FEUC ≡ Notícias

Ana Maria Rodrigues, nomeada Presidente da CNC - Comissão da Normalização Contabilística

Publication date: 12-06-2017 15:11

Ana Maria Rodrigues
, docente da FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, foi nomeada para presidente da CNC - Comissão da Normalização Contabilística, pelo Conselho de Ministros, no passado dia 8 de junho.

A CNC é um organismo tecnicamente independente, no qual estão representadas, a nível nacional, as entidades públicas e privadas interessadas no domínio da contabilidade, dotado de autonomia administrativa e que funciona no âmbito do Ministério das Finanças.

A CNC tem por missão, no domínio contabilístico, emitir normas, pareceres e recomendações relativos ao conjunto das entidades inseridas no setor empresarial e setor público, de modo a estabelecer e assegurar procedimentos contabilísticos harmonizados com as normas europeias e internacionais da mesma natureza, contribuindo para o desenvolvimento de padrões de alta qualidade da informação e do relato financeiro das entidades que apliquem o Sistema de Normalização Contabilística (SNC), a Normalização Contabilística para Microentidades (NCM) e o Sistema de Normalização Contabilística Público (SNCP) bem como promover as ações necessárias para que as normas de contabilidade sejam efetiva e adequadamente aplicadas pelas entidades a elas sujeitas.

Nota biográfica

Ana Maria Rodrigues é licenciada em Economia e em Direito pela Universidade de Coimbra; Mestre em Economia Europeia, com uma dissertação intitulada Capital de Risco – Uma Forma de Apoio à Actividade Empresarial; Doutorada em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Finanças Empresariais com uma tese intitulada O Goodwill nas Contas Consolidadas: Uma Análise dos Grupos não Financeiros Portugueses, publicada em 2006 pela Coimbra Editora. É ainda co-autora do livro Contabilidade Financeira – Casos Práticos, Almedina (2007) e coordenadora do livro SNC - Sistema de Normalização Contabilística, também da Almedina (2010). É professora auxiliar na FEUC, onde leciona várias unidades curriculares na área da Contabilidade Financeira. Coordenadora do Mestrado de Contabilidade e Finanças da FEUC.