a carregar...

FEUC

Faculdade de Economia

espaçoArquivo

A Universidade de Coimbra e os seus centros de investigação constituem uma referência nacional e internacional na produção de ciência em inúmeros domínios.

A Universidade desenvolve também um conjunto extenso de atividades de transferência de saberes e no apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do tecido empresarial. Dispõe ainda de estruturas direcionadas para a integração do seu potencial científico no âmbito dos esforços de desenvolvimento do tecido económico e da sociedade em geral, com integração de saberes. (in http://www.uc.pt/investigacao).

É nestes termos que, na página Web da Universidade de Coimbra, é feito o enquadramento da Investigação; e será a partir desses mesmos termos que podemos referenciar a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Sendo uma faculdade de média dimensão - no que toca à sua estrutura física e aos seus recursos docentes e discentes - destaca-se no entanto por referenciar 9 centros de investigação e 1 associação de formação pós-avançada (APEU), que desta forma sedimentam o trabalho dos seus docentes que, desta forma, desenvolvem um trabalho essencial de investigação e produção de novos conhecimentos que se têm destacado a nível nacional e internacional.

Nesta página encontram-se referenciadas algumas das atividades decorridas no passado recente ao nível da produção científica e atividades de extensão protagonizadas pelos docentes/investigadores da FEUC: Atividades Científicas dos Docentes da FEUC, Artigos de Opinião e O que a Imprensa Diz de Nós.

Março de 2013

Atividade Científica dos docentes da FEUC


Publicações científicas



Actividade Cientifica

Adelaide Duarte, Marta Simões e João Sousa Andrade, “Productivity Growth and Convergence: Portugal in the EU 1986-2009”, Estudos do GEMF, N.º 10 de 2013.

António Martins, “As Normas Internacionais de Contabilidade e a tributação do rendimento empresarial em Portugal: notas sobre a adaptação do IRC”, In: AA.VV. Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Alberto Xavier, Almedina, Coimbra, vol. I, pp. 209-224, 2013.

C. Oliveira, D. Coelho, Patrícia Pereira da Silva e C.H. Antunes, "How many jobs can the RES-E sectors generate in the Portuguese context?", Renewable & Sustainable.(DOI: 10.1016/j.rser.2013.01.011)

Carlos F. Gomes e Mahmoud M. Yasin, “Relationship Between Business Strategies Followed by Service Organizations and their Performance Measurement Approach”, Proceedings of the 42nd Annual Meeting of the Western Decision Science Institute, Long Beach, California, 2013. 

Carlos F. Gomes , Alavi Jafar, Mahmoud M. Yasin e Fariba Khorvash, “Oral Communication Dimensions: The Case of Iranian College Students”, Proceedings of the 42nd Annual Meeting of the Western Decision Science Institute, Long Beach, California, 2013.

Carmen Amado Mendes , “China in South America: Argentina, Brazil and Venezuela”, East Asia – An International Quarterly, vol. 30, no. 1, pp. 1-5, março 2013.

Catarina Frade, “Sobreendividamento e soluções extrajudiciais: a mediação de dívidas”, In: Serra, C. (org), I Congresso de Direito da Insolvência. Coimbra: Almedina, pp. 9-28, 2013.

Elísio Estanque, “Crise, Estado social e desafios do sindicalismo”, Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná, vol 48, 2013.

Elísio Estanque, “Transformação social, democracia e cultura de empresa: o caso português no contexto de crise europeia”, Revista da FAE, vol. 16, nº 1, Centro Universitário – Faculdade Católica de Administração e Economia, Curitiba, 2013.

Gustavo Haydt, Vítor Leal e Luis Dias, “Uncovering the multiple objectives behind national energy efficiency planning”, Energy Policy, vol. 54, pp. 230-239, março de 2013. (DOI: 10.1016/j.enpol.2012.11.027)

José Reis, “Duas representações rivais do Portugal urbano: o exercício de imaginação do TGV”, In: Fernandes, José Rio; Lúcio Cunha e Pedro Chamusca (org.), Geografia & Política, Políticas e Planeamento | Geography & Politics, Policies and Planning, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CEGOT 1, pp. 7-21, 2013.

José Soares da Fonseca, "Stochastic durations, the convexity effect, and the impact of interest rate changes”, The European Journal of Finance, março 2013.

Miguel Covas, Carlos Silva e Luis Dias, “On locating sustainable Data Centers in Portugal: problem structuring and GIS-based analysis”, Sustainable Computing: Informatics and Systems, vol. 3, n.º1, pp. 27-35, março 2013. (DOI: 10.1016/j.suscom.2012.12.001)

Luca Agnello, Vítor Castro e Ricardo M. Sousa, “What Determines the Duration of a Fiscal Consolidation Program?”, Estudos do GEMF, N.º 09 de 2013.



Apresentação de livros
A Cidade e o Turismo

Apresentação e debate sobre o livro “A Cidade e o Turismo – Dinâmicas do Turismo em Coimbra” (Almedina) de Carlos Fortuna, Carina Gomes, Claudino Ferreira, Paula Abreu e Paulo Peixoto.
Café Santa Cruz , Coimbra, 22 de março de 2013.
Obra apresentada por Fernanda Cravidão (FLUC) e José Miguel Júdice (Hotel Quina das Lágrimas).





No Portugal Moderno


Apresentação do livro “No Portugal Moderno. Espaços, tratos e dinheiros. Miunças 3” (Imprensa da Universidade de Coimbra) de Joaquim Romero Magalhães.
Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, 20 de março de 2013.
Obra apresentada por Leonor Freire Costa (Instituto Superior de Economia e Gestão).



Conferências e Palestras


Carmem Amado Mendes, “China, Portugal e CPLP”, Sociedade de Geografia de Lisboa, 21 de março de 2013.

Catarina Frade, “Meios RAL e sobreendividamento”,  III Jornadas de Direito do Consumo, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, Leiria, 15 de março de 2013.

Elísio Estanque, participação no painel “Dumping social e o dano moral coletivo na esfera trabalhista”, IX JUTRA - Encontro da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho, Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), São Paulo, 22 de março de 2013.

Elísio Estanque, "Crise Política e Econômica na Europa", conferência na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, 9 de março de 2013.

José Murteira e J. Ramalho, “Regression Analysis of Multivariate Fractional Data”, Seminários do GEMF, Ciclo “Os Artigos Digerem-se Bem”, FEUC, 25 de março de 2013.

José Reis, “Duas representações rivais do Portugal urbano: o exercício de imaginação do TGV”, 1st International Meeting – Geography & Politics, Policies and Planning, Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, Porto, 4 de maio de 2013.

José Reis, “O Estado Social, condição de desenvolvimento”, Conferência Segurança Social Pública – a defesa do Estado Social e a sua sustentabilidade futura, FEBASE: Federação do Setor Financeiro, Hotel Dona Inês – Coimbra, 5 de maio de 2013.

Hermes Augusto Costa, “Dilemas e Desafios do Sindicalismo na Atual Conjuntura Política e Social”, conferência no âmbito do 35º aniversário do Sindicato dos Professores da Madeira, Funchal, 14 de março de 2013.

Hermes Augusto Costa, “Que agenda de investigação para as relações laborais em Portugal?”, comunicação no painel “investigar as relações laborais”, I Congresso da História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 15 de março de 2013.

Paula Duarte Lopes, "Objectivos de Desenvolvimento do Milénio: conquistas e desafios", palestra no âmbito do programa CES vai à escola, Escola Secundária da Sertã, 14 de Março de 2013.

Vítor Neves, “Felicidade e «Vida Boa»: a abordagem das capacidades”, comunicação no iFórum da Felicidade, painel "Felicidade, well-being e welfare: A Teoria e a Política Económica”, ISEG, Lisboa, 20 de março de 2013.



Organização de Eventos Científicos


Carmen Amado Mendes, organização do Dia da China, na Casa da Lusofonia, e a mesa redonda sobre "As relações da China com os Países de Língua Portuguesa", no Salão da Reitoria, 20 de março de 2013.

Maria João Alves, membro da Comissão do Programa da “7th International Conference on Evolutionary Multi-Criterion Optimization (EMO 2013), Sheffield, UK, 19-22 de março 2013.



Participação em Júris de Doutoramento, Agregação e de Concursos


Álvaro Garrido e Jaime Ferreira, júri das Provas de Doutoramento em Economia, na especialidade de Estruturas Sociais da Economia e História Económica, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de João José Monteiro Figueira, com a tese intitulada “O Estado na electrificação portuguesa: Da Lei de Electrificação do País à EDP (1945-1976)”, 13 de março de 2013.

Arnaldo Coelho e Filipe Coelho, júri das Provas de Doutoramento em Gestão de Empresas, na especialidade em Estratégia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Maria da Penha Braga Costa, com a tese intitulada “Determinantes Internos da Inovação e do Desempenho Exportador em Empresas Industriais Exportadoras Brasileiras”, 18 de março de 2013.

Arnaldo Coelho, júri das Provas de Doutoramento em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Gestão e Pessoas, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de Susana Cristina Henriques Leal, com a tese intitulada “As Perceções de Responsabilidade Social das Empresas e o Capital Psicológico como Antecedentes do Empenhamento e do Desempenho”, 19 de março de 2013.

João Lisboa e Mário Augusto, júri das Provas de Doutoramento em Gestão de Empresas, na especialidade em Finanças, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra de Maria João Silva Jorge, com a tese intitulada “Risk Management, Corporate Governance and Firm Value: Evidence from Euronext Non-Financial Firms”, 15 de março de 2013.

José Reis, júri das Provas de Doutoramento em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, de José Luís Livramento Monteiro Alves de Brito, com a tese intitulada “Cabo Verde, de uma Economia de Renda para um Modelo de Economia Sustentável”, 7 de março de 2013.

Mário Augusto e Paulo Gama, júri das Provas de Doutoramento em Gestão de Empresas, na área de especialização de Finanças Empresariais, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de António Pedro Martins Soares Pinto, com a tese intitulada “Relações Bancárias, Governo de Empresa e Desempenho”, 22 de março de 2013.

Susana Jorge, júri do Concurso Público da Universidade de Coimbra (Serviços de Ação Social) – Chefe de Divisão de Alimentação – cargo de direção intermédia de 2.º grau, Março 2013 – 2ª Vogal.



Cursos Especializados
Catarina Frade, “Enquadramento socioeconómico da insolvência de pessoas singulares”, Curso de Formação Avançada Justiça XXI "Insolvência de empresas e de pessoas singulares" (25 horas: 8-16 de março), co-organização CES, ASJP e SMMP, Lisboa, 8 de março de 2013.


Atividades Científicas/Institucionais fora da FEUC
Patrícia Pereira da Silva, Professora Visitante na Sloan School of Management e na MIT Energy Initiative do Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, MA, EUA, março de 2013.

Artigos de Opinião

Artigos de Opinião

Elísio Estanque, “Elites, líderes e revoluções”, jornal Público, 20 de março de 2013.


O que a Imprensa diz de nós

Imprensa

Entrevista de Carmen Amado Mendes à Macau Business, março 2013.

Entrevista de Pedro Ramos ao jornal Público, publicada sob o título “Quando éramos mais pobres pagávamos mais impostos”, 04.03.2013

Rádio/Televisão

Hermes Augusto Costa foi comentador convidado do Programa “Antena Aberta” (RDP), subordinado ao tema “Impacto manifestação: Que conclusões devem tirar-se do protesto nacional? E que impacto político pode ter?”, 04.03.2013. Ouvir…

Entrevista de Hermes Augusto Costa à RTP Madeira, a propósito do 35º aniversário do Sindicato dos Professores da Madeira, Funchal, 14.03.2013. Ver…

UCV

“Dia da China na UC”, organizado por Carmen Amado Mendes, UCV, 25.03.2013.