a carregar...

FEUC

Faculdade de Economia

A FEUC no último mês

espaçoArquivo

A Universidade de Coimbra e os seus centros de investigação constituem uma referência nacional e internacional na produção de ciência em inúmeros domínios.

A Universidade desenvolve também um conjunto extenso de atividades de transferência de saberes e no apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do tecido empresarial. Dispõe ainda de estruturas direcionadas para a integração do seu potencial científico no âmbito dos esforços de desenvolvimento do tecido económico e da sociedade em geral, com integração de saberes. (in http://www.uc.pt/investigacao).

É nestes termos que, na página Web da Universidade de Coimbra, é feito o enquadramento da Investigação; e será a partir desses mesmos termos que podemos referenciar a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Sendo uma faculdade de média dimensão - no que toca à sua estrutura física e aos seus recursos docentes e discentes - destaca-se no entanto por referenciar 9 centros de investigação e 1 associação de formação pós-avançada (APEU), que desta forma sedimentam o trabalho dos seus docentes que, desta forma, desenvolvem um trabalho essencial de investigação e produção de novos conhecimentos que se têm destacado a nível nacional e internacional.

Nesta página encontram-se referenciadas algumas das atividades decorridas no passado recente ao nível da produção científica e atividades de extensão protagonizadas pelos docentes/investigadores da FEUC: Atividades Científicas dos Docentes da FEUC, Artigos de Opinião e O que a Imprensa Diz de Nós.

Janeiro de 2012

Atividade Científica dos docentes da FEUC


Publicações científicas
Actividade Cientifica

E. Asadi, M. Gameiro da Silva., C.H. Antunes e Luís Dias, “Multi-objective optimization for building retrofit strategies: a model and an application”, Energy and Buildings, vol. 44, nº. 1, pp. 81-87, janeiro de 2012.

Elias Soukiazis, Pedro Cerqueira e Micaela Antunes, “Modelling Economic Growth with Internal and External Imbalances: Empirical Evidence from Portugal”, Economic Modelling, vol. 29, pp. 478-486, 2012.

Livro A Classe Média ...

Elísio Estanque, “A Classe Média - Ascensão e Declínio”, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Almedina, 120 p., 2012.



João Amaro de Matos e Nuno Silva, “Consuming Durable Goods When Stock Markets Jump: a Strategic Asset Allocation Approach”, Estudos do GEMF, n.º 01 de 2012.

P. Almeida e Luís Dias, “Value-based DEA models: application-driven developments”, Journal of the Operational Research Society, vol. 63, nº. 1, pp. 16-27, janeiro de 2012.


Conferências e Palestras
 

António Martins, ministrou uma série de seminários sobre “International Taxation”, a convite da Universidade ESAN, Lima, Perú, no âmbito da “Semana Internacional” do MBA desta Universidade, 15-20 de janeiro de 2012.

José Reis, debate "A Crise do Euro", Lisboa, Livraria Barata, 30 de janeiro de 2012.

Maria Raquel Freire, “Rússia, Ucrânia e a Segurança Europeia”, Curso de Defesa Nacional 2011/2012, Instituto de Defesa Nacional (IDN), Porto, 23 de janeiro de 2012.

Patrícia Pereira da Silva, “O impacto económico da construção da Mini-Hídrica do Mondego", Colóquio "Mondego Vivo", Discussão do Projeto a Mini-Hídrica no Rio Mondego, Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova, 21 de janeiro de 2012.

Paula Duarte Lopes, "A Escassez de recursos estratégicos: o caso da água", Curso de Defesa Nacional, Instituto de Defesa Nacional, Lisboa, 11 de janeiro de 2012.

Pedro Bação, “A Poupança em Portugal”, seminário do Ciclo “Os Artigos Digerem-se Bem”, FEUC, 26 de janeiro de 2012.

 
Participação em Júris de Doutoramento, Agregação e de Concursos


António Rafael Amaro, júri das provas de Doutoramento em História, de Giovanna de Aquino Fonseca, Universidade do Minho, 30 de janeiro de 2012.

Maria Raquel Freire, júri das provas de doutoramento em Relações Internacionais, de Luís Eduardo Marquês Saraiva, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Lusíada de Lisboa, 5 de Janeiro de 2012.

João Lisboa e Arnaldo Coelho, júri das provas de doutoramento em Gestão de Empresas, na especialidade de Estratégia e Comportamento Organizacional, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de João Alves de Melo, com a tese intitulada “Gestão pública participativa: avaliação do orçamento participativo da Prefeitura de Fortaleza”, 16 de janeiro de 2012.

José Soares da Fonseca, júri de “Habilitation à Diriger des Recherches “ na Universidade de Paris-Ouest, 10 de janeiro de 2012.

Paula Duarte Lopes, júri das provas do Doutoramento em Relações Internacionais, de Mohamed Mansour Ali Kadah, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 17 de janeiro de 2012.


Atividades Científicas/Institucionais fora da FEUC
António Casimiro Ferreira tomou posse como arbitro presidente do Conselho Económico e Social passando a integrar a respetiva lista de árbitros presidentes, 31 de janeiro de 2012.


Prémio
José Manuel Mendes ganhou o Prémio Análise Social 2011 pelo artigo, publicado em 2010 na Revista Análise Social, "Pessoas sem voz, redes indizíveis e grupos descartáveis: os limites da teoria do actor-rede".

Artigos de Opinião

Artigos de Opinião

António Martins, “O planeamento fiscal e o endividamento das empresas”, Jornal de Contabilidade, nº 418, pp.18-19, janeiro de 2012.

Elísio Estanque, “O caciquismo como negação da democracia”, A Cabra Online, 25 de janeiro de 2012.
Elísio Estanque, “A ‘escola’ do caciquismo, ou a democracia sitiada”, Público, 15 de janeiro de 2012.
Boaventura de Sousa Santos, “Quarta carta às esquerdas”, Opera Mundi, 16 de janeiro de 2012.

O que a Imprensa diz de nós

Imprensa

Depoimento de Pedro Bação no artigo “O balanço das perspectivas dos economistas para 2012”, Jornal de Negócios, 6.01.2012.

Declarações de Paulo Peixoto sobre projeto europeu “A água como património” financiado pelo Programa Cultura, Diário da Beiras, 13.01.2012.

Entrevista de António Martins à “Conexión ESAN” sobre “Doble tributación internacional”, Lima, 18 de janeiro de 2012.

Entrevista de Patrícia Pereira da Silva à Agência Lusa sobre “Impacto socio-económico da Mini-Hídrica do Mondego”, 21.01.2012.

Opinião de Elísio Estanque sobre hábitos e comportamentos que poderão mudar devido à crise, incluída na peça “Em 2012, vamos conhecer o vizinho, cuidar da horta e integrar uma associação”, por Maria João Lopes, Público, 22.01.2012.

Entrevista de Elísio Estanque ao jornal Diário de Notícias sobre o Congresso da CGTP e a saída de Manuel Carvalho da Silva, 27.01.2012.

Notícias sobre a publicação do livro “A Classe Média - Ascensão e Declínio” de Elísio Estanque: “Classe média está em risco de «implosão»”, Público, 29.01.2012; “Classe média como a conhecemos poderá desaparecer”, Diário de Notícias, 29.01.2012. “Classe média pode desaparecer devido à crise”, A Bola, 29.01.2012, “A classe média pode desaparecer – Está em risco de um empobrecimento muito rápido, alerta o sociólogo Elísio Estanque”, jornal i online, 29.01.2012; “Sociólogo: Classe média como a conhecemos poderá desaparecer”, Diário Digital, 29.01.2012.

Entrevista de de Elísio Estanque à Agência Lusa, difundida em vários jornais: “Sociólogo diz que classe média pode acabar” - Diário de Coimbra; “Classe média em risco” - Correio da Manhã; “Classe média em risco de acabar” - Jornal de Notícias; “Classe média está perto de fazer parte do passado”- Destak; “Jovens podem solucionar crise” - Jornal i, 30.

Declarações de José Reis a propósito da divulgação pelo INE de indicadores de confiança das empresas e dos consumidores divulgados pelo INE, Lusa, 30.01.2012.

Notícia sobre Ciclo de conferências e debate “Há Luz ao Fundo do Túnel?” sobre a situação económica e social de Portugal e da Europa, organizado pelo economista Miguel Fonseca e o Club MBA da FEUC, Diário de Coimbra, 31.01.2012.

Declarações de José Reis sobre o pacto orçamental europeu, Diário de Notícias, 31.01.2012.

“Otimismo com a nova classe média pode ser «contraproducente»”, depoimento de Elísio Estanque, DCI, 31.01.2012.

Rádio/Televisão

António Martins, participou no Programa “Antena Aberta” da RDP- Antena 1, sobre “A deslocalização de empresas e razões fiscais”, 5.01.2012. 01.2012.

Daniel Murta participou no programa “Antena Aberta” da RDP- Antena 1, conduzido pela jornalista Eduarda Maio, numa emissão dedicada aos transportes, 27.01.2012.

Participação de Elísio Estanque e João Sousa Andrade no debate na RUC – Rádio Universidade de Coimbra, no Programa “Ponto e Vírgula”, sobre “Fuga de cérebros e saídas profissionais dos licenciados”, com Sérgio Pinto (DG-AAC), apresentado por Diogo Pereira, 22.01.2012.

Elísio Estanque participou no programa “Antena Aberta”  da RDP- Antena 1, conduzido pela jornalista Eduarda Maio, em debate com os ouvintes sobre o livro «A Classe Média: Ascensão e Declínio», 27.01.2012.

Entrevista de Elísio Estanque  à RTP 1, em comentário sobre o Congresso da CGTP e a substituição de Manuel Carvalho da Silva como Secretário-Geral, 27.01.2012.

Entrevista de Elísio Estanque  à TVI 24, programa “Discurso Direto”, em comentário à imprensa do dia e com apresentação dos livros: “O Sindicalismo Português e a Nova Questão Social” e “A Classe Média: Ascensão e Declínio”, 27.01.2012.

Entrevista de Elísio Estanque ao canal de televisão RTP 1, apresentada no telejornal das 20:00h, sobre a publicação do livro «A Classe Média: Ascensão e Declínio», 29.01.2012.