FEUC ≡ Notícias

Publication date: 10-03-2017 19:00

Olimpíadas da Economia | 21 a 23 ABR

Olimpíadas da Economia: do gosto pela ciência económica ao melhor do espírito olímpico

Olimpíadas da Economia | 21 a 23 ABR

Com o lema “Unir Dois Mundos” (do ensino secundário ao universitário) o projeto Olimpíadas de Economia (OE) é uma iniciativa dinamizada por grupo de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) com o propósito de fomentar gosto pela ciência económica.

Dirigida, nas suas três primeiras edições, apenas a estudantes da Região Centro, as OE conseguiram a proeza de mobilizar cerca de 1500 participantes provenientes de quase 50 escolas e organizar três fases finais a que corresponderam fins-de-semana intensos de atividades que reforçaram o percurso académico de todos os envolvidos.

Como consequência dos sucessos alcançados, na edição 2017/2018, a participação nas OE foi proposta ao conjunto das escolas do território de Portugal Continental. De um pequeno sonho de um grupo de jovens, nasceu uma das mais relevantes atividades de formação económica do país. Assim, nesta primeira edição de âmbito nacional, a primeira fase das IV Olimpíadas da Economia envolveu a participação de 1270 estudantes, repartidos por 93 escolas (a que corresponde uma cobertura de 1 em cada 4 municípios de Portugal Continental e 1 em cada 3 municípios da Região Centro).

Olimpíadas da Economia | 21 a 23 ABR

Segue-se a fase final, que decorre em Coimbra, de 21 a 23 de abril de 2017, que tem como tema central a “Economia Social”, tendo já confirmadas as presenças de 45 participantes finalistas, cujas proveniências se estendem de Chaves a Vila Real de Santo António. Nos três dias da fase final das IV Olimpíadas da Economia os alunos serão postos à prova em dois desafios e um Quizz, especialmente concebidos em torno do tema central da edição. Estão, ainda, previstas duas Conferências que irão explorar a importância histórica da Economia Social, o papel do empreendedorismo social e as dificuldades mais sentidas na criação e consolidação de projetos de intervenção social. Por último, mas não menos importante, durante este fim de semana alargado a Comissão Organizadora brindará os participantes com oportunidades de convivo e outras surpresas (incluindo a visitas culturais pelos espaços emblemáticos de Coimbra), cujo ponto alto será um jantar de Networking com o objetivo principal de permitir um contacto direto com os promotores da iniciativa, as entidades parceiras e Professores da FEUC. A fase final das IV Olimpíadas da Economia terminará com a Sessão de Encerramento, que coroará o novel campeão Olímpico de Portugal, a ter lugar nas instalações do Fado ao Centro, no dia 23 de abril, às 15h.

O projeto OE é organizado conjuntamente com FEUC, que providencia apoio logístico à iniciativa, bem como o garante do rigor científico e pedagógico necessário à classificação de “melhor iniciativa de formação económica em Portugal”. Entre os parceiros que apoiam este projeto desde a sua primeira edição estão a Universidade de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra e o Município de Coimbra.

Para a sua quinta edição (2018/2019), a Comissão Organizadora tem um renovado e mais ambicioso sonho: conseguir que as OE mobilizem ainda mais escolas e alunos, porventura incluindo na sua cobertura territorial as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, alargando o desafio ao universo das escolas secundárias portuguesas.

Mais informações em https://www.facebook.com/unedoismundos/