a carregar...

Notícias

FEUC ≡ Notícias

Prémios - Professores da FEUC homenageados ou premiados

Publication date: 23-12-2015 10:37

  

Os prémios ou homenagens aos nossos docentes demonstram o reconhecimento da excelência do trabalho feito nas áreas de domínio científico.

2017


Prémio Mejor Comunicación en el área de marketing a Docentes e Estudante da FEUC | até 28 FEV

Prémio Mejor Comunicación en el área de marketing a Docentes e Estudante da FEUC

A comunicação intitulada “The impact of trust and electronic word-of-mouth reviews on purchasing intention”, da autoria de Joana dos Santos Torres, Pedro Torres e Mário Augusto, foi considerada a Mejor Comunicación en el área de marketing, nas XXVII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, 1 a 4 de fevereiro em Alicante.

 
 
2016
Rui Namorado

Rui Namorado vence Prémio Especial Personalidade do Ano

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado em 2012 pela CASES, constitui uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.

O vencedor do Prémio Especial Personalidade do Ano é Rui Namorado.


Prémio FEUC Ensino 2016

O Prémio FEUC Ensino destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC que seja merecedor de destaque pela sua prática pedagógica nas unidades curriculares em que leciona.

O/a premiado/a receberá um valor monetário de 2500 € para atividades relacionadas com o ensino e a investigação.

O júri foi presidido pela Diretora da FEUC, doutora Teresa Pedroso de Lima, e incluiu a Vice-reitora da universidade de Coimbra com o pelouro da Pedagogia – doutora Madalena Alarcão - e a subdiretora da FEUC com o mesmo pelouro, doutora Sílvia Portugal.

O premiado desta edição é o Doutor Paulo Peixoto. O docente premiado lecionou, em 2015, várias unidades curriculares, de diferentes ciclos de estudo, tendo obtido excelentes resultados na avaliação de desempenho docentes realizada pelos estudantes. O seu relatório de candidatura ao Prémio FEUC ENSINO contribui para o enriquecimento das práticas pedagógicas na FEUC, destacando-se a inovação e reflexão apresentadas sobre duas práticas pedagógicas concretas – a “aprendizagem com os pares em sala de aula”, usada em unidades curriculares de 1.º ciclo e o “uso do humor na prática pedagógica”, usada numa unidade curricular do 2.º ciclo.


Prémio FEUC Ciência 2016

O Prémio FEUC Ciência destina-se a reconhecer o trabalho de um/a docente da FEUC que seja merecedor de destaque pela sua investigação.

O/a premiado/a receberá um valor monetário de 2500 € para atividades relacionadas com o ensino e a investigação.

O júri foi presidido pela Diretora da FEUC, doutora Teresa Pedroso de Lima, e incluiu o Vice-reitor da universidade de Coimbra com o pelouro da Investigação – doutor Amílcar Falcão - e o subdiretor da FEUC com o mesmo pelouro, doutor Luís Dias.

A premiada desta edição é a Doutora Patrícia Pereira da Silva. A docente premiada publicou, em 2015, vários artigos em revistas internacionais de grande qualidade, com destaque para as revistas Renewable Energy, Energy policy e Utilities Policy, que estão entre as mais conceituadas na sua área de investigação. Destaca-se ainda a coautoria de 4 capítulos de livros, 16 comunicações e a candidatura com sucesso a uma Ação integrada Luso-Alemã, junto do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.


Tese de Doutoramento em Gestão de Empresas distinguida com o prémio Rogério Fernandes Ferreira, 2016 | 12 DEZ

A Tese de Doutoramento em Gestão de Empresas, da autoria de Cristina Sá, intitulada “Fatores determinantes da moral tributária em Portugal: uma análise através da aplicação de um modelo de equações estruturais”, orientada por Carlos Gomes e António Martins, foi distinguida com o prémio Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira, 2016



Carlos Gomes

Carlos Gomes, docente da FEUC e, George L.  Bezerra, estudante do Doutoramento em Gestão de Empresas da FEUC,  receberam o Prémio ANPET 2016 – Produção Científica pelo artigo “Measuring Performance in Complex Settings: An Exploratory Study of the Practices in the Airport Sector”.

O artigo foi apresentado no XXX Congresso da ANPET, da área de aspetos económicos sociais políticos e ambientais de transportes que decorreu entre os dias 16 e 18 de novembro no Rio de Janeiro.




Patricia Moura e Sá

Patrícia Moura e Sá

Recebeu o prémio Best Paper Award, atribuído na 19th QMOD conference International Conference on Quality and Service Sciences, pelo artigo ‘A typology of customer-to-customer interaction and its implications for excellence in service provision’, elaborado em conjunto com Marlene Paula Castro, docente da Universidade de Aveiro.

A 19th International QMOD-ICQSS Conference realizou-se em Roma entre os dias 21 e 23 de setembro.



António Martins

António Martins

Outstanding Paper in the 2016 Emerald Literati Network Awards for Excellence

O artigo “The Portuguese corporate tax reform and international trends: an assessment”, publicado no International Journal of Law and Management 2015 Vol 57 4 e recebeu o Outstanding Paper in the 2016 Emerald Literati Network Awards for Excellence.

Mais informação: http://www.emeraldgrouppublishing.com/authors/literati/awards.htm?year=2016




2015
Maria Elisabete Ramos

Elisabete Ramos
Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, atribuído pela CASES, na categoria de Estudos e Investigação.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado em 2012 pela CASES, constitui uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.

Na categoria de Estudos e Investigação foi premiado o estudo de Deolinda Meira e Maria Elisabete Ramos, Governação e regime económico das cooperativas. Estado da arte e linhas de reforma.

O presente estudo teve como objetivos repensar a identidade cooperativa, à luz das exigências do século XXI; apresentar propostas para a renovação do ambiente legal do sector cooperativo em Portugal; identi­ficar os aspetos do regime jurídico das cooperativas a necessitarem de alteração; e elaborar propostas de alteração do regime jurídico das cooperativas nos domínios da governação e do regime económico. O estudo olha para a tradição e o contributo das cooperativas em Portugal, incorpora a reflexão feita além-fronteiras sobre as preocupações específicas do setor cooperativo e, por fi­m, traça o rumo do que pode ser um projeto de reforma do Código Cooperativo.

  
  
Miguel Preto

Miguel Torres Preto

Best Paper Award da 13th Interdisciplinary European Conference on Entrepreneurship Research (IECER) 2015

A comunicação “Business Owners' Educational Skills and Entrepreneurial Teams on Workers’ Wages: The Role of Business Owners Gender” da autoria de Miguel Torres Preto, docente da FEUC e de Joana Mendonça e Filipa Madeira, investigadoras do IN+, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa recebeu o Best Paper Award da 13th Interdisciplinary European Conference on Entrepreneurship Research (IECER) 2015.

  
  
Susana Jorge

Susana Jorge

Melhor comunicação em Finanças Públicas

A comunicação Estudo do endividamento dos municípios portugueses: uma análise multigrupos da autoria de Susana Jorge e Nuno Adriano Baptista Ribeiro recebeu o prémio de Melhor Comunicação na área científica de Finanças Públicas nas XXV Jornadas Hispanolusas de Gestión Científica realizadas nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2015 em Ourense, Espanha.

  
  
2014
Carlos Gomes

Carlos Gomes

Na 50th MBAA International Conference, em Chicago, Carlos Gomes viu premiados dois artigos.

“Competitive Strategies in the Portuguese Service Sector” e “The Role of Business Internships in Understanding Effective Performance and Employment” receberam, respetivamente, o Distinguished Paper Award in Global Business Strategy e o Distinguished Paper Award in Teaching Management.

  

Patricia Moura e Sá

Patrícia Moura e Sá

Recebeu, na 17th QMOD-ICQSS Conference, o Best Paper Award, relativo ao Artigo: Translating the EFQM Model to the Courts: the Development of an Assessment Guide, elaborado em conjunto com António Albuquerque.

A 17th QMOD-ICQSS Conference realizou-se em Praga, entre os dias 3 e 5 de setembro.

  
Paulino Teixeira

Paulino Teixeira

Recebeu o prémio Outstanding paper of the year 2013, atribuído pela publicação International Journal of Manpower, pelo  artigo ‘Productivity, Wages, and the Returns to Firm- Provided Training: Fair Shared Capitalism?’,elaborado em conjunto com Ana Sofia Lopes, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria.

  
Paulo Gama

Paulo Gama

Prémio de melhor artigo científico da NYSE Euronext Lisbon

O estudo do efeito do sentimento dos investidores no mercado bolsista motivou a atribuição do prémio de melhor artigo científico da NYSE Euronext Lisbon a “Does sentiment matter for stock market returns? Evidence from a small European market”, publicado no Journal of Behavioral Finance, da autoria de Paulo Gama Gonçalves (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), Carla Fernandes (ISCA-UA) e Elisabete Vieira (ISCA-UA).

  
Susana Jorge

Susana Jorge

Prémio de Contabilidade “Luiz Chaves de Almeida” da APOTEC

Na 21ª edição, relativa ao ano de 2013,  o 1º prémio foi atribuído às autoras Susana Jorge e Sónia Nogueira com o trabalho intitulado: «O Relato Financeiro na Tomada de Decisão dos Políticos e Gestores Municipais. Evidência Empírica em Portugal»

  

Teresa Cravo

Teresa Cravo

Prémio da Associação Portuguesa de Ciência Política

Na edição relativa ao ano de 2014, Teresa Cravo foi premiada ex aequo com o prémio da Associação Portuguesa de Ciência Política para a melhor tese de doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais.

O Prémio da Associação Portuguesa de Ciência Política destina-se a estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação nas áreas de Ciência Política e de Relações Internacionais. O Prémio é atribuído à melhor Dissertação de Doutoramento nestas áreas disciplinares.

  
  
2013 
Adelino Fortunato

Adelino Fortunato

Um artigo científico, elaborado por si, em coautoria com Blandina Oliveira, “Testing Gibrat’s Law: Empirical Evidence from a Panel of Portuguese Manufacturing Firms”, foi selecionado, pelos Editores da Routledge Economics, como um dos 20 artigos que assinalam os 20 anos da publicação da revista International Journal of the Economics of Business, na celebração do seu vigésimo volume.

  
Alvaro Garrido

Álvaro Garrido

Recebeu o Prémio Cooperação e Solidariedade – António Sérgio, pelo livro “Mútua dos Pescadores – Biografia de uma Seguradora da Economia Social”, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), na categoria “Estudos e Investigação”. 

Nomeado para membro correspondente da Classe de Artes, Letras e Ciências, da Academia da Marinha. A Academia da Marinha é um órgão de natureza cultural da Marinha, com autonomia científica, ao qual incumbe promover e desenvolver os estudos e divulgar os conhecimentos relacionados com a história, as ciências, as letras e as artes e tudo o mais que diga respeito ao mar e às atividades marítimas.

  
Hermes Costa


Hermes Augusto Costa

Recebeu uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Manuel Lopes (na categoria de “Estudos e Investigação”/7ª edição), com o estudo “Informação e consulta de trabalhadores nas multinacionais: análise do impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal nos sectores metalúrgico, químico e financeiro.

  
João Clímaco

João Clímaco

Foi galardoado com o "The Georg Cantor Award", atribuído pela International Society on Multiple Criteria Decision Making, na 22nd International Conference on Multiple Criteria Decision Making, entre 17 e 21 June 2013, em Málaga, Espanha, na qual fez uma apresentação intitulada "MCDA models of my life".

  
João Lisboa

João Veríssimo Lisboa

Recebeu o Prémio de Melhor Trabalho da Divisão Académica Estratégia em Organizações (ESO), do XXXVI Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração do Brasil (ENANPAD 2013). O trabalho intitulado “Organizational Capabilities, Strategic Orientation, Strategy Formulation Quality, Strategy Implementation and Organizational Performance in Brazilian Textile Industries, foi elaborado em coautoria com Fátima Evaneide Barbosa de Almeida; Mário Gomes Augusto e Paulo César de Sousa Batista. O Encontro da ANPAD – EnANPAD - realiza-se anualmente, no mês de setembro e é hoje considerado o maior evento da comunidade científica e académica de administração no Brasil.

  
Luis Dias

Luis Dias

Recebeu a distinção Best Reviewer Award 2012 da revista Omega - The International Journal of Management Science

Trata-se de uma revista científica publicada pela Elsevier indexada na ISI com fator de impacto 3.338 (o segundo maior na área OPERATIONS RESEARCH & MANAGEMENT SCIENCE e o 17.º na área de MANAGEMENT).

  
Mario Augusto


Mário Gomes Augusto

Recebeu o Prémio de Melhor Trabalho da Divisão Académica Estratégia em Organizações (ESO), do XXXVI Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração do Brasil (ENANPAD 2013). O trabalho intitulado “Organizational Capabilities, Strategic Orientation, Strategy Formulation Quality, Strategy Implementation and Organizational Performance in Brazilian Textile Industries, foi elaborado em coautoria com Fátima Evaneide Barbosa de Almeida; João Veríssimo Lisboa e Paulo César de Sousa Batista. O Encontro da ANPAD – EnANPAD - realiza-se anualmente, no mês de setembro e é hoje considerado o maior evento da comunidade científica e académica de administração no Brasil.

  
Teresa Cravo

Teresa de Almeida Cravo

Recebeu o Prémio “Best PhD Student Paper 2013" (referente ao ano de 2012), atribuído pela European International Studies Association, na 8th Pan-European Conference on International Relations, entre 18 e 20 de setembro 2013, em Varsóvia, Polónia, onde apresentou o trabalho “The Construction of Mozambique's Success".