a carregar...

GEMF

Grupo de Estudos Monetários e Financeiros

Estudos do GEMF, N.º 01 de 2002

  

O Processo Desinflacionista Português: Análise de Alguns Custos e Benefícios


António Portugal Duarte
GEMF/Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra

Abstract:
O objectivo do presente estudo consiste na análise da política económica portuguesa de desinflação através de uma política de estabilização nominal do escudo.
Sabendo-se da reputação anti-inflacionista do Bundesbank e do papel exercido pelo marco alemão no processo de estabilidade cambial e do nível de preços europeu, é estudada a ancoragem do escudo português ao marco alemão.
Para além do conjunto de variáveis macro-económicas internas, foram ainda incluídas na análise variáveis que traduziam o contexto externo português, tais como o Índice de Preços no Consumidor, a Taxa de Juro Nominal e o Produto Interno Bruto da Alemanha. O estudo baseou-se na obtenção de relações de co-integração utilizando o método de Johansen, na construção de um modelo Near-VAR e na realização de uma análise de simulação de choques.
A aceitação da política monetária alemã e a fixação do escudo relativamente ao marco terá permitido à economia portuguesa alcançar com sucesso o objectivo prioritário de estabilidade dos preços. Porém, a par dos ganhos de credibilidade e estabilidade alcançados, a adopção de uma política desinflacionista traduziu-se por uma apreciação real do escudo.
Pretende-se com este estudo clarificar a influência que pode ter a apreciação da taxa de câmbio real sobre o produto e preços.
Se é sabido que Portugal fez enormes progressos no seu processo de integração europeia, permitindo-lhe actualmente integrar o grupo de países participantes na UEM, pode ser igualmente enunciado como custo do processo de desinflação a quebra da competitividade portuguesa, o que obviamente se reflecte na prática de baixos salários, condicionando deste modo o próprio crescimento do produto.
É por isso bastante útil conhecermos os benefícios desinflacionistas assim como os custos de output de tais políticas.

JEL Classification: C32, C51, E42, E58, F31, F33.

Keywords:
Política monetária, União Europeia, Desinflação, Co-integração, Near-VAR e Simulação.

Download PDF

Download
(242 KB)