a carregar...

FEUC

Faculdade de Economia

A Universidade de Coimbra e os seus centros de investigação constituem uma referência nacional e internacional na produção de ciência em inúmeros domínios.

A Universidade desenvolve também um conjunto extenso de atividades de transferência de saberes e no apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do tecido empresarial. Dispõe ainda de estruturas direcionadas para a integração do seu potencial científico no âmbito dos esforços de desenvolvimento do tecido económico e da sociedade em geral, com integração de saberes. (in http://www.uc.pt/investigacao).

É nestes termos que, na página Web da Universidade de Coimbra, é feito o enquadramento da Investigação; e será a partir desses mesmos termos que podemos referenciar a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Sendo uma faculdade de média dimensão - no que toca à sua estrutura física e aos seus recursos docentes e discentes - destaca-se no entanto por referenciar 9 centros de investigação e 1 associação de formação pós-avançada (APEU), que desta forma sedimentam o trabalho dos seus docentes que, desta forma, desenvolvem um trabalho essencial de investigação e produção de novos conhecimentos que se têm destacado a nível nacional e internacional.

Nesta página encontram-se referenciadas algumas das atividades decorridas no passado recente ao nível da produção científica e atividades de extensão protagonizadas pelos docentes/investigadores da FEUC: Atividades Científicas dos Docentes da FEUC, Artigos de Opinião e O que a Imprensa Diz de Nós.

Arquivo

Março de 2015

Atividade Científica dos docentes da FEUC


Publicações científicas



Actividade Cientifica

Barrinha, André; Freire, Maria Raquel (orgs.) (2015), Segurança, Liberdade e Política: A Escola de Copenhaga em Português. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Estanque, Elísio (2015), O futuro do sindicalismo na representação sociopolítica, in André Freire (org.), O Futuro da Representação Política Democrática (prelo). Lisboa: Nova Veja, xx

Livro - Dircurso, Trabalho




Estanque, Elísio (2015), Discurso, Trabalho e Movimentos Sociais. São Carlos, SP: Pedro&João.






Estanque, Elísio (orgs.) (2015), Trabalho sem Direitos? Pulsões rebeldes e desafios do sindicalismo no Brasil e em Portugal. São Paulo: Alameda.

Ferreira, Sílvia (2015) Nonprofit Policy Forum. ISSN (Online) 2154-3348, ISSN (Print) 2194-6035, DOI: 10.1515/npf-2014-0025, March

Freire, Maria Raquel (2015), Introdução: a Escola de Copenhaga em perspetiva, in André Barrinha e Maria Raquel Freire (org.)

Freire, Maria Raquel (2015), Consolidação da paz e a sua sustentabilidade: as missões da ONU em Timor-Leste e a contribuição de Portugal

Ramos, Maria Elisabete (2015) «Gestão democrática das cooperativas - que desafios»?, A Economia Social e Civil: Estudos, coord. de João Loureiro e Suzana Tavares da Silva, vl. 1, Coimbra: Instituto Jurídico/Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 2015, p. 129-194.




Apresentação de livros

Livro - A Economia Politica do Retrocesso





José Reis
, Rediscutir a Crise e as Alternativas, Debate e apresentação de livro, 12 de março.




Conferências e Palestras

 

Elísio Estanque (2015), “Juventude estudantil e movimentos sociais: passado e presente”, conferência no âmbito da Semana das Ciências Sociais da Universidade de Évora, promovida pela Associação Académica da Universidade de Évora e Departamento de Sociologia, 2 de março.




Prémios e/ou outras distinções



Miguel Torres Preto, Best Paper Award da 13th Interdisciplinary European Conference on Entrepreneurship Research (IECER) 2015

A comunicação “Business Owners' Educational Skills and Entrepreneurial Teams on Workers’ Wages: The Role of Business Owners Gender” da autoria de Miguel Torres Preto, docente da FEUC e de Joana Mendonça e Filipa Madeira, investigadoras do IN+, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa recebeu o Best Paper Award da 13th Interdisciplinary European Conference on Entrepreneurship Research (IECER) 2015.




Participação em Júris de Doutoramento, Agregação e de Concursos



João Paulo Costa, João Lisboa e Mário Augusto, júri das Provas de Doutoramento em Gestão de Empresas de Fátima Evaneide Barbosa de Almeida, com a tese intitulada “Estratégias, capacidades organizacionais e desempenho na indústria têxtil brasileira”, 5 de março 2015.

Carlos Fortuna, júri das Provas de Doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global de Carlos Elias Monteiro Barbosa, com a tese intitulada “Trânsitos no atlântico: experiências migratórias no arquipélago de Cabo Verde”, 6 de março 2015.

Carlos Fortuna, José Manuel Mendes e Paula Abreu, júri das Provas de Doutoramento em Sociologia de José Pedro Lemos Medeiros Arruda, com a tese intitulada “A televisão em ação – o processo comunicacional mediado como elemento estruturante de mundos coletivos”, 11 de março 2015.

João Paulo Costa, João Lisboa, Carlos Gomes e Filipe Coelho, júri das Provas de Doutoramento em Gestão de Empresas de Maria do Céu Colaço Santos, com a tese intitulada “Inteligência emocional e criatividade: um estudo empírico”, 18 de março 2015.

Pedro Hespanha e José Manuel Pureza, júri das Provas de Doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global de Fodé Abulai Mané, com a tese intitulada “A mediação na resolução de conflitos – o caso da Bambadinca”, 20 de março 2015.

João Paulo Costa, Mário Augusto e António Martins, júri das Provas de Doutoramento em Gestão de Empresas de Pedro Manuel Nogueira Reis, com a tese intitulada “O valor terminal ou de continuidade, na avaliação de empresas”, 23 de março 2015.

Paulino Teixeira, Adelino Fortunato, Luís Alçada e Pedro Cerqueira, júri das Provas de Doutoramento em Economia de Nicolas Dias Gomes, com a tese intitulada “Software piracy: an empirical analysis”, 25 de março 2015.



Artigos de Opinião

Artigos de Opinião 


O que a Imprensa diz de nós

Imprensa
Jornais

MyCareer na FEUC, Diário de Coimbra, 1 de março 2015. Ver…

Luís Cruz, Eduardo Barata, Pedro Ramos e João Pedro Ferreira, Duas horas de viagem do trabalho até casa servem para limpar a cabeça, Diário de Notícias, 1 de março 2015. Ver…

Sessão Toastmasters na FEUC, As Beiras, 4 de março 2015. Ver…

Stuart Holland, Curso APEU, Campeão das Províncias, 5 de março 2015. Ver…

Stuart Holland, Situação na Grécia, Jornal de Notícias, 5 de março 2015. Ver…

Stuart Holland, Não vi nenhum plano diabólico para derrubar a Grécia, Diário de Notícias, 5 de março 2015. Ver…

Falar sobre mestrados, As Beiras, 5 de março 2015. Ver…

Stuart Holland, Atenas propõe turistas como inspetores de impostos, Diário de Notícias, 7 de março 2015. Ver…

Workshop sobre economia social, As Beiras, 9 de março 2015. Ver…

Gestão Hoteleira, As Beiras, 11 de março 2015. Ver…

Dias do Empreendedorismo, Comarca de Arganil, 12 de março 2015. Ver…

Torneio de empreendedorismo desafia espírito de liderança, Diário de Coimbra, 12 de março 2015. Ver…

Apresentação de livro de José Reis, Diário de Coimbra, 12 de março 2015. Ver…

Conferência na FEUC, As Beiras, 17 de março 2015. Ver…

Comunidade leva ideias de negócio pelo país, Diário de Viseu, 18 de março 2015. Ver…

Simpósio “Sports Marketing and Management”, As Beiras, 19 de março 2015. Ver…

Concurso de Ideias de Negócio de Viseu Dão Lafões parte em roadshow nacional, As Beiras, 19 de março 2015. Ver…

Exposição de Dora Tracana na FEUC, As Beiras, 19 de março 2015. Ver…

Dora Tracana na FEUC, Campeão das Províncias , 19 de março 2015. Ver…

Exposição sobre sem-abrigo na FEUC, Diário de Coimbra, 19 de março 2015. Ver…

Exposição de Dora Tracana na FEUC, Diário de Coimbra, 20 de março 2015. Ver…

Exposição sobre sem-abrigo na FEUC, As Beiras, 20 de março 2015. Ver…

Pedro Brilhante lidera Clube MBA, Diário de Leiria, 23 de março 2015. Ver…

José Manuel Pureza, Secretária de Estado da Defesa participa hoje em debate na Universidade do Minho, Diário do Minho, 24 de março 2015. Ver…

José Manuel Pureza, É um Estado forte que temos que ter nas funções de segurança, Correio do Minho, 25 de março 2015. Ver…

A obra do artista plástico Mário Vitória, As Beiras, 28 de março 2015. Ver…

Guia MBA, Diário Económico, 30 de março 2015. Ver…

Executivos que mudaram de vida, Diário Económico, 30 de março 2015. Ver…

Projecto Empreendedor apoia ideias de negócio em Coimbra, Diário Económico, 30 de março 2015. Ver…

Por um diálogo para um governo de esquerda: um imperativo patriótico, Público, 31 de março 2015. Ver…

Espaço em branco

Rádio / TV

Stuart Holland, Situação na Grécia, RTP, 9 de março 2015. Ver…

Stuart Holland, Situação na Grécia, RTP Informação, 9 de março 2015. Ver…

Espaço em branco

Destaques e Referências na UC / UCV

Seminário na FEUC debate os desafios institucionais e de liderança na União Europeia. Tome Nota, 1 de março 2015. Ver…

Simpósio sobre Gestão e Marketing Desportivo. Vídeos UC, 4 de março 2015. Ver…

O que não queremos ver. Vídeos UC, 20 de março 2015. Ver…