a carregar...

GEMF

Grupo de Estudos Monetários e Financeiros

Apresentação

Criado em 1984, o GEMF é um centro de investigação da FEUC financiado pela Fundação Para a Ciência e Tecnologia - UN31 - que, tendo por objetivo inicial a investigação nas áreas da economia monetária e financeira, posteriormente alargou o seu âmbito de interesses a outros domínios da investigação em economia. Entre estes, saliente-se a economia do trabalho, a microeconomia aplicada, o crescimento económico, e a economia do ambiente.

Paralelamente ao financiamento da atividade de investigação (participações em congressos e aquisição de material bibliográfico e informático), o GEMF edita regularmente a coleção de working papers Estudos do GEMF, destinada à publicação de trabalhos dos seus investigadores. Incumbe, igualmente, ao GEMF o apoio material à elaboração de teses de mestrado e doutoramento orientadas pelos seus membros, quer através da comparticipação na aquisição de bibliografia, quer no acesso a bases de dados e programas matemáticos, estatísticos ou econométricos.

No que se refere à investigação aplicada, o GEMF tem por objectivo apoiar e fomentar a participação ativa dos seus membros na candidatura a projectos e contratos de investigação promovidos por entidades públicas e privadas. No âmbito das suas atividades incluem-se ainda o financiamento de visitas de cientistas estrangeiros, bem como a organização de conferências e seminários.