a carregar...

FEUC

Alguns dos nossos especialistas

Pedro Góis

Publication date: 04-09-2017 16:00

pedrogois

Núcleo

Sociologia

Tópicos

Sociologia das Migrações; Sociologia dos Refugiados; Métodos Quantitativos (inquéritos, inquéritos eletrónicos, SPSS, Max-QDA) e Métodos Qualitativos de Investigação (entrevista, focus grupo); Monitorização e Avaliação (M&E)

Biografia resumida

Pedro Góis licenciou-se em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) em 1996, Finalizou o Mestrado em Sociologia na FEUC em 2003 e obteve o Doutoramento em Sociologia pela Universidade de Coimbra em 2011. Entre 1997 e 2015 foi Assistente Estagiário, Assistente e Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Atualmente é Professor Auxiliar na FEUC. É ainda investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. As suas publicações incluem várias dezenas de artigos em revistas científicas internacionais e nacionais, capítulos de livros nacionais e internacionais, bem como a edição de vários números especiais de revistas científicas e de um conjunto de livros. Publica sobretudo no campo das migrações internacionais. É consultor de várias instituições de relevo, nomeadamente da Organização Internacional das Migrações; Fundação Calouste Gulbenkian; Alto Comissariado das Migrações, etc.. É avaliador (refere) de várias revistas internacionais e nacionais. Em 2012 ganhou o Prémio Fernão Mendes Pinto atribuído pelo Instituto Camões, AULP e CPLP.

Alguns projetos

    • Regresso ao futuro: a nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (PTDC/ATP-DEM/5152/2012), procura compreender a dimensão e as características dos novos movimentos de emigração portuguesa, tendo sobretudo em conta as relações que os novos emigrantes mantêm com o país de origem. (2013-2016)
    • Empreender 2020 – O Regresso de uma Geração Preparada, financiado pela Fundação AEP através do Compete, tem por objetivo estimular o espírito empreendedor no seio da diáspora portuguesa, com o foco dirigido aos jovens qualificados que recentemente deixaram o País em busca de um futuro diferente. O projeto responde a uma estratégia clara de criar as condições necessárias para o seu regresso e incorporação dos seus níveis de conhecimento no tecido empresarial, nomeadamente através da criação de empresas inovadoras e competitivas, sustentadas numa base de networking à escala internacional. (2016-2017)
    • Mapeamento da emigração portuguesa, apoiado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Reúne investigadores da Universidade de Coimbra; do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa resultando do interesse comum no mapeamento e investigação sobre a Diáspora portuguesa contemporânea.    O projecto tem por objectivo conhecer melhor a diversidade de formas organizativas das/os portuguesas/es residentes no exterior e as suas áreas de actuação de modo reflectir sobre de que modo se pode promover  uma maior interligação da Diáspora portuguesa com Portugal. (2015-2017)

                    Mais informação e contactos