a carregar...

Luis Dias

FEUC

Software

IRIS - Interactive Robustness analysis and parameters' Inference for multicriteria Sorting problems (Análise de robustez e inferência de parâmetros interactivas em problemas de classificação multicritério)

iris1.gif

Este programa foi concebido para apoiar a afectação de acções (projectos, candidatos, alternativas), caracterizadas pelas suas avaliações segundo múltiplos critérios, a um conjunto de classes ordenadas e pré-definidas, segundo uma variante pessimista do método ELECTRE TRI. Em lugar de exigir valores precisos para os parâmetros do modelo, o IRIS aceita restrições a esses valores, nomeadamente sob a forma de exemplos de afectação que este procura reconstituir. O IRIS inclui um módulo para ajudar a ultrapassar eventuais inconsistências quando não há nenhuma forma de satisfazer todas as restrições em simultâneo. Por outro lado, quando estas restrições não são mutuamente incompatíveis, o IRIS permite obter conclusões robustas, ao indicar qual a gama de categorias a que uma acção pode ser afectada sem contradizer nenhuma restrição.

VIP (Variable Interdependent Parameters) Analysis

viplogo.jpg

Este programa dedica-se à agregação de desempenhos em múltiplos critérios através de uma função de valor aditiva com informação imprecisa, sendo por isso adequado a situações de escolha nas quais os decisores não consigam (ou não desejem) fixar valores precisos para os parâmetros que reflectem a importância dos critérios de avaliação. Estes parâmetros são vistos como variáveis interdependentes sujeitas a intervalos e  restrições lineares. O VIP Analysis incorpora múltiplas ferramentas de análise adequadas a estas situações. Propõe uma metodologia de redução progressiva do número de alternativas e da imprecisão dos parâmetros, introduzindo um conceito de tolerância que permite aos decisores utilizarem algumas destas ferramentas de uma forma muito flexível.

Decision Deck

dd_logo.png

O projecto Decision Deck desenvolve software Open Source para apoio multi-critério à decisão. Foram já desenvolvidos componentes para uso isolado e componentes para uso através de webservices, implementando vários métodos de avaliação multicritério, incluindo as metodologias IRIS e VIP Analysis.