a carregar...

FEUC

Faculdade de Economia

A FEUC em Março de 2011

espaço
espaço
espaço
Arquivo

Actividade Científica dos docentes da FEUC


Publicações científicas
Actividade Cientifica

António Martins, “An increasing rift between tax and book income after the introduction of IFRS in Portugal”, Journal of Modern Accounting and Auditing, vol 7, nº 2, p. 111-124, 2011.

António Martins, “Decisões empresariais e risco fiscal: investimento e financiamento”, Fiscalidade - Revista de Direito e Gestão Fiscal, nº 39, pp. 50-61, 2011.

António Martins, Prefácio ao livro de Daniel Taborda, “Os donativos e seu tratamento fiscal”, Almedina, Coimbra, 2011.

Célia Braga, Patrícia Pereira da Silva e Ariovaldo dos Santos, "Sustainability reporting: an assessment tool for environmental disclosure in the electricity sector", Research Report, Serie: Relatórios de Investigação do INESC Coimbra, nº2/2011, INESC Coimbra, 2011.

Elias Soukiazis e Micaela Antunes, “Is foreign trade important for regional growth? Evidence from Portugal”, Economic Modelling, 28, p. 1363-1373, 2011.

Elias Soukiazis e Micaela Antunes, “Growth Performance in Portugal Since the 1960’s: A Simultaneous Equation Approach with Cumulative Causation Characteristics”, Estudos do GEMF, N.º 06 de 2011.

Elísio Estanque (co-autor), “Os sujeitos que nunca foram históricos: uma crítica do marxismo eurocêntrico”, Revista eletrônicaINTERthesis, Universidade Federal de Sta Catarina, Brasil, Março de 2011.

Hermes Costa, Recensão Crítica do livro de Florival  Lança (2010), "Inter Nacional", Porto: Editora Profedições, Lda, 168 pp. In: Ensino Superior, n. 39 (Janeiro/Fevereiro/Março), p. 49, 2011.

José Murteira, Esmeralda A. Ramalho e Joaquim S. Ramalho, “Heteroskedasticity Testing Through Comparison of Wald-Type Statistics”, Estudos do GEMF, nº 05 de 2011.

Paula Duarte Lopes e Daniela Nascimento, "República Federal da Nigéria", In: Freire, Maria Raquel, Política Externa. As Relações Internacionais em Mudança. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, Capítulo 12, p. 287-312, 2011.


Conferências e Palestras
 

Adelino Fortunato, “Amartya Sen and Ethics In Economics”, comunicação apresentada no Simpósio de Amartya Sen e Emma Rothschild sobre Justiça, Valores Humanos e Economia Política, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 14 de Março de 2011.

António Martins, moderação das sessões “IVA e neutralidade” e “Maior harmonização fiscal” na Conferência sobre “A reforma do IVA”, realizada na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, 30 de Março de 2011.

Clara Murteira, “The centrality of human lives in the analysis of development and beyond”, comunicação apresentada no Simpósio de Amartya Sen e Emma Rothschild sobre Justiça, Valores Humanos e Economia Política, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 14 de Março de 2011.

Elisabete Ramos, “Administradores de sociedades: exposição ao risco de responsabilidade e D&O Insurance”, conferência na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 5 de Março de 2011.

Elísio Estanque, “Precariedade, trabalho e conflitualidade”, intervenção no Seminário Internacional sobre Trabalho Precário,promovido pela Fundação Friedrich Ebert e pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Seguros, com a participação de Reinhard Naumann e Heiner Dribbusch. Goethe Institut, Lisboa, 16 de Março de 2011.

Elísio Estanque, “Jovens, acesso ao emprego e precariedade”, intervenção como convidado no debate “Primeiro Emprego, Expectativas e Frustrações”, com João Gaspar (FPCE), João Proença (UGT), Francisco Madelino (IEFP) e Eduardo Melo (AAC), promovido pela UGT – União Geral dos Trabalhadores. Hotel Dona Inês, Coimbra, 10 de Março de 2011.

Joaquim Romero Magalhães, Discurso de elogio do Apresentante (António Guterres) no Doutoramento Honoris Causa a Amartya Sen, Sala Grande dos Actos da Universidade de Coimbra, 13 de Março de 2011.

José Murteira, Esmeralda A. Ramalho e Joaquim S. Ramalho, “Heteroskedasticity Testing Through Comparison of Wald-Type Statistics”, Research seminar, CEFAGE-UE, Universidade de Évora, 11 de Março de 2011.

José Reis, “Por onde anda a Economia: ainda tem a ver com as pessoas?”, Ciclo de Conferências de Economia “Economia Para Todos”, Fábrica Braço de Prata, Lisboa, 1 de Março de 2011.

José Reis, “A crise como desconstrução: as interdependências desfeitas na economia e na sociedade”, comunicação apresentada na Conferência Key Policies to Overcome the Crisis, Centro de Estudos Sociais e Organização Internacional do Trabalho, Universidade de Lisboa, 25 de Março de 2011.

Lina Coelho, “Positional Objectivity, Wide Public Scrutiny and the Reduction of Gender’s Injustice: Sen’s Way”, comunicação apresentada no Simpósio de Amartya Sen e Emma Rothschild sobre Justiça, Valores Humanos e Economia Política, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 14 de Março de 2011.

Paula Duarte Lopes, “Even if Water is Securitized, So What?”, 52ª Convenção Anual da International Studies Association, Montreal, Canadá, 16-19 Março de 2011.

Paula Duarte Lopes, “Water Is Water No Matter The Container, Or Is It? – The Marketisation Of Water”, 52ª Convenção Anual da International Studies Association, Montreal, Canadá, 16-19 Março de 2011.

Pedro Cerqueira, “A Closer Look at the World Business Cycle Synchronization”, seminário no âmbito do Ciclo “Os Artigos Digerem-se Bem”, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 23 de Março de 2011.

Teresa Carla Oliveira, Discurso de elogio a Amartya Sen no Doutoramento Honoris Causa a Amartya Sen, Sala Grande dos Actos da Universidade de Coimbra, 13 de Março de 2011.

Virgínia Ferreira, moderação de mesa redonda e debate no Ciclo de Conferências Internacionais “Políticas de igualdade de género: contextos, vozes e desígnios”, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 17 de Março de 2011.

Vítor Neves, “After Sen what about objectivity in economics?”, comunicação apresentada no Simpósio de Amartya Sen e Emma Rothschild sobre Justiça, Valores Humanos e Economia Política, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 14 de Março de 2011.


Organização de Eventos Científicos
Júlio Mota, Luís Peres Lopes e Margarida Antunes, Organização da sessão 4 do Ciclo Integrado de Cinema, Debates e Colóquios na FEUC 2010/2011, com o título As velhas e novas cidades na economia global, integrada na programação da XIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra. Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra, 2 de Março de 2011.
 
Participação em Júris de Doutoramento,  Agregação e de Concursos
 

Adelino FortunatoRita Martins, Júri das provas de doutoramento em Economia, na especialidade de Desenvolvimento e Política Económica, de Vítor Manuel Ferreira Marques, com a tese intitulada “Fundamentos do mercado ibérico de energia eléctrica – uma análise do mercado grossista espanhol desde a sua criação até Junho de 2007”, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 15 de Março de 2011.

João Arriscado Nunes e José Manuel Mendes, Júri das provas de doutoramento em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação, de Elsa Margarida da Silva Rodrigues, com a tese intitulada “Alteridade, Tecnologia e Utopia no Cinema de Ficção Científica Norte Americano: A Tetralogia ALIEN”, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 29 de Março de 2011.

João ClímacoJoão Paulo Costa e Filipe Coelho, Júri das provas de doutoramento em Gestão – Ciência Aplicada à Gestão, de Luíza Cristina de Alencar Rodrigues, com a tese intitulada “Dos mecanismos de controlo à orientação para o cliente: um estudo empírico com empregados de contacto”, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 14 de Março de 2011.

 
Prémios


Boaventura de Sousa Santos foi distinguido com o “Accesit” do Prémio da Fundación Xavier Salas (Espanha). O galardão foi entregue pelo presidente da Fundación Xavier Salas, nas instalações do Centro de Estudos Sociais (CES), no dia 21 de Março de 2011.

 
Cursos Especializados
António Martins, Curso breve sobre “A tributação do lucro empresarial”, Ordem dos Engenheiros, Coimbra, Março de 2011.

Artigos de Opinião

Artigos de Opinião

Boaventura de Sousa Santos, “As Mulheres não são Homens”, Visão, 10 de Março de 2011.

Boaventura de Sousa Santos, “Quem Quer Eleições?”, Público, 22 de Março de 2011.

Elísio Estanque, “Sementes de violência”, revista semanal C – Coimbra, 31 de Março de 2011.

Elísio Estanque, “A avenida do futuro”, Diário de Notícias, 14 de Março de 2011.

Elísio Estanque, “Precários à rasca e a rebelião do ciberactivismo”, Público, 11 de Março de 2011.

O que a Imprensa diz de nós

Imprensa

Entrevista de José Reis ao Jornal de Negócios, 9.03.2011.

Notícias sobre o Doutoramento Honoris Causa atribuído a Amartya Sen e sobre o Simpósio, na FEUC, com Amartya Sen e Emma Rothschild, sobre Justiça, Valores Humanos e Economia Política, que contou ainda com apresentações de Adelino Fortunato,Clara Murteira, João Rodrigues, Lina Coelho e Vítor NevesPúblico, 13.03.2011; As BeirasCorreio da ManhãDiário de CoimbraDiário de NoticiasJornal iJornal SolPrimeiro de JaneiroPúblico, 14.03.2011.

Tomada de posse de Margarida Mano como Vice-Reitora da Universidade de Coimbra. As Beiras, 15.03.2011.

A Júnior Empresa de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (JEEFEUC) organiza um ciclo deworkshops para debater a evolução e as tendências futuras do marketing. As Beiras, 21.03.2011.

Entrevista de Elísio Estanque ao jornal brasileiro “Opera Mundi”, a propósito dos problemas da precariedade, do desemprego e dos projectos da juventude, publicado sob o título “Desemprego e precariedade no mercado de trabalho desencadeiam onde de protestos em Portugal”, por Vitor Sorano, 20.03.2011.

Notícias sobre a distinção atribuída a Boaventura de Sousa Santos pela Fundación Xavier Salas. As Beiras e Diário de Coimbra, 22.3.2011.

Declarações de António Martins sobre “Mexida nos impostos” ao Diário Económico, 31.03.2011 (p. 6).

Rádio/Televisão

Participação de Elísio Estanque como convidado no programa “Observatório superior” da RUC – Rádio Universidade de Coimbra,sobre o programa “Erasmus” de mobilidade interuniversitária, 08.03.2011.

Entrevista de Elísio Estanque à Antena 1, sobre a questão da precariedade e a manifestação da “Geração à Rasca” do dia 12 de Março, 10-11.03.2011.

Entrevista de Elísio Estanque para a TV channel ARTE TV (televisão francesa e alemã), sobre a crise e a precariedade do emprego em Portugal, no âmbito de uma reportagem que inclui a manifestação da chamada “geração à rasca” (de 12 de Março), 07.03.2011.

Reportagem televisiva sobre a Ciclo de Conferências Internacionais “Políticas de igualdade de género: contextos, vozes e desígnios” realizada na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra a 17 de Março de 2011. Ver…

Participação de Elísio Estanque como convidado no programa “Observatório superior” da RUC – Rádio Universidade de Coimbra,sobre o “Dia do Estudante” e os movimentos estudantis dos anos 60, 21.03.2011.

Participação de José Reis no Programa Prós e Contras, RTP 1, 28.03.2011. Ver…

rede UC

Entrevista de Carlos Fortuna aos serviços de difusão da Rede dos Antigos Estudantes da UC, na rubrica “ Livro da Semana”, Março de 2011. Ver…

Entrevista de João Sousa Andrade aos serviços de difusão da Rede dos Antigos Estudantes da UC, na rubrica “ Livro da Semana”, Março de 2011. Ver…