a carregar...

FEUC

Faculdade de Economia

A Universidade de Coimbra e os seus centros de investigação constituem uma referência nacional e internacional na produção de ciência em inúmeros domínios.

A Universidade desenvolve também um conjunto extenso de atividades de transferência de saberes e no apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do tecido empresarial. Dispõe ainda de estruturas direcionadas para a integração do seu potencial científico no âmbito dos esforços de desenvolvimento do tecido económico e da sociedade em geral, com integração de saberes. (in http://www.uc.pt/investigacao).

É nestes termos que, na página Web da Universidade de Coimbra, é feito o enquadramento da Investigação; e será a partir desses mesmos termos que podemos referenciar a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Sendo uma faculdade de média dimensão - no que toca à sua estrutura física e aos seus recursos docentes e discentes - destaca-se no entanto por referenciar 9 centros de investigação e 1 associação de formação pós-avançada (APEU), que desta forma sedimentam o trabalho dos seus docentes que, desta forma, desenvolvem um trabalho essencial de investigação e produção de novos conhecimentos que se têm destacado a nível nacional e internacional.

Nesta página encontram-se referenciadas algumas das atividades decorridas no passado recente ao nível da produção científica e atividades de extensão protagonizadas pelos docentes/investigadores da FEUC: Atividades Científicas dos Docentes da FEUC, Artigos de Opinião e O que a Imprensa Diz de Nós.

Arquivo

Novembro de 2016

Atividade Científica dos docentes da FEUC


Publicações científicas



Actividade Cientifica
Novo Livro | Interdisciplinaridade e Universidade





Amaro, A. R., Garrido, Á., & Nunes, J. P. A. (Eds.). (2016). Interdisciplinaridade e Universidade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.





Carvalho, J., Fernandes, M. J., Camões, P., & Jorge, S. (2016). Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2015. Publicação da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC).

Ferreira, V. (2016). Towards the Defeminization of care, fertility and family/work balance. In V. Cunha, D. Vilar, K. Wall, J. Lavinha, & P. T. Pereira (Eds.), A(s) Problemática(s) da Natalidade em Portugal - Uma questão social, económica e política (pp. 203–212). Lisboa: ICS.

Fortuna, Carlos (2016), "Património com Futuro... Ou sobre a resiliência das cidades", Revista do Património, 4, 6-13.

Garrido, Á. (2016). Estado Novo e maritimismo - ideologia e discursos culturais. Biblos, 3(2), 141–167.

Lourenço, R. P., Jorge, S., & Rolas, H. (2016). Towards a transparency ontology in the context of open government. Electronic Government, an International Journal, 12(4), 385–394.

Mendes, J. M. (2016). A dignidade das pertenças e os limites do neoliberalismo: catástrofes, capitalismo, Estado e vítimas. Sociologias, 43, 58–86.

Neves, Vítor (2016), Economia e interdisciplinaridade: porque é que a economia não pode ser deixada apenas aos economistas?, in António Rafael Amaro et al. (org.), Interdisciplinaridade e Universidade. Coimbra: Coimbra University Press, 123-152.

Pureza, José Manuel (2016), Sentido e importância dos direitos humanos no nosso tempo, in Leonel Alves e Paulo Cardinal (org.), 2ªs Jornadas de Direito e Cidadania da Assembleia Legislativa de RAEM. Macau: Assembleia Legislativa da RAEM, 369-373.

Ramos Elisabete (2016) «A simplificação dos processos de constituição de sociedades. O que mudou nos últimos 30 anos?», Direito das Sociedades em Revista, 8, vol. 16.

Ramos, Elisabete (2016), «O acionamento de seguros de responsabilidade civil por administradores: as cláusulas claims made», IV Congresso Direito das Sociedades em Revista. Coimbra: Almedina.

Ramos, Elisabete (2016), «Reformar o Código Cooperativo: o que mudou na constituição e governação das cooperativas?», Revista de Ciências Empresariais e Jurídicas n.º 27.

Ramos, Elisabete (2016), «Ações de responsabilidade de civil dos administradores e competência em razão da matéria», Congresso E depois do Código das Sociedades Comerciais em comentário?, coord. de J. M. Coutinho de Abreu, Coimbra: Almedina.

Reis, José (2016), "A transição de uma posição credora para um endividamento externo profundo", O Economista-Anuário da Economia Portuguesa, 29, 47-49.




Apresentação de livros

Livro - Praxe e Tradições Académicas





Apresentação do livro Praxe e Tradições Académicas, de Elísio Estanque, no dia 2 de novembro, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.




Livro - A Guerra nos Balcãs. Jihadismo, Geopolítica e Desinformação





Apresentação do livro A Guerra nos Balcãs. Jihadismo, Geopolítica e Desinformação, de Carlos Branco, por Maria Raquel Freire, no dia 25 de novembro, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.




Conferências e Palestras



António Martins, Contabilidade e fiscalidade, Conferência ao 4.º curso do Centro de Estudos Judiciários para a jurisdição administrativa e fiscal, Lisboa, CEJ, 3 de novembro 2016.

António Martins "Litigância fiscal sobre financiamento empresarial e preços de transferência: análise de alguma jurisprudência", Conferência na Pós-graduação em Gestão Fiscal, ESTG Leiria, 9 de novembro 2016.

António Martins, Avaliação de negócios, Palestra aos quadros da Idealmed, Coimbra, 17 de novembro 2016.

Elisabete Ramos, Congresso Comemorativo dos 30 anos do Código das Sociedades Comerciais. Comunicação subordinada ao tema «As mudanças de regime no processo constitutivo das sociedades». Faculdade de Direito da Universidade do Porto. 18 e 19 novembro de 2016.




Prémios e/ou outras distinções



Prémio ANPET 2016 – Produção Científica

Carlos Gomes, docente da FEUC e, George L. Bezerra, estudante do Doutoramento em Gestão de Empresas da FEUC, receberam o Prémio ANPET 2016 – Produção Científica pelo artigo “Measuring Performance in Complex Settings: An Exploratory Study of the Practices in the Airport Sector”, 16 e 18 de novembro, Rio de Janeiro.

Prémio Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira, 2016

A Tese de Doutoramento em Gestão de Empresas, da autoria de Cristina Sá, intitulada “Fatores determinantes da moral tributária em Portugal: uma análise através da aplicação de um modelo de equações estruturais”, orientada por Carlos Gomes e António Martins, foi distinguida com o prémio Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira, 2016




Atividades Científicas/Institucionais fora da FEUC

Filipe Almeida, nomeado Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social



Participação em Júris de Doutoramento, Agregação e de Concursos



Teresa Pedroso de Lima, Carlos Fortuna e Paulo Peixoto, júri das provas de Doutoramento em Sociologia – Cidades e Culturas Urbanas de Cláudia Maria Barbosa Rodrigues, com o título “A cidade notívaga: ritmografia urbana de um PARTY DISTRICT na cidade do Porto”, Universidade de Coimbra, 4 de novembro de 2016.

Teresa Pedroso de Lima e João Pedroso, júri das provas de Doutoramento em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI de Débora da Cunha Piacesi, com o título “O discurso do medo e segmentos da criminalização primária: uma análise crítica do discurso penal parlamentar oficial luso-brasileiro (2007-2009)”, Universidade de Coimbra, 14 de novembro de 2016.



O que a Imprensa diz de nós

Imprensa
Jornais

Virgínia Ferreira, Dia Mundial para a Igualdade Abrantes recebeu Prémio “Viver em Igualdade”, A Barca, 1 de novembro 2016. Ver…

Motivação, empenho e dedicação a 100%, Pessoal, 1 de novembro 2016. Ver…

Livro “Praxe e Tradições Académicas” apresentado na Faculdade de Economia, As Beiras, 2 de novembro 2016. Ver…

“Praxes e Tradições Académicas” de Elísio Estanque, Diário de Coimbra, 2 de novembro 2016. Ver…

Praxes estudantis, entre a tradição e a submissão, Diário de Notícias, 2 de novembro 2016. Ver…

Seminário na FEUC, As Beiras, 3 de novembro 2016. Ver…

Sessão sobre Horizonte 2020, Diário de Coimbra, 3 de novembro 2016. Ver…

Ciclo de seminários de investigação, Diário de Coimbra, 4 de novembro 2016. Ver…

“Acordo secreto pode ajudar Portugal, mas da pior maneira", Diário de Notícias , 4 de novembro 2016. Ver...

Encontro nacional de dirigentes associativos, Diário de Coimbra, 5 de novembro 2016. Ver…

António Martins, Litigância fiscal sobre financiamento e preços de transferência: análise de alguma jurisprudência, Diário de Leiria, 7 de novembro 2016. Ver…

António Martins, Litigância fiscal sobre financiamento e preços de transferência: análise de alguma jurisprudência, Diário de Leiria, 9 de novembro 2016. Ver…

Colóquio sobre carta encíclica do Papa Francisco, As Beiras, 10 de novembro 2016. Ver…

Elísio Estanque, Só os jovens “nem-nem” estragam dados do emprego em Portugal, Diário dos Açores, 11 de novembro 2016. Ver…

Colóquio sobre encíclica do Papa Francisco é já amanhã, Diário de Coimbra, 11 de novembro 2016. Ver…

Elísio Estanque, Movimentos sociais, Público, 13 de novembro 2016. Ver…

Liberalismo e propriedade em debate na FEUC, As Beiras, 15 de novembro 2016. Ver…

Técnicas de procura de emprego, As Beiras, 15 de novembro 2016. Ver…

Colóquio sobre liberalismo, Diário de Coimbra, 16 de novembro 2016. Ver…

Euro. 2017 é o ano de todos os perigos para a moeda única, Jornal I, 16 de novembro 2016. Ver…

Conferência Internacional do Trabalho na FEUC, As Beiras, 19 de novembro 2016. Ver…

Norte reforça exportações mas precisa de investimento, Jornal de Notícias, 22 de novembro 2016. Ver…

Quiz cultural na FEUC, As Beiras, 23 de novembro 2016. Ver…

A Guerra nos Balcãs. Jihadismo, Geopolítica e Desinformação, As Beiras , 25 de novembro 2016. Ver…

Livro de José Manuel Pureza apresentado hoje, As Beiras, 25 de novembro 2016. Ver…

Vizinhos ou senhores da casa grande, O Jornal Económico, 25 de novembro 2016. Ver…

Arnaldo Coelho, FEUC: A tecnologia é elemento central na existência dos homens, As Beiras, 26 de novembro 2016. Ver…

Empreendes tu, empreendo eu ou empreendemos todos?, Expresso, 26 de novembro 2016. Ver…

Conferência Internacional do Trabalho, As Beiras, 29 de novembro 2016. Ver…

Dia da Faculdade de Economia celebrado no TAGV, As Beiras, 29 de novembro 2016. Ver…

Campeão das Províncias, Pedro Hespanha, Figuras da Semana, 30 de novembro 2016. Ver…

Maria Raquel Freire, Porque é que a Rússia mostra as suas garras?, O Jornal Económico, 24 de novembro 2016. Ver…

Maria Raquel Freire, Vladimir Putin num labirinto de globalização, O Jornal Económico, 26 de novembro 2016. Ver…

Futuro do trabalho em debate na Universidade de Coimbra, Notícias de Coimbra, 28 de novembro 2016. Ver…

Espaço em branco

Rádio / TV

Entrevista a Carmen Amado Mendes, Antena 1, 15 de novembro 2016. Ouvir…

Espaço em branco

Destaques e Referências na UC / UCV

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra celebra 44 anos, Notícias UC, 25 de novembro 2016. Ver…

Sessão de encerramento da simulação da Conferência Internacional do Trabalho, Notícias UC, 28 de novembro 2016. Ver…