a carregar...

FEUC

Faculdade de Economia

A Universidade de Coimbra e os seus centros de investigação constituem uma referência nacional e internacional na produção de ciência em inúmeros domínios.

A Universidade desenvolve também um conjunto extenso de atividades de transferência de saberes e no apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do tecido empresarial. Dispõe ainda de estruturas direcionadas para a integração do seu potencial científico no âmbito dos esforços de desenvolvimento do tecido económico e da sociedade em geral, com integração de saberes. (in http://www.uc.pt/investigacao).

É nestes termos que, na página Web da Universidade de Coimbra, é feito o enquadramento da Investigação; e será a partir desses mesmos termos que podemos referenciar a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Sendo uma faculdade de média dimensão - no que toca à sua estrutura física e aos seus recursos docentes e discentes - destaca-se no entanto por referenciar 9 centros de investigação e 1 associação de formação pós-avançada (APEU), que desta forma sedimentam o trabalho dos seus docentes que, desta forma, desenvolvem um trabalho essencial de investigação e produção de novos conhecimentos que se têm destacado a nível nacional e internacional.

Nesta página encontram-se referenciadas algumas das atividades decorridas no passado recente ao nível da produção científica e atividades de extensão protagonizadas pelos docentes/investigadores da FEUC: Atividades Científicas dos Docentes da FEUC, Artigos de Opinião e O que a Imprensa Diz de Nós.

Arquivo

Dezembro de 2015

Atividade Científica dos docentes da FEUC


Publicações científicas



Actividade Cientifica

Andrade, João Sousa e Duarte, António Portugal (2015), Optimum Currency Areas, Real and Nominal Convergence in the European Union, revista Notas Económicas, nº 42,

Gouveia Passos, Rachel; Portugal, Sílvia (2015), Breve balanço da política de saúde mental: análise comparativa Brasil e Portugal a partir da experiência das residências terapêuticas, Revista Políticas Públicas, 19, 1, 91-102

Guia, Maria João; Pedroso, João (2015), A insustentável resposta da Crimigração face à irregularidade dos migrantes: uma perspetiva da União Europeia, CRIMINALIZAÇÃO DAS MIGRAÇÕES, v. XXIII, n. 45, jul./dez. 201

Livro - A reforma do poder local





Jorge, Susana, Tavares, António F., Sousa, Luís de, Cruz, Nuno Ferreira da (orgs) (2015), A Reforma do Poder Local em Debate, Imprensa de Ciências Sociais.





Martins, António (2015), O tratamento fiscal dos rendimentos do capital próprio e da dívida: a limitação à dedutibilidade dos encargos financeiros em sede do IRC, Boletim de Ciências Económicas- Homenagem ao Prof. Doutor António Avelãs Nunes, 2014, pp. 2119- 2142.

Martins, António (2015), A dedutibilidade dos gastos e a nova redação do artigo 23º, nº 1, do CIRC: uma nota, Revista de Finanças Públicas e Direito Fiscal, 2015, Ano VIII; Vol. 1, pp. 95-114.

Martins, António (2015), Comentário ao Acórdão de 24-9-2014, do Supremo Tribunal Administrativo, Processo 0779/12, Revista de Finanças Públicas e Direito Fiscal, 2015, Ano VIII; Vol. 1, pp. 219-224.

Moutinho, L , Caber, M. , Silva, Manuela Santos, and Albayrak T. (2015), Impact of Group Package Tour Dimensions on Customer Satisfaction (an ANNs Application). Tourism Analysis, An Interdisciplinary Journal, Vol. 20, Nº 6, pp.619-630.

Pedroso, João; Guia, Maria João; Branco, Patrícia; Casaleiro, Paula (2015), Migrants without rights: the limited citizenship of migrants in illegality and their access to Law and Justice in the European Union and Portugal, in Leda Rita Corrado (org.), Le uguaglianze: diritti, risorse, sfide per il futuro. Giovani studiosi si confrontano sul conflitto intergenerazionale. Milano, Italy: Ledizioni, LediPublishing, 55-70.

Ramos, Maria Elisabete (2015), O seguro de responsabilidade civil dos administradores: uma perspetiva intercultural, Semióticas da comunicação intercultural. Da teoria às práticas, coord. de Clara Sarmento, com Carlota Moreira, Porto: Edições Afrontamento.

Ramos, Maria Elisabete (2015), Sim, o empreendedorismo ensina-se, O Júnior Empreendedor, 2ª ed., Júnior Empresa de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Coimbra.

Ramos, Maria Elisabete (2015), Violação de norma legal imperativa e deliberações de assembleia geral de associações. Anotação ao Acórdão do Tribunal da Relação do Porto de 17 de dezembro de 2014, Cooperativismo e Economía Social, 37 (2014/2015).

Ramos, Maria Elisabete, Machado, Daniela Filipa Zamora, Godinho, Pedro Manuel Cortesão (2015), A remuneração dos administradores nas sociedades cotadas: determinantes e enquadramento jurídico, Estudos do GEMF (Grupo de Estudos Monetários e Financeiros, FEUC), n.º 21, 2015. dezembro 2015.

Ramos, Maria Elisabete, Zinga, Marquinha, Augusto, Mário (2015), Mecanismos de controlo dos custos de agência e a performance das pequenas e médias empresas: um estudo empírico no contexto português, Atas das XXVI Jornadas Hispano-Lusas de Gestión Científica, Málaga, Espanha, 2015 (submetido em 27.11.2015 e aceite a publicação).

Sá, Patrícia Moura e Martins, Maria Rita (2015), Perceções dos Consumidores Domésticos acerca das Faturas de Água, revista Notas Económicas, nº 42,

Simões, Jorge, Gomes, Carlos F. e Yasin, Mahmoud M. (2015), Changing Role of Maintenance in Business Organizations: Measurement versus Strategic Orientation, International Journal of Production Research, doi:10.1080/00207543.2015.1106611. 

Vieira, Alena Vysotskaya Guedes (2015), Eurasian integration: elite perspectives before and after the Ukraine crisis, Post-Soviet Affairs, vol 32, DOI: 10.1080/1060586X.2015.1118200.




Conferências e Palestras



Paulo Saraiva (2015), “Best Pair of Two Skew Lines over the Octonions”, New Trends in Quaternions and Octonions, December 11-12, University of Aveiro.




Prémios e/ou outras distinções



Maria Elisabete Ramos Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, atribuído pela CASES, na categoria de Estudos e Investigação.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado em 2012 pela CASES, constitui uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.

Na categoria de Estudos e Investigação foi premiado o estudo de Deolinda Meira e Maria Elisabete Ramos, Governação e regime económico das cooperativas. Estado da arte e linhas de reforma.




Participação em Júris de Doutoramento, Agregação e de Concursos



Pedro Lopes Ferreira, Carlos Gomes e António Martins, júri das Provas de Doutoramento em Gestão de Empresas, Especialização em Finanças, de Maria Goreti de Jesus Dâmaso, com a tese intitulada “A simplificação fiscal em Portugal – a perceção sobre o regime simplificado para as pequenas sociedades no contexto da tributação do rendimento”, 7 de dezembro 2015.

Teresa Pedroso de Lima, Carlos Gomes, Mário Augusto e Maria Elisabete Ramos, júri das Provas de Doutoramento em Gestão de Empresas, Especialização em Finanças de Marquinha Teixeira Zinga, com a tese intitulada “Conflitos de agência, mecanismos de controlo e performance das sociedades por quotas e anónimas de pequena dimensão: um estudo empírico no contexto português”, 14 de dezembro 2015.

Teresa Pedroso de Lima e Maria Manuel Leitão Marques, júri das Provas de Doutoramento em Democracia no Século XXI de Sheila Holt, com a tese intitulada “A força da lei e a força de vontade: a importância da lei para a promoção de práticas participativas na elaboração de instrumentos urbanísticos em Portugal e na Itália”, 15 de dezembro 2015.

Teresa Pedroso de Lima e Teresa Cravo, júri das Provas de Doutoramento em Democracia no Século XXI de Felipe Milanenez Pereira, com a tese intitulada “A ousadia de conviver com a floresta – uma ecologia política do estrativismo na Amazônia”, 17 de dezembro 2015.

Patrícia Pereira da Silva, júri das Provas de Doutoramento em Engenharia e Gestão de António Manuel da Nave Quintino, com tese intitulada “An Integrated Risk Management Model for an Oil and Gas Company”, Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa, 21 de dezembro 2015.



Artigos de Opinião

Artigos de Opinião

Jorge Bateira, Em fase terminal, Jornal I, 11 de dezembro 2015. Ver…

José Reis, Envelhecimento quê? — relato de uma noite à porta do hospital, Público, 20 de dezembro 2015. Ver…

Elísio Estanque, Cromos, cargos e eleições, Público, 31 de dezembro 2015. Ver…


O que a Imprensa diz de nós

Imprensa
Jornais

Nenhum empresário despreza diversidade de saberes da FEUC, Diário de Coimbra, 1 de dezembro 2015. Ver…

Adelino Fortunato, Reversão de fusões na água agita sector, Água e Ambiente, 1 de dezembro 2015. Ver…

Seminário Os Novos Desafios de Desenvolvimento Sustentável em Tarouca, Viva Douro, 1 de dezembro 2015. Ver…

Integração de migrantes em análise, Diário de Coimbra, 1 de dezembro 2015. Ver…

Do romance do empreendedorismo à miséria moral da caridade, Monde Diplomatique, 1 de dezembro 2015. Ver…

“Dia da FEUC” - 43º aniversário, As Beiras, 2 de dezembro 2015. Ver…

Faculdade de Economia celebra 43 anos de ensino e investigação, Diário de Coimbra, 2 de dezembro 2015. Ver…

Economia em festa para que conte mais 43 anos, As Beiras, 3 de dezembro 2015. Ver…

José Pacheco Pereira, Campeão das Provínicas, 3 de dezembro 2015. Ver…

António Guterres “honoris causa” por Coimbra, Diário de Coimbra, 3 de dezembro 2015. Ver…

Economia caminha para ser a Faculdade que todos desejam, Diário de Coimbra, 3 de dezembro 2015. Ver…

Cenários e desafios para o futuro, Região de Leiria, 3 de dezembro 2015. Ver…

Empreendedorismo e inovação em destaque na FEUC, As Beiras, 4 de dezembro 2015. Ver…

Pacheco Pereira nos 43 anos da FEUC, As Beiras, 4 de dezembro 2015. Ver…

Recuperação da economia portuguesa volta a abrandar, Vida Económica, 4 de dezembro 2015. Ver…

José Reis, A ‘UBERIZAÇÃO’ DO CAPITALISMO, Visão, 4 de dezembro 2015. Ver…

Daniel Pinéu, “Crise dos refugiados e migrantes”, As Beiras, 8 de dezembro 2015. Ver…

“Portugal, o que mudar?”, Diário de Coimbra, 9 de dezembro 2015. Ver…

Colheita de sangue da Faculdade de Economia, Diário de Coimbra, 9 de dezembro 2015. Ver…

Palestra sobre utilização de drones, Diário de Coimbra, 9 de dezembro 2015. Ver…

Direitos, justiça e cidadania, As Beiras, 10 de dezembro 2015. Ver…

“Crise dos Refugiados e Migrantes”, Diário de Coimbra, 10 de dezembro 2015. Ver…

José Reis, Que impactos terá a subida do salário mínimo?, Jornal de Leiria, 10 de dezembro 2015. Ver…

Faculdade de Economia comemorou 43 anos com homenagens, Diário de Coimbra, 11 de dezembro 2015. Ver…

Igualdade de género na Bernardino Machado, Diário de Coimbra, 13 de dezembro 2015. Ver…

JEEFEUC lança revista, Diário de Coimbra, 13 de dezembro 2015. Ver…

Empreendedorismo destacado na FEUC, As Beiras, 14 de dezembro 2015. Ver…

Pós-graduação na FEUC, As Beiras, 14 de dezembro 2015. Ver…

JEEFEUC lança revista, Diário de Coimbra, 14 de dezembro 2015. Ver…

Marisa Matias dá conferência na FEUC, As Beiras, 15 de dezembro 2015. Ver…

Palestra na FEUC, Diário de Coimbra, 15 de dezembro 2015. Ver…

Palestra “Portugal, o que mudar?” com Marisa Matias, As Beiras, 16 de dezembro 2015. Ver…

Programação do Convento de São Francisco “está no fio da navalha”, As Beiras, 16 de dezembro 2015. Ver…

Cidades precisam de visão clara e liderança, Diário de Coimbra, 16 de dezembro 2015. Ver…

Marisa Matias na FEUC, Diário de Coimbra, 16 de dezembro 2015. Ver…

José Reis e Boaventura de Sousa Santos, Cientistas ajudam a definir política de Ciência, As Beiras, 17 de dezembro 2015. Ver…

Marisa Matias denuncia fabricação de sondagens, As Beiras, 17 de dezembro 2015. Ver…

Partilhamos casa porque não conseguimos morar sozinhos, Público, 21 de dezembro 2015. Ver…

A Europa depois do 13 de Novembro, Diário Económico, 22 de dezembro 2015. Ver…

CASES premeia docente da Faculdade de Economia, Diário de Coimbra, 24 de dezembro 2015. Ver…

Olimpíadas de Economia nas escolas, As Beiras, 29 de dezembro 2015. Ver…

Olimpíadas da Economia com inscrições abertas, Diário de Viseu, 29 de dezembro 2015. Ver…

José Reis, A grande crise acabou e a Europa volta a divergir, Diário de Notícias, 29 de dezembro 2015. Ver…

José Reis, Consumo: o yin e o yang da economia portuguesa, Diário de Notícias, 29 de dezembro 2015. Ver…

José Reis, O défice que não quer descer ou o peso enorme dos resgates à banca, Diário de Notícias, 29 de dezembro 2015. Ver…

Docente da FEUC galardoada, Campeão das Provínicas, 30 de dezembro 2015. Ver…

Conversas de Ciência com cerveja... a partir de dia 6, Diário de Coimbra, 31 de dezembro 2015. Ver…

Espaço em branco

Rádio / TV

Pedro Ramos, O aumento do salário mínimo, RTP - Prós e Contras, 14 de dezembro 2015. Ver…

Espaço em branco

Destaques e Referências na UC / UCV

Faculdade de Economia comemorou 43.º aniversário. Ver…

O impacto da crise em debate na Sessão de Empreendedorismo organizada pela JEEFEUC. Ver…

FEUC acolhe I Encontro da secção “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS. Ver…

Docente da Faculdade de Economia recebe Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio. Ver…

Palestra “Portugal, o que mudar?” com Marisa Matias. Ver…

Conferência “Portugal, o que mudar?” com Paulo Morais. Ver…

Investigadora do CES vence Prémio APAV para a Investigação. Ver…