a carregar...

GEMF

Grupo de Estudos Monetários e Financeiros

Estudos do GEMF, N.º 08 de 2000

  

Identificação de Vectores de Cointegração: Análise de Alguns Exemplos


Pedro Bação

GEMF/ Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra

Abstract:
O objectivo deste texto é apresentar o problema da identificação de vectores de cointegração, através da análise de alguns exemplos, e as suas implicações para a realização de testes sobre os vectores de cointegração.
Na primeira parte deste trabalho, introduzimos de forma sumária as noções de cointegração e estacionaridade e um primeiro exemplo do problema da identificação, que é resolvido simplesmente através duma normalização arbitrária.
Na segunda secção, analisamos o problema da identificação de vectores de cointegração. Abordamos ainda a possibilidade de identificar vectores de cointegração através de restrições de exclusão e de normalização, fazendo uma breve referência a outros tipos de restrições sobre os vectores de cointegração. A questão da identificação de vectores de cointegração através de restrições sobre os coeficientes de ajustamento é deixada para o Apêndice.
Na terceira secção do texto, tratamos a relação do problema da identificação com a formulação de hipóteses sobre o espaço de cointegração. Verifica-se, nessa secção, que as restrições suficientes para a identificação do espaço ou de um vector do espaço correspondente a uma relação de cointegração de interesse poderão não ser testáveis. Por outro lado, a imposição de restrições de identificação de vectores particulares poderá não ser necessária para efectuar o teste desejado.
A quarta secção conclui o trabalho.

Download PDF

Download
(120 KB)