



Prémio “FEUC Exemplar 2º CICLO”

Foi criado o prémio de mérito “FEUC Exemplar 2º CICLO” com o objetivo de valorizar e estimular a excelência do desempenho académico dos melhores estudantes de alguns Mestrados da FEUC, incluindo o Mestrado em Sociologia. 

Esta distinção consiste na oferta ao melhor estudante do primeiro ano das propinas correspondentes ao segundo ano do respetivo curso de Mestrado. As regras podem ser consultadas aqui.