a carregar...

FEUC

Faculdade de Economia

espaçoArquivo

A Universidade de Coimbra e os seus centros de investigação constituem uma referência nacional e internacional na produção de ciência em inúmeros domínios.

A Universidade desenvolve também um conjunto extenso de atividades de transferência de saberes e no apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do tecido empresarial. Dispõe ainda de estruturas direcionadas para a integração do seu potencial científico no âmbito dos esforços de desenvolvimento do tecido económico e da sociedade em geral, com integração de saberes. (in http://www.uc.pt/investigacao).

É nestes termos que, na página Web da Universidade de Coimbra, é feito o enquadramento da Investigação; e será a partir desses mesmos termos que podemos referenciar a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Sendo uma faculdade de média dimensão - no que toca à sua estrutura física e aos seus recursos docentes e discentes - destaca-se no entanto por referenciar 9 centros de investigação e 1 associação de formação pós-avançada (APEU), que desta forma sedimentam o trabalho dos seus docentes que, desta forma, desenvolvem um trabalho essencial de investigação e produção de novos conhecimentos que se têm destacado a nível nacional e internacional.

Nesta página encontram-se referenciadas algumas das atividades decorridas no passado recente ao nível da produção científica e atividades de extensão protagonizadas pelos docentes/investigadores da FEUC: Atividades Científicas dos Docentes da FEUC, Artigos de Opinião e O que a Imprensa Diz de Nós.

Abril de 2013

Atividade Científica dos docentes da FEUC


Publicações científicas



Actividade Cientifica

António Martins, “Casino taxation in Portugal: the Supreme Court and autonomous taxes”, Gaming Law Review & Economics, vol. 17, nº 3, pp. 195-203, 2013.

Carmen Amado Mendes, "A Relevância do Fórum Macau: O Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, Nação e Defesa, nº 134, pp.279-296, 2013.

César F. S. Bastos e Carlos Ferreira Gomes, “Factores que influenciam a implementação de sistemas de medição da performance”, Atas do XIII Congresso Internacional de Custos, Porto, Portugal, abril de 2013.

Clara Rocha, Luís Dias e Isabel Dimas, “Multicriteria Classification with unknown categories: a Clustering-Sorting approach and an application to Conflict Management", Journal of Multi-Criteria Decision Analysis, vol. 20, issue 1-2, pp. 13–27, 2013. (DOI: 10.1002/mcda.1476)

Elísio Estanque, Hermes Augusto Costa e José Soeiro, “The new global cycle of protest and the Portuguese case”, Journal of Social Science Education, vol. 12, nº 1, pp. 31-40, 2013.

Elísio Estanque e Hermes Augusto Costa, “O sindicalismo europeu no centro do vulcão: desafios e ameaças”, Janus-Anuário de Relações Exteriores, nº 16, 2013.

José Murteira, E. Ramalho e J. Ramalho, "Heteroskedasticity testing through a comparison of Wald statistics", Portuguese Economic Journal, Abril 2013. (DOI: 10.1007/s10258-013-0087-x)

José Soares da Fonseca, “Innovations in return transmission, and performance comparison between the five biggest Euro area stock markets”, International Economics and Economic Policy, Abril 2013. (DOI: 10.1007/s10368-013-0239-6)

Maria Elisabete Ramos, "A governação das fundações. Anotação ao Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 24 de maio de 2012", Cooperativismo e Economía Social, n.º 34 (2011/2012), Universidade de Vigo, p. 277-286 (publicado em abril de 2013).

Maria João Alves, C. Henggeler Antunes e D. Rios Insua (Guest Editors), Special Section on “Uncertainty and robustness in MCDA”, Journal of Multi-Crieria Decision Analysis, vol. 20, issue 1-2, 2013. (Editorial, DOI: 10.1002/mcda.1498)

Vítor Castro, “Macroeconomic Determinants of the Credit Risk in the Banking System: The Case of the GIPSI”, Estudos do GEMF, n.º 12 de 2013.




Prémios

Luís Dias recebeu a distinção Best Reviewer Award 2012 da revista Omega - The International Journal of Management Science.



Conferências e Palestras



António Casimiro Ferreira, “Os Territórios da Austeridade”, As Fronteiras da Crise na União Europeia, FDUC, 27 de abril de 2013.

António Martins, “Aspetos internacionais da tributação empresarial”, conferência na Pós-graduação em Contabilidade e Fiscalidade, ISCAC, Coimbra, 26 de abril de 2013.

Carlos Carreira e Luís Peres Lopes, “Are small firms more dependent on the local environment than larger firms? Evidence from Portuguese manufacturing firms”, 17th Workshop APDR “Firm performance and growth: a regional, institutional and policy perspective”, Universidade de Aveiro, 19 de abril de 2013.

Carmen Amado Mendes, “Macau 500 Anos Depois: A Plataforma da China para o Mundo Lusófono”, conferência na Fundação Oriente, Lisboa, 19 de abril de 2013.

Jorge Marques, “Mathematical modeling of consumer’s preferences using partial differential equations”, seminário integrado no Ciclo “Os Artigos Digerem-se Bem”, FEUC, 24 de abril de 2013.

José António Pereirinha e Maria Clara Murteira, “Challenges to European Welfare Systems: the case of Portugal”, Conferência Current Challenges to European Welfare Systems, Siegen, Alemanha, 11-13 de abril de 2013.

José Murteira e J. Ramalho, "Regression Analysis of Multivariate Fractional Data", Royal Economic Society Annual Conference, Royal Holloway, University of London, 3 - 5 de abril de 2013.

Paula Lopes, "Objectivos de Desenvolvimento do Milénio: conquistas e desafios", Palestra no âmbito do programa CES vai à escola, Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda, 12 de abril de 2013.

Paula Lopes, Raquel Freire e Daniela Nascimento, "More than words? The role of the African Union in the face of regional complex humanitarian and political emergencies", comunicação na Convenção Anual da International Studies Association em San Franciso, EUA, 3 de abril de 2013.

Paula Lopes, Andrea Gerlark e Madeline Baer, "Unpacking discourse around the human right to water", comunicação na Convenção Anual da International Studies Association em San Franciso, EUA, 5 de abril de 2013.

Susana Jorge, M. Antónia Jesus e Raul Laureano, “Exploring determinant factors of differences between Governmental Accounting and National Accounting budgetary balances in EU member-States”, XVII IRSPM Conference “Public Sector responses to Global Crisis: New Challenges for politics and public management?”, Prague, Czech Republic, 10-12 de abril de 2013.




Organização de Eventos Científicos



Carmen Amado Mendes, organização do Ciclo de Documentários, “China: Um Século de Humilhação, uma Século de Revolução”, FEUC, 9, 16,23 e 30 de abril de 2013.

Carmen Amado Mendes, organização da visita de estudantes de Relações Internacionais ao Instituto de Defesa Nacional e Ministério dos Negócios Estrangeiros , 15 de abril de 2013.

Paulo Saraiva e Nuno Cardoso, organizadores e guias de um Passeio com a Matemática (org. conjunta: Museu da Ciência da UC, SPM Centro e Secção de Filatelia da AAC), Coimbra, 11 de abril de 2013.




Provas de Agregação

Luís Dias, Provas de Agregação em Gestão-Ciência Aplicada à Decisão, 18 e 19 de abril de 2013.



Participação em Júris de Doutoramento, Agregação e de Concursos



Arnaldo Coelho e Manuela Santos Silva, júri das provas de Doutoramento em Gestão de Empresas, na especialidade de Estratégia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Gelso Pedrosi Filho, com a tese intitulada “Determinantes de Envolvimento de Pesquisadores Académicos Brasileiros na Criação de SPIN-OFF”, 1 de abril de 2013.

Boaventura Sousa Santos, júri das provas de Doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Raul Mendes Fernandes Júnior, com a tese intitulada “O Informal e o Artesanal: Pescadores e Revendedeiras de peixe na Guiné-Bissau”, 10 de abril de 2013.

Boaventura Sousa Santos e Maria Manuel Leitão Marques, júri das provas de Doutoramento em Sociologia, na especialidade de Sociologia do Estado, do Direito e da Administração, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de João Paulo dos Santos Dias, com a tese intitulada “O Ministério Público e o Acesso ao Direito e à Justiça: entre as competências legais e as práticas informais”, 11 de abril de 2013.

Boaventura Sousa Santos, júri das provas de doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Eurídice Furtado Monteiro, com a tese intitulada “Entre os Senhores das Ilhas e as Descontentes – Ausência e Emergência de Mulheres no Campo Político em Cabo Verde”, 12 de abril de 2013.

João Arriscado Nunes e José Manuel Mendes, júri das provas de Doutoramento em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Maria Strecht Monteiro Mata de Almeida, com a tese intitulada “Estudos do Envelhecimento Eritrocitário, Escalas e Outras Multiplicidades em Biomedicina”, 4 de abril de 2013.

João Lisboa e Patrícia Moura e Sá, júri das provas de Doutoramento em Gestão de Empresas, na especialidade em Gestão e Pessoas, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Ana Cristina dos Anjos Grilo Pinto de Sá, com a tese intitulada “A Importância Estratégica do Desenho da Função em Contexto de CALL CENTER”, 10 de abril de 2013.

João Clímaco e João Paulo Costa, júri das provas de Agregação em Gestão-Ciência Aplicada à Decisão, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Luís Miguel Cândido Dias, 18 e 19 de abril de 2013.




Cursos Especializados

Elísio Estanque, Mini-curso sobre “Discurso, Trabalho e Movimentos Sociais”, na Universidade Federal da Grande Dourados – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, promovido pelo Grupo de Estudos de Língua(gens) e Discurso, 3 a 5 de abril de 2013.

Artigos de Opinião

Artigos de Opinião

Alan Stoleroff, Elísio Estanque, Hermes Augusto Costa, et al. , “Carta à direção da CGTP”, Público, 2 de abril de 2013.

António Martins, “A indispensabilidade dos gastos, a jurisprudência e a conflitualidade fiscal”, Jornal de Contabilidade, nº 431, pp. 59-60, Abril 2013.

Susana Jorge, “The future of Public Sector Accounting in EU member-States – IPSAS or EPSAS?”, CIGAR Newsletter, vol. 4, issue 2, Abril 2013.


O que a Imprensa diz de nós

Imprensa

Rádio/Televisão

Entrevista de Carmen Mendes à Rádio Macau, onde comenta as negociações entre Portugal e a China sobre a questão de Macau, no âmbito dos 26 anos da assinatura da Declaração Conjunta. Programa Paralelo 22, 14 de abril de 2013.