a carregar...

FEUC

Faculdade de Economia

A Universidade de Coimbra e os seus centros de investigação constituem uma referência nacional e internacional na produção de ciência em inúmeros domínios.

A Universidade desenvolve também um conjunto extenso de atividades de transferência de saberes e no apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do tecido empresarial. Dispõe ainda de estruturas direcionadas para a integração do seu potencial científico no âmbito dos esforços de desenvolvimento do tecido económico e da sociedade em geral, com integração de saberes. (in http://www.uc.pt/investigacao).

É nestes termos que, na página Web da Universidade de Coimbra, é feito o enquadramento da Investigação; e será a partir desses mesmos termos que podemos referenciar a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Sendo uma faculdade de média dimensão - no que toca à sua estrutura física e aos seus recursos docentes e discentes - destaca-se no entanto por referenciar 9 centros de investigação e 1 associação de formação pós-avançada (APEU), que desta forma sedimentam o trabalho dos seus docentes que, desta forma, desenvolvem um trabalho essencial de investigação e produção de novos conhecimentos que se têm destacado a nível nacional e internacional.

Nesta página encontram-se referenciadas algumas das atividades decorridas no passado recente ao nível da produção científica e atividades de extensão protagonizadas pelos docentes/investigadores da FEUC: Atividades Científicas dos Docentes da FEUC, Artigos de Opinião e O que a Imprensa Diz de Nós.

Arquivo

Maio de 2015

Atividade Científica dos docentes da FEUC


Publicações científicas



Actividade Cientifica

Freire, Maria Raquel (2015), Segurança e poder: novas abordagens a velhos conceitos, in Eduardo Pereira Correia (org.), Liberdade e Segurança. Lisboa: ISCPSI-ICPOL

Livro - Managing Crises, Making Peace: Towards a Strategic EU Vision for Security and Defense






Galantino, Maria Grazia; Freire, Maria Raquel (orgs.) (2015), Managing Crises, Making Peace: Towards a Strategic EU Vision for Security and Defense. London: Palgrave Macmillan




Lopes, Paula Duarte (2015), 'Reforma’ do setor de segurança em Timor-Leste e o seu contributo para a consolidação da paz, in Maria Raquel Freire (org.), Consolidação da paz e a sua sustentabilidade: as missões da ONU em Timor-Leste e a contribuição de Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

Nascimento, Daniela; Freire, Maria Raquel; Duarte Lopes, Paula (2015), The EU’s role in crisis management: the case of the EUMM, in Maria Grazia Galantino e Maria Raquel Freire (org.), Managing Crises, Making Peace. Towards a Strategic EU Vision for Defence and Security. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 178-195




Apresentação de livros

Livro - A Tributação por métodos indiretos




Apresentação do novo livro de António Martins e Cristina Lopes, A Tributação por métodos indiretos, no dia 22 maio 2015.




Conferências e Palestras



Carmen Amado Mendes, (2015) Macau: the missing link of a BRICS-Politik, Simpósio Internacional BRICS-II 2015: Institutionalization & Macau, Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST), Macau, 5 de maio, http://www.must.edu.mo/en/iscr/events/10349-events150109-3-e.

Carmen Amado Mendes, (2015) China and a BRICS-Politik, Universidade de Lyon 3 (Jean Moulin), Lyon, França, 21 maio.

Carmen Amado Mendes, (2015) Negotiating with China: Sino-Portuguese Negotiations over Macau, Universidade de Lyon 3 (Jean Moulin), Lyon, França, 22 de maio.

José Reis, (2015), O fim do capitalismo enraizado: é possível reconstituir a ordem relacional do capitalismo?, comunicação apresentada na/o 2015: Ano Europeu para o Desenvolvimento, Vila Real, UTAD, 4 de maio.

José Reis, (2015), Complexidade e organização: dois temas em defesa do pluralismo na Economia, comunicação apresentada na/o Global Action Day: International Student Initiative for Pluralism in Economics , Lisboa, Faculdade de Economia da Universidade Nova, 5 de maio.

José Reis, (2015), Continuidades e tensões na crise económica em Portugal, comunicação apresentada na/o Financeirização da Economia Portuguesa: apresentação do 2º relatório do Observatório sobre Crises e Alternativas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 28 de maio.

Maria Clara Murteira, (2015) Estratégias de Reforma das Pensões e Transparência, Conferência ‘A redução da Taxa Social Única e a reforma da segurança social’, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 26 de maio.

M. Antónia Jesus; Susana Jorge; Raul Laureano, (2015) «IPSASs adoption and implications on the differences in GA-NA budgetary balances: an empirical analysis within the context of the EU», Spring workshop of the EGPA XII Permanent Study Group Public Sector Financial Management, “The Accountant, the Economist and the Politician and other stories in Public Sector Financial Management”; Zurich-Winterthur (Switzerland), may 7-8.

Vítor Neves, (2015), What happened to Kapp’s theory of social costs? A case of metatheoretical dispute and dissent in economics, comunicação apresentada na/o 19th Annual Conference of the European Society for History of Economic Thought (ESHET), “Great controversies in economics”, Universita degli Studi Roma Tre, Roma, Itália, 14 a 16 de maio.




Atividades Científicas/Institucionais fora da FEUC



Carmen Amado Mendes, participação, como uma das oito personalidades entrevistadas, no documentário “Mapa da Memória” que relaciona as suas memórias individuais com Macau antigo e moderno: “Através da riqueza de experiências de cada indivíduo que cresceu ou viveu em Macau, este documentário cria um quadro de Macau com meio século de história”. XXVI Festival das Artes de Macau, Instituto Cultural do Governo da RAEM, Macau, 3 de maio 2015, http://www.icm.gov.mo/fam/25/pt/.

Carmen Amado Mendes, Bolsa de Mobilidade no âmbito da atividade Teaching Staff do Programa Erasmus para lecionar na Universidade de Lyon 3 (Jean Moulin), Lyon, França, 19 a 24 de maio 2015.

Carmen Amado Mendes, Business Meeting da East Asia Net, Universidade Ca’ Foscari, Veneza, Itália, 16 maio 2015




Participação em Júris de Doutoramento, Agregação e de Concursos



João Arriscado Nunes e José Manuel Mendes, júri das Provas de Doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global de Lúcia Helena Mendes Pereira, com a tese intitulada “Notícias da Amazônia: a cultura jornalística hegemônica das televisões portuguesa e brasileira ”, 7 de maio 2015.

Maria Clara Murteira - júri das Provas de Doutoramento em Ciências Sociais de Daniel Fernando da Soledade Carolo, com a tese intitulada “Despesa e Redistribuição na Segurança Social em Portugal: análise da Reforma de 2007”, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 20 de maio 2015.

João Arriscado Nunes, júri das Provas de Doutoramento em Democracia no Século XXI de Leonardo Veronez de Sousa, com a tese intitulada “Experiências de agricultura (peri)urbana coletiva: outras experiência económicas”, 28 de maio 2015.



Artigos de Opinião

Artigos de Opinião

José Soares da Fonseca, A extensão do prazo das dívidas aos bancos e a racionalidade económica, Público, 30 de maio 2015. Ver…

Maria Clara Murteira (2015), “As Pensões no Colete-de-forças Neoliberal da União Europeia”, Crítica económica e social revista online, nº 1, maio 2015. Disponível em: http://www.criticaeconomica.net/2015/05/as-pensoes-no-colete-de-forcas-neoliberal-da-uniao-europeia/


O que a Imprensa diz de nós

Imprensa
Jornais

António Arnaut apresentou “A Mesma Causa", As Beiras, 1 de maio 2015. Ver…

Boaventura de Sousa Santos, Denúncias de abusos no Dia do Trabalhador, As Beiras, 1 de maio 2015. Ver…

II Olimpíadas da Economia na FEUC, Fórum Estudante, 1 de maio 2015. Ver…

MBA Mestrado em Marketing e MBA para Executivos, Exame, 1 de maio 2015. Ver…

António Arnaut apresentou livro na Faculdade de Economia, Diário de Coimbra, 3 de maio 2015. Ver…

Daniel Pinéu, Jantar e debate sobre terrorismo no Hotel D. Inês, Diário de Coimbra, 3 de maio 2105. Ver…

Novos órgãos sociais do Clube MBA da Faculdade de Economia tomam posse, As Beiras, 6 de maio 2015. Ver…

“Europa Social, Cidadania e Direitos Humanos”, Diário de Coimbra, 7 de maio 2015. Ver…

“Open sessions”, As Beiras, 8 de maio 2015. Ver…

Estudos Avançados da FEUC, Diário de Coimbra, 8 de maio 2015. Ver…

Políticas Municipais de Igualdade de Género – Planos, Metodologias e Agentes, As Beiras, 9 de maio 2015. Ver…

Encontro de antigos alunos da FEUC, Diário de Coimbra, 9 de maio 2015. Ver…

Joaquim Feio, SOS-Racismo promove cinema, Diário de Coimbra, 9 de maio 2015. Ver…

Clube MBA com novos dirigentes, As Beiras, 11 de maio 2015. Ver…

Políticas municipais de igualdade de género - planos, metodologias e agentes, As Beiras, 11 de maio 2015. Ver…

Políticas Municipais de Igualdade de Género, Diário de Coimbra, 11 de maio 2015. Ver…

Equipa da UC no Global Management Challenge, As Beiras, 13 de maio 2015. Ver…

Conhecimento é fator diferencial, Visão, 14 de maio 2015. Ver…

Académica Start Up ajuda no empreendedorismo, Diário de Coimbra, 18 de maio 2015. Ver…

Alunos da FEUC criam Académica Start Up, As Beiras, 19 de maio 2015. Ver…

Aluna da UC vence concurso sobre direitos e liberdades, As Beiras, 20 de maio 2015. Ver…

Aluna da Universidade de Coimbra vence concurso internacional, Diário de Coimbra, 20 de maio 2015. Ver…

Candidaturas Abertas, Jornal de Negócios, 20 de maio 2015. Ver…

Tributação em análise na FEUC, As Beiras, 21 de maio 2015. Ver…

Aula Doutoral Masculinidades e Violência, por Gary Barker, As Beiras, 22 de maio 2015. Ver…

Vera Ferreira Jovem premiada na área dos Direitos Humanos, As Beiras, 22 de maio 2015. Ver…

A tributação por métodos indiretos, Diário de Coimbra, 22 de maio 2015. Ver…

Sessenta plágios em cinco anos na UC, As Beiras, 23 de maio 2015. Ver…

Vera Ferreira vai a Paris para encontro de jovens, Diário de Coimbra, 23 de maio 2015. Ver…

Cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos gerentes do NEG/AAC, As Beiras, 23 de maio 2015. Ver…

Acesso à água em tempos de crise, As Beiras, 28 de maio 2015. Ver…

Uma escolha, várias opções, DN e JN, 28 de maio 2015. Ver…

Partidos têm muito a aprender com Borgen, Diário de Notícias, 30 de maio 2015. Ver…

Espaço em branco

Rádio / TV

Elias Soukiazis, Situação na Grécia, Rádio Renascença, 29 de maio 2015. Ver…

Espaço em branco

Destaques e Referências na UC / UCV

Colóquio internacional “Políticas Municipais de Igualdade de Género – Planos, Metodologias e Agentes” na FEUC, Notícias UC, 9 de maio 2015. Ver…

Conferência “A tributação por métodos indiretos” na FEUC, Notícias UC. 20 de maio 2015. Ver…

Debate sobre a crise no Mediterrâneo, Notícias UC, 23 de maio 2015. Ver…