a carregar...

FEUC

Alguns dos nossos especialistas

Teresa Pedroso de Lima

Publication date: 09-09-2016 12:00

teresapedrosolima

Núcleo

Matemática

Tópicos

Álgebra Linear Aplicada; Teoria de Matrizes

Biografia resumida

Licenciatura em Matemática (ramo científico) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Mestrado em Álgebra Linear e Aplicações (FCTUC). Doutoramento em Economia, na especialidade de Economia Matemática/Modelos Econométricos, na Faculdade de Economia da mesma Universidade (FEUC). Em 1979, foi contratada como assistente pela FEUC, onde é atualmente professora catedrática.
Tem desempenhado vários cargos de gestão académica. Presidiu à Assembleia da Faculdade (de julho 2009 a julho 2013) e à Assembleia Geral da Associação para a Extensão Universitária/APEU (de abril 2005 a maio de 2015), após ter sido presidente do Conselho Pedagógico (de maio 2006 a outubro 2009), do Conselho Científico (de fevereiro 1994 a março 1996) e vice-presidente do Conselho Diretivo (de maio de 1991 a junho de 1993). Foi ainda membro do Conselho Geral (de junho de 2011 a novembro de 2012) e do Observatório de Bolonha (de outubro de 2007 a março de 2011) da Universidade de Coimbra. É diretora da FEUC desde 9 de outubro de 2016.
Durante quase 20 anos assumiu a responsabilidade pela disciplina de Matemática I das Licenciaturas em Economia e Gestão. No seguimento da Reforma de Bolonha, coordena a equipa docente das unidades curriculares de Álgebra Linear (desde 2007), Introdução aos Métodos Quantitativos (de 2007 a 2012) e Matemática II (desde 2013).
Desenvolve o seu trabalho científico (através de conferências, publicações e orientação de teses) na área da álgebra linear aplicada (nomeadamente, estrutura própria de matrizes, feixes de matrizes e matrizes comutativas) e teoria matemática dos sistemas (em particular, sistemas lineares discretos na forma descriptor e sistemas positivos), interessando-se particularmente pelas aplicações em economia. Recentemente centrou a sua atividade em duas linhas de ação. Por um lado, tem investido no estudo de medidas matriciais para matrizes não-negativas e seu uso na quantificação da complexidade económica enquanto interdependência. Por outro, tem-se dedicado ao ensino da matemática para não-matemáticos e à escrita de textos com o objetivo de sensibilizar estudantes e investigadores para a importância que esta disciplina assume nas questões sociais e alertá-los para o uso, não uso, mau uso e abuso que dela se faz constantemente.

Mais informação e contactos