a carregar...

FEUC

Alguns dos nossos especialistas

Hermes Augusto Costa

Publication date: 11-05-2017 16:00

hermescosta

Núcleo

Sociologia

Tópicos

Sindicalismo e Globalização; Relações Laborais; Conselhos de Empresa Europeus; Precariedade e Movimentos Sociolaborais; Sociologia das Organizações e do Trabalho; Teorias Sociológicas

Biografia resumida

Hermes Augusto Costa é doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde exerce funções de Professor Auxiliar com Agregação. Ao nível do ensino pós-graduado, é cocoordenador do Programa Doutoramento em "Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo" ministrados na FEUC e no Centro de Estudos Sociais (CES). É investigador do CES desde 1993, tendo sido cocoordenador do Núcleo de Estudos do Trabalho e Sindicalismo entre 2002 e 2010, bem como do Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) entre 2011 e 2013. As suas principais áreas de investigação são os processos de globalização e regionalização do sindicalismo, os Conselhos de Empresa Europeus e as relações laborais. Nestes domínios, tem publicado nacional e internacionalmente vários artigos e livros. De entre os seus livros mais recentes contam-se: Sindicalismo global ou metáfora adiada? Discursos e práticas transnacionais da CGTP e da CUT, Porto: Afrontamento, 2008; As vozes do trabalho nas multinacionais: impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal (coautoria com Pedro Araújo), Coimbra: Almedina/CES, 2009 [Prémio Agostinho Roseta/6.ª edição, atribuído pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social]; O sindicalismo português e a nova questão social: crise ou renovação? (coorganização com Elísio Estanque), Coimbra: Almedina/CES, 2011; Conselhos de Empresa Europeus: um estudo dos setores metalúrgico, químico e financeiro em Portugal (coautoria com Paula Reis Costa). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014; Ensaios de direito e de sociologia a partir do Brasil e de Portugal: movimentos, direitos e instituições. Curitiba: Instituto Memória Editora, 2015.

Alguns projetos

    • 2008-2011 Investigador Responsável do Projeto “Informação e consulta de trabalhadores nas multinacionais: análise do impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal nos sectores metalúrgico, químico e financeiro”, financiado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.
    • 2013-2015, Investigador do projeto “Precarização do trabalho, desigualdades e dinâmicas de ação coletiva”, coordenado por Elísio Estanque (CES-UC) e Ruy Braga (USP), ao abrigo da cooperação transnacional FCT-CAPES, 2013-2015.
    • 2016-2018, Investigador Responsável do projeto “Reconstruindo o poder sindical na era da austeridade: três setores em análise”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e FEDER (PTDC/IVC-SOC/3533/2014 - POCI-01-0145-FEDER-016808)

                    Mais informação e contactos