
Núcleo
Sociologia
Tópicos
Políticas Urbanas; Património; Turismo; Ensino Superior; Políticas Científicas
Biografia resumida
Professor Auxiliar da Faculdade
de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e pesquisador do Centro de
Estudos Sociais (CES), integrando o núcleo "Cidades, Cultura e Arquitetura
(CCArq)". Integra o Grupo de Pesquisa "Arte, Cultura e Poder"
(CNPq/UERJ), universidade onde foi Professor visitante em 2014. Integra e
coordena o Observatório das Políticas de Educação e Formação (CES/ULHT).
Coordena o curso de Mestrado em Sociologia da FEUC. Leciona na Faculdade de
Economia da Universidade de Coimbra em vários cursos de primeiro, segundo e
terceiro ciclos. Leciona igualmente no III (Instituto de Investigação
Interdisciplinar) ao nível do terceiro ciclo e na FLUC (Mestrado em Património
Cultural e Museologia e Mestrado em Estudos Artísticos). Doutorado em Sociologia
pela Universidade de Coimbra (2007), é licenciado (em 1994, com parte da
formação realizada na Universidade Católica de Lovaina) e mestre (1997) em
Sociologia pela Universidade de Coimbra. É Diretor da Ensino Superior - Revista do SNESup. Tem desempenhado diversas
funções de gestão no Centro de Estudos Sociais, na Faculdade de Economia da
Universidade de Coimbra e no SNESup.
Alguns projetos
- Reutilização de Edifícios Modernistas -
Ferramentas de Projeto para Transformações Sustentáveis. O projeto RMB pretende
dar início a um quadro educacional de definições, abordagens e metodologias
comuns a nível europeu. Baseia-se em pesquisas existentes, práticas
educacionais e projetos de referência nos países onde o projeto se desenvolve
(2016-2019).
- CREATOUR - Desenvolvimento de
Destinos Turísticos Criativos em Pequenas Cidades e Áreas Rurais. O CREATOUR,
financiado pelo Portugal 2020, é uma iniciativa de investigação de incubação /
demonstração, sendo multidisciplinar e apoiando processos de investigação
colaborativa, envolvendo cinco centros de investigação que trabalham com
organizações culturais / criativas e outras partes interessadas localizadas em
pequenas cidades do Norte, Centro, Alentejo e Algarve (2016-2019).
- Êxodo de competências e mobilidade académica
de Portugal para a Europa. O projeto incidiu sobre a emigração qualificada portuguesa,
testando dois modelos contrastantes. Por um lado, o modelo do êxodo, que põe em
primeiro plano a ideia de que os indivíduos com mais competências se veem
obrigados a um exílio que lhes permita obter um posto de trabalho e uma
remuneração correspondentes à sua formação; por outro lado, o modelo da
diáspora, que sublinha os benefícios mútuos retirados das trocas interculturais
abertas pela circulação de saberes promovida pelas elites académicas, científicas
e culturais cosmopolitas (2013-2015).
- EMSURE - Energia e Mobilidade para as
Regiões Sustentáveis. O desafio do projeto consiste em desenvolver modelos,
métodos e tecnologias para ajudar os decisores e as empresas a tornar a Região
Centro Portuguesa verdadeiramente sustentável em termos de energia e de mobilidade
(2013-2015).
- A ética dos alunos e a tolerância de
professores e instituições perante a fraude académica no ensino superior. O
estudo da ética dos alunos do ensino superior e do contexto que a envolve
revela-se essencial para compreender o papel da educação formal na estruturação
de uma ética pessoal, enquanto fator que antecede e influencia a conduta moral
no contexto profissional futuro. Este estudo promoveu ama abordagem ampla da
fraude académica cometida por estudantes do ensino superior português
(2011-2014).
- Os revestimentos e os acabamentos nos
centros históricos entre tradição e modernidade - bases para um plano de ação e
de salvaguarda do Centro Histórico de Coimbra. No decurso do século XX, os
sistemas construtivos tradicionais foram sendo substituídos pelos de natureza
industrial. Como consequência, as técnicas tradicionais de construção,
nomeadamente dos revestimentos e acabamentos históricos, foram aos poucos
caindo no esquecimento. Por esse motivo, as imagens urbanas dos centros
históricos, têm vindo, nas últimas décadas, a sofrer profunda e rápida
descaracterização (2011-2014).
- RIAIPE 3 - Programa Marco InterUniversitário
para uma Política de Equidade e Coesão Social na Educação Superior. This ALFA project involved a large
cooperation network from the Europe and Latin America, composed of Universities
from 14 Latin American countries (2010-2013).
- Proso - Promoting Societal Engagement in Research and Innovation. Operacionalização e
realização dos "Painéis de Cidadãos" auscultados em Portugal no
Âmbito do projeto. Atividade de extensão realizada pelo CES para a Sociedade
Portuguesa de Inovação (2016-2017).
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