a carregar...

FEUC

Alguns dos nossos especialistas

Sílvia Portugal

Publication date: 09-09-2016 16:00

silviaportugal

Núcleo

Sociologia

Tópicos

Sociologia da Família; Sociologia da Saúde; Cuidados Informais; Redes Sociais; Doença Mental; Deficiência; Políticas Públicas; Desigualdades Sociais e Sexuais

Biografia resumida

Sílvia Portugal é Licenciada em Sociologia pelo ISCTE e Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) no Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE). O seu trabalho de investigação tem usado a teoria das redes para discutir as relações entre sistemas formais e informais de produção de bem-estar. Neste âmbito, tem pesquisado sobre a importância da família no sistema de protecção social português, dando especial destaque ao papel das mulheres. Os seus interesses de investigação e pesquisas mais recentes centram-se nas temáticas da deficiência e da doença mental. Editou, mais recentemente, Cidadania, Políticas Públicas e Redes Sociais (IUC, 2011); Doença Mental, Instituições e Famílias. Os desafios da desinstitucionalização em Portugal, com Pedro Hespanha et al. (Almedina, 2012) e Famílias e Redes Sociais. Ligações Fortes na Produção de Bem-estar (Almedina, 2014).

Alguns projetos

    • 2013-2015 - "FINFAM - Finanças, género e poder: como estão as famílias portuguesas a gerir as suas finanças no contexto da crise? (PTDC/IVC-SOC/4823/2012)", coordenado por Lina Coelho, financiado por FCT.
    • 2012-2015 - "Social reactions to the crisis and precarization of life conditions in contemporary society: Belgium, Spain, France, Italy and Portugal", coordenado por Benjamin Tejerina, financiado por Ministerio de Educación y Ciencia (MEC – CSO2011-2352).
 Parceiros Projeto: Centro de Estudos sobre la Identidad Colectiva - Universidade do País Basco, Espanha
    • 2009-2011 - "La precariedad vital. Los procesos de precarización de la vida social y de la indentidad en la sociedad española contemporánea", coordenado por BENJAMÍN TEJERINA, financiado por Ministerio de Ciencia e Innovación [CSO2008-00886].
    • 2009-2010 - "Avaliação dos Custos Financeiros e Sociais da Deficiência", na qualidade de investigador responsável, financiado por INR- Instituto Nacional para a Reabilitação.
    • 2009-2010 - "Estudo de Avaliação do III Plano Nacional para a Igualdade", coordenado por Virgínia Ferreira, financiado por CIG.
    • 2008-2010 - "A Desinstitucionalização dos doentes mentais", coordenado por Pedro Hespanha, financiado por FCT.

                    Mais informação e contactos