a carregar...

FEUC

Faculdade de Economia

espaçoArquivo

A Universidade de Coimbra e os seus centros de investigação constituem uma referência nacional e internacional na produção de ciência em inúmeros domínios.

A Universidade desenvolve também um conjunto extenso de atividades de transferência de saberes e no apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do tecido empresarial. Dispõe ainda de estruturas direcionadas para a integração do seu potencial científico no âmbito dos esforços de desenvolvimento do tecido económico e da sociedade em geral, com integração de saberes. (in http://www.uc.pt/investigacao).

É nestes termos que, na página Web da Universidade de Coimbra, é feito o enquadramento da Investigação; e será a partir desses mesmos termos que podemos referenciar a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Sendo uma faculdade de média dimensão - no que toca à sua estrutura física e aos seus recursos docentes e discentes - destaca-se no entanto por referenciar 9 centros de investigação e 1 associação de formação pós-avançada (APEU), que desta forma sedimentam o trabalho dos seus docentes que, desta forma, desenvolvem um trabalho essencial de investigação e produção de novos conhecimentos que se têm destacado a nível nacional e internacional.

Nesta página encontram-se referenciadas algumas das atividades decorridas no passado recente ao nível da produção científica e atividades de extensão protagonizadas pelos docentes/investigadores da FEUC: Atividades Científicas dos Docentes da FEUC, Artigos de Opinião e O que a Imprensa Diz de Nós.

Fevereiro de 2013

Atividade Científica dos docentes da FEUC


Publicações científicas
Actividade Cientifica

António Martins, “Small businesses, share buybacks, tax auditing and the use of valuation methods: an analysis of the Portuguese case”, Journal of Applied Accounting Research, vol. 14, nº 1, 2013.

Caroline G. Rosa Cunha e Carlos F. Gomes, “Medição e Gestão da Performance Ambiental”, Atas da XXIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Málaga, Espanha, 2013.

Elísio Estanque, “Labour, and trade unions in Europe”, Aula inaugural da GLU – Global Labour University, na Unicamp, Instituto de Economia/ CESIT, 8 de fevereiro de 2013.

João Sousa Andrade e António Portugal Duarte, “The Dutch Disease in the Portuguese Economy”, Estudos do GEMF, n.º 05 de 2013.

Luca Agnello, Vítor Castro e Ricardo M. Sousa, “Are There Change-Points in the Likelihood of a Fiscal Consolidation Ending?”, Estudos do GEMF, n.º 06 de 2013.

Marquinha Zinga, Mário Augusto e Elisabete Ramos, “Family Involvement, Agency Cost of Debt, and Small Firms Performance: Research Agenda”, Atas das XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Málaga, Espanha (9 p.), 2013.

Pedro Bação, António Portugal Duarte e Mariana Simões, “The International Monetary System in Flux: Overview and Prospects”, Estudos do GEMF, n.º 07 de 2013

Pedro Reis e Mário Augusto, “O Valor Terminal ou de Continuidade na Avaliação de Empresas: Revisão da Literatura e Linhas de Investigação Futuras”, Atas das XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Málaga, Espanha (13 p.), 2013.

Sara Freire e Mário Augusto, “Atributos do Investidor que Explicam a sua Propensão Face ao Risco na Alocação das suas Poupanças”, Atas das XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Málaga, Espanha (14 p.), 2013.


Apresentação de livros
Torturem os Números que Eles Confessam



Apresentação do livro “Torturem os Números que Eles Confessam – Sobre o Mau-Uso e Abuso das Estatísticas em Portugal, e Não Só” de Pedro Ramos. Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, 19 de fevereiro de 2013.
Livro apresentado por José Reis.






Livro - Doença Mental, Instituições e Famílias


Apresentação do livro "Doença Mental, Instituições e Famílias - Os Desafios da Desinstitucionalização em Portugal" de Pedro Hespanha, Sílvia Portugal, Cláudia Nogueira, José Pereira e Maria J. Hespanha.

Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, 28 de fevereiro de 2013.

Livro apresentado por Fátima Alves (Univ. Aberta do Porto)





Conferências e Palestras
 

António Martins, intervenção sobre o tema “Fiscalidade empresarial” no III Fórum Inovação e Empreendedorismo, NEE/AAC, FEUC, 27 fevereiro de 2013.

Caroline G. Rosa Cunha e Carlos F. Gomes, “Medição e Gestão da Performance Ambiental”,  XXIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, Málaga, Espanha, 7-9 de fevereiro de 2013.

José Reis, “A economia verde: metáfora ou programa?”, Conferência no Mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 14 de fevereiro de 2013.

José Reis, “A crise internacional e a inação da União Europeia”, Conferência no Instituto da Defesa Nacional, Porto, 18 de fevereiro de 2013.

Marquinha Zinga, Mário Augusto e Elisabete Ramos, “Family Involvement, Agency Cost of Debt, and Small Firms Performance: Research Agenda”, XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Málaga, Espanha, 7-9 de fevereiro de 2013.

Patrícia Pereira da Silva, “Análise Comparativa do Processo de Evolução do Setor Elétrico Portugal – Brasil”, Seminário Internacional ERSE-GESEL, Auditório da ERSE, Lisboa, 8 de fevereiro de 2013.

Pedro Reis e Mário Augusto, “O Valor Terminal ou de Continuidade na Avaliação de Empresas: Revisão da Literatura e Linhas de Investigação Futuras”, XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Málaga, Espanha, 7-9 de fevereiro de 2013.

Sara Freire e Mário Augusto, “Atributos do Investidor que Explicam a sua Propensão Face ao Risco na Alocação das suas Poupanças”, XXIII Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Málaga, Espanha, 7-9 de fevereiro de 2013.


Participação em Júris de Doutoramento, Agregação e de Concursos


António Casimiro Ferreira e Boaventura de Sousa Santos, júri das provas de Doutoramento em Sociologia, na especialidade de Sociologia do Estado, do Direito e da Administração, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de João António Fernandes Pedroso, com a tese intitulada “Acesso ao Direito e à Justiça: um direito fundamental em (des)construção – O caso do acesso ao direito e à justiça da família e das crianças”, 5 de fevereiro de 2013.

Carlos Fortuna e José Manuel Mendes, júri das provas de Doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Fátima da Cruz Rodrigues, com a tese intitulada “Antigos Combatentes Africanos das Forças Armadas Portuguesas – A Guerra Colonial como Território de (Re)conciliação”, 15 de fevereiro de 2013.

Eduardo Barata e Luís Cruz, júri das provas de Doutoramento em Economia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Paula Marisa Nunes Simões com a tese intitulada “The recreational use value of a national forest”, 7 de fevereiro de 2013.

Elias Soukiazis e Pedro Lopes Ferreira, júri das provas de Doutoramento em Economia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Ana Isabel da Silva Alves Poças, com a tese intitulada “The Interrelations Between Health, Human Capital and Economic Growth. Empirical Evidence From The OECD Countries and Portugal”, 21 de fevereiro de 2013.

João Lisboa e Patrícia Pereira da Silva, júri das provas de Doutoramento em Gestão de Empresas, na especialidade em Contabilidade, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Célia Maria Braga Carneiro, com a tese intitulada “A Divulgação da Informação Ambiental: Um Estudo com Empresas do Setor de Energia Elétrica do Brasil e da Península Ibérica”, 5 de fevereiro de 2013.

José Manuel Pureza e Paula Duarte Lopes, júri das provas de Doutoramento em Relações Internacionais-Política Internacional e Resolução de Conflitos, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Filipe Luís de Vasconcelos Romão com a tese intitulada “Nacionalismos centrípetos e centrífugos e conflitualidade: o caso espanhol”, 19 de fevereiro de 2013.

Pedro Ramos e Vítor Neves, júri das provas de doutoramento em Economia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Flora Hermengarda de Pinho e Cunha Lobo, com a tese intitulada “A Descentralização Orçamental e o Endividamento Público Subnacional – Uma Aplicação aos Municípios Portugueses”, 8 de fevereiro de 2013.

Artigos de Opinião

Artigos de Opinião

Elísio Estanque, “Visto do Brasil: greves ‘manifs’ e passeatas’”, jornal Público, 26 de fevereiro de 2013.

José Reis, “Não há luz, só túnel”, Jornal Público, 15.02.2013



O que a Imprensa diz de nós

Imprensa

Declarações de José Manuel Mendes à agência Lusa contestando o uso de sistema de cores nos alertas da Proteção Civil. RTP Notícias, 20.02.2013.