a carregar...

FEUC

Alguns dos nossos especialistas

Susana Jorge

Publication date: 09-09-2016 10:00

Susana Jorge

Núcleo

Administração de Empresas

Tópicos

Contabilidade e Relato Financeiro no Setor Público, com especial enfoque nas Autarquias Locais; Transparência; Gestão Financeira Pública Local; Relacionamento entre Contas Públicas e Contas Nacionais; Reformas da Contabilidade Pública e IPSAS

Biografia resumida

Susana Jorge licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pela FEUC em 1994. Foi Mestre em Gestão de Empresas, na especialização de Finanças Empresariais, pela EEG da Universidade do Minho, em 1998. Doutorou-se em Contabilidade e Finanças, na especialização de Contabilidade dos Governos Locais, na BBS, Universidade de Birmingham (Inglaterra), em 2003. Realizou Provas de Agregação em Gestão de Empresas na Universidade de Coimbra em 2016.
Atualmente é Professora Auxiliar com Agregação na FEUC, lecionando contabilidade financeira empresarial e contabilidade pública.
É membro integrado do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho; membro colaborador do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e Ave; e membro colaborador do Centre for Business and Economics Research (CeBER) da UC.
É membro da Direção da rede internacional de investigação em Contabilidade Pública Comparative International Governmental Accounting Research (CIGAR); membro do GRUDIS, Rede Portuguesa de Investigação em Contabilidade; membro do Permanent Study Group (PSG) XII em “Public Sector Financial Management” do European Group of Public Management (EGPA); membro do “Accounting, Accountability and Performance Measurement Special Interest Group” da International Research Society for Public Management (IRSPM).

Entre fevereiro de 2013 e outubro de 2017 foi membro do Comité de Normalização Contabilística Público da CNC, na qualidade de “personalidade de reconhecido mérito”.
Foi professora visitante em 2010 e 2012 na Universidade de Modena e Reggio Emília (Itália). As suas publicações incluem vários artigos em revistas científicas internacionais, entre as quais Public Money and Management, International Journal of Public Administration, Public Management Review, International Review of Administrative Sciences, Revista de Contabilidad, Innovar, The Electronic Journal of e-Government, Contemporary Economics e Journal of Applied Accounting Research.

Alguns projetos

“A Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e a Qualidade da Decisão Municipal Portuguesa” (POCTI/CPO/58391/2004).

“Democracia digital: Transparência financeira das Autarquias Locais” (PEst-C/EEI/UI0308/2011).

LIS (Local Integrity System) Tool (TIAC; ICS e IST, Universidade de Lisboa; NEAPP, Universidade do Minho; GOVCOPP, Universidade de Aveiro), 2013.

“Índice de Transparência Municipal – ITM”, (TIAC; ICS e IST, Universidade de Lisboa; NEAPP, Universidade do Minho; GOVCOPP, Universidade de Aveiro).

“The process of public sector accounting change as a result of IPSAS adoption in the Iberian Peninsula” (PTDC/IIM-GES/6923/2014).

“Developing and implementing European Public Sector Accounting modules” (DiEPSAm), partnership com University of Röstock (Germany), Linz (Austria), Tampere (Finland) and Leicester (UK) (Erasmus+ 2016-1-DE01-KA203-002880)

    Mais informação e contactos