Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Apresentações do livro Queremos uma Economia Nova! Estado Novo e Corporativismo de Álvaro Garrido | 27 SET e 13 OUT

Publication date: 18-09-2016 10:30

Alvaro Garrido | 13 OUTLivro Queremos uma Economia Nova | 13 OUT


Apresentações do livro de Álvaro Garrido, Queremos uma Economia Nova! Estado Novo e Corporativismo, uma edição do Círculo de Leitores/Temas & Debates, com prefácio de Fernando Rosas.

Sinopse
Na primeira metade do século XX, o corporativismo foi uma ideia em movimento. A ideia corporativa consistia numa doutrina social de pretensão orgânica que os corporativistas entendiam capaz de superar os sistemas dominantes do capitalismo liberal e do socialismo comunista. Na prática, a terceira via corporativa serviu para impor um conjunto de instituições capazes de garantir a integração dos interesses no Estado.

Apesar das formas variáveis que os aparelhos corporativos assumiram, o corporativismo foi um dos instrumentos políticos mais duráveis das ditaduras. A liquidação do sindicalismo livre e a inserção da economia no Estado foram os seus principais objetivos. Se nem todos os corporativismos foram fascistas, todos os fascismos foram corporativistas.

Datas dos lançamentos:
A primeira apresentação será em Lisboa, no dia 27 de Setembro, terça-feira, às 18h30, na Livraria Bertrand do Chiado. O livro será apresentado pelo Professor Fernando Rosas.

A segunda apresentação será em Coimbra, na Sala Keynes da Faculdade de Economia, no dia 13 de Outubro, quinta-feira, às 17h30. O livro será apresentado pelo Professor Vital Moreira.