a carregar...

GEMF

Grupo de Estudos Monetários e Financeiros

Estudos do GEMF, N.º 07 de 2001

 

Principais Factores de Crescimento da Economia Portuguesa no Espaço Europeu


Maria Adelaide Silva Duarte
Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra

Marta Cristina Nunes Simões
Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra

Abstract:
Tendo por objectivo a identificação da importância de alguns factores de crescimento na explicação da prestação em termos relativos dos dezasseis países europeus da nossa amostra no que respeita ao rendimento real por trabalhador, concluímos que o modelo de Fuente (1995), apesar de ser um modelo de crescimento misto bastante simples, se adequa ao nosso objectivo. Esta conclusão baseia-se nos resultados obtidos nas estimações econométricas das equações de convergência deduzidas a partir daquele modelo.
O exercício de contabilidade do contributo dos vários factores de crescimento efectuado com base nos resultados anteriores revela de forma clara que o desempenho da economia portuguesa em termos de crescimento de longo prazo é manifestamente insuficiente. Sendo o diferencial positivo de crescimento explicado na sua maioria neste período por uma situação inicial adversa, tal significa que, uma vez esgotada esta característica, o diferencial de crescimento se tornará negativo. Uma vez alcançada a situação de equilíbrio, o crescimento relativo será prejudicado pela prestação negativa em termos de acumulação de factores e também de comportamento macroeconómico.
A economia portuguesa terá que estar particularmente atenta em matéria de política orçamental cuja orientação está consagrada no Pacto de Estabilidade e Crescimento, visto que o contributo das despesas públicas é negativo e significativo para o diferencial de crescimento da economia portuguesa. Dada a importância do contributo dos factores acumuláveis, políticas estruturais que promovam essa acumulação são tidas como indispensáveis para inflectir a posição relativa do país em termos de crescimento nos dezasseis países da nossa amostra.

Download PDF

Download
(177 KB)