a carregar...

FEUC

Alguns dos nossos especialistas

Eduardo Barata

Publication date: 09-09-2016 11:00

eduardobarata

Núcleo

Economia

Tópicos

Economia Ecológica; Economia do Ambiente; Sustentabilidade; Economia Regional; Análise Input-Output; Energia; Política Ambiental; Serviços de Interesse Económico Geral

Biografia resumida

Eduardo Barata é doutorado em Environmental Social Sciences (2003) pela Universidade de Keele (Reino Unido), licenciado em Economia (1993) e Mestre em Economia Financeira (1997) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). É Professor Auxiliar da FEUC desde 2003 onde desempenha atualmente as funções de Subdiretor para as Relações Externas.
Os seus interesses de investigação têm-se vindo a concentrar em trabalhos de modelização das interações economia-ambiente-sociedade, quer ao nível sectorial, quer regional. A sua produção cientifica mais recente inclui publicações de vários artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem (Cities, Environmental Management, Journal of Forest Economics, Water Policy, Energy Policy, Sustainable Cities and Society, Utilities Policy, International Journal of Sustainability in Higher Education) e a participação, como membro da equipa e/ou como coordenador, em vários projetos de investigação e transferência de conhecimento. É investigador nos centros de I&D GEMF e CeBER.

Alguns projetos

    • KNOW CITIES – Cidades do Conhecimento do Arco Atlântico (2011-15).
    • EMSURE – Energia e Mobilidade para Regiões Sustentáveis (2013-2016).
    • Parque Escolar - Escolas Energeticamente Eficientes (3Es) (2012-2014).
    • DEMOSPIN - Demografia economicamente sustentável: reverter o declínio em áreas periféricas (2010-2013).
    • 1986-2010: A Economia Portuguesa na União Europeia (2011-2012).
    • Barómetro da Conjuntura Económica da Região Centro (2011).
    • Relatórios Técnicos de suporte à Fundamentação Económico-Financeira dos Tarifários dos Serviços de Águas e Resíduos.
    • Análise de estudos económicos relativos a novas concessões rodoviárias e elaboração de estudos integrados de impactes económicos globais.

      Mais informação e contactos