Publication date: 09-09-2016 12:00
Matemática
Álgebra Linear Aplicada; Teoria de Matrizes
Licenciatura
em Matemática (ramo científico) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da
Universidade de Coimbra (FCTUC). Mestrado em Álgebra Linear e Aplicações
(FCTUC). Doutoramento em Economia, na especialidade de Economia
Matemática/Modelos Econométricos, na Faculdade de Economia da mesma
Universidade (FEUC). Em 1979, foi contratada como assistente pela FEUC, onde é
atualmente professora catedrática.
Tem
desempenhado vários cargos de gestão académica. Presidiu à Assembleia da
Faculdade (de julho 2009 a julho 2013) e à Assembleia Geral da Associação para
a Extensão Universitária/APEU (de abril 2005 a maio de 2015), após ter sido
presidente do Conselho Pedagógico (de maio 2006 a outubro 2009), do Conselho
Científico (de fevereiro 1994 a março 1996) e vice-presidente do Conselho
Diretivo (de maio de 1991 a junho de 1993). Foi ainda membro do Conselho Geral
(de junho de 2011 a novembro de 2012) e do Observatório de Bolonha (de outubro
de 2007 a março de 2011) da Universidade de Coimbra. É diretora da FEUC desde 9
de outubro de 2016.
Durante quase
20 anos assumiu a responsabilidade pela disciplina de Matemática I das
Licenciaturas em Economia e Gestão. No seguimento da Reforma de Bolonha,
coordena a equipa docente das unidades curriculares de Álgebra Linear (desde
2007), Introdução aos Métodos Quantitativos (de 2007 a 2012) e Matemática II
(desde 2013).
Desenvolve o
seu trabalho científico (através de conferências, publicações e orientação de
teses) na área da álgebra linear aplicada (nomeadamente, estrutura própria de
matrizes, feixes de matrizes e matrizes comutativas) e teoria matemática dos
sistemas (em particular, sistemas lineares discretos na forma descriptor e
sistemas positivos), interessando-se particularmente pelas aplicações em
economia. Recentemente centrou a sua atividade em duas linhas de ação. Por um
lado, tem investido no estudo de medidas matriciais para matrizes não-negativas
e seu uso na quantificação da complexidade económica enquanto interdependência.
Por outro, tem-se dedicado ao ensino da matemática para não-matemáticos e à
escrita de textos com o objetivo de sensibilizar estudantes e investigadores
para a importância que esta disciplina assume nas questões sociais e alertá-los
para o uso, não uso, mau uso e abuso que dela se faz constantemente.