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FEUC

Alguns dos nossos especialistas

Paulo Peixoto

Publication date: 01-03-2018 16:00

paulopeixoto

Núcleo

Sociologia

Tópicos

Políticas Urbanas; Património; Turismo; Ensino Superior; Políticas Científicas

Biografia resumida

Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e pesquisador do Centro de Estudos Sociais (CES), integrando o núcleo "Cidades, Cultura e Arquitetura (CCArq)". Integra o Grupo de Pesquisa "Arte, Cultura e Poder" (CNPq/UERJ), universidade onde foi Professor visitante em 2014. Integra e coordena o Observatório das Políticas de Educação e Formação (CES/ULHT). Coordena o curso de Mestrado em Sociologia da FEUC. Leciona na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em vários cursos de primeiro, segundo e terceiro ciclos. Leciona igualmente no III (Instituto de Investigação Interdisciplinar) ao nível do terceiro ciclo e na FLUC (Mestrado em Património Cultural e Museologia e Mestrado em Estudos Artísticos). Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2007), é licenciado (em 1994, com parte da formação realizada na Universidade Católica de Lovaina) e mestre (1997) em Sociologia pela Universidade de Coimbra. É Diretor da Ensino Superior - Revista do SNESup. Tem desempenhado diversas funções de gestão no Centro de Estudos Sociais, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e no SNESup.

Alguns projetos

    • Reutilização de Edifícios Modernistas - Ferramentas de Projeto para Transformações Sustentáveis. O projeto RMB pretende dar início a um quadro educacional de definições, abordagens e metodologias comuns a nível europeu. Baseia-se em pesquisas existentes, práticas educacionais e projetos de referência nos países onde o projeto se desenvolve (2016-2019).
    • CREATOUR - Desenvolvimento de Destinos Turísticos Criativos em Pequenas Cidades e Áreas Rurais. O CREATOUR, financiado pelo Portugal 2020, é uma iniciativa de investigação de incubação / demonstração, sendo multidisciplinar e apoiando processos de investigação colaborativa, envolvendo cinco centros de investigação que trabalham com organizações culturais / criativas e outras partes interessadas localizadas em pequenas cidades do Norte, Centro, Alentejo e Algarve (2016-2019).
    • Êxodo de competências e mobilidade académica de Portugal para a Europa. O projeto incidiu sobre a emigração qualificada portuguesa, testando dois modelos contrastantes. Por um lado, o modelo do êxodo, que põe em primeiro plano a ideia de que os indivíduos com mais competências se veem obrigados a um exílio que lhes permita obter um posto de trabalho e uma remuneração correspondentes à sua formação; por outro lado, o modelo da diáspora, que sublinha os benefícios mútuos retirados das trocas interculturais abertas pela circulação de saberes promovida pelas elites académicas, científicas e culturais cosmopolitas (2013-2015).
    • EMSURE - Energia e Mobilidade para as Regiões Sustentáveis. O desafio do projeto consiste em desenvolver modelos, métodos e tecnologias para ajudar os decisores e as empresas a tornar a Região Centro Portuguesa verdadeiramente sustentável em termos de energia e de mobilidade (2013-2015).
    • A ética dos alunos e a tolerância de professores e instituições perante a fraude académica no ensino superior. O estudo da ética dos alunos do ensino superior e do contexto que a envolve revela-se essencial para compreender o papel da educação formal na estruturação de uma ética pessoal, enquanto fator que antecede e influencia a conduta moral no contexto profissional futuro. Este estudo promoveu ama abordagem ampla da fraude académica cometida por estudantes do ensino superior português (2011-2014).
    • Os revestimentos e os acabamentos nos centros históricos entre tradição e modernidade - bases para um plano de ação e de salvaguarda do Centro Histórico de Coimbra. No decurso do século XX, os sistemas construtivos tradicionais foram sendo substituídos pelos de natureza industrial. Como consequência, as técnicas tradicionais de construção, nomeadamente dos revestimentos e acabamentos históricos, foram aos poucos caindo no esquecimento. Por esse motivo, as imagens urbanas dos centros históricos, têm vindo, nas últimas décadas, a sofrer profunda e rápida descaracterização (2011-2014).
    • RIAIPE 3 - Programa Marco InterUniversitário para uma Política de Equidade e Coesão Social na Educação Superior. This ALFA project involved a large cooperation network from the Europe and Latin America, composed of Universities from 14 Latin American countries (2010-2013).
    • Proso - Promoting Societal Engagement in Research and Innovation. Operacionalização e realização dos "Painéis de Cidadãos" auscultados em Portugal no Âmbito do projeto. Atividade de extensão realizada pelo CES para a Sociedade Portuguesa de Inovação (2016-2017).

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