a carregar...

FFUC

Faculdade de Farmácia

Mobilidade Internacional




Estudantes «outgoing»

      Processo de Candidatura:


   O processo de candidatura tem normalmente início cerca de um ano antes de o estudante partir para o país anfitrião.

  • Sessão de Informação

De meados de Outubro a início de Dezembro, o Coordenador Erasmus da FFUC em articulação com a Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra inicia uma sessão de Informação sobre as oportunidades de mobilidade. É importante que os estudantes estejam presentes nessa sessão.

  • Pré-Inscrição

Todos os estudantes que pretendem efetuar um período de mobilidade devem, em primeiro lugar, manifestar o seu interesse em o fazer, através do preenchimento de uma pré-inscrição na página de candidaturas online da DRI - http://drimobilidade.uc.pt/SAFIR/out/alunos/

A fase de inscrição está aberta de 1 de dezembro a 31 de janeiro. Durante esse período, a plataforma web de inscrições online está aberta a todos os estudantes. O estudante faz o registo na base de dados e, depois de ativar a sua conta, terá de preencher a pré-inscrição. Quando o formulário estiver todo preenchido, o estudante deverá imprimir a ficha, assiná-la e levá-la ao Coordenador da sua área de estudos para que este a possa assinar e autorizar que o estudante avance com o processo de candidatura.

  • Seriação dos Candidatos

A seriação dos estudantes é obrigatória e tem que ser efetuada pelo Coordenador que fica responsável por enviá-la à DRI até final de Fevereiro. Cada Coordenador decidirá sobre quais os critérios a adotar nessa seriação, desde que respeitem os critérios gerais da UC, e deverá divulgar esses critérios pelos estudantes interessados.Os critérios gerais da UC são os seguintes: mérito, motivação e conhecimento linguístico.

  • Candidatura

1. DRI recebe a seriação dos Candidatos e envia uma mensagem para todos os estudantes selecionados, a partir da plataforma de candidaturas online, a informar que podem avançar com o processo de Candidatura.

2. O estudante preenche um formulário online, formulário esse onde consta o Contrato de Estudos ou de Estágio (Learning Agreement ou Training Agreement) que o estudante se propõe fazer na instituição de acolhimento.

3. Nesse formulário o estudante terá de preencher as disciplinas que deverá fazer na universidade anfitriã e a respectiva equivalência que lhe será dada aquando do regresso à UC ou desenhar o Plano de Estágio que se propõe fazer com indicação se o estágio é curricular ou extracurricular.

4. O estudante terá de imprimir o documento (Ficha de Candidatura), terá de o assinar e levar ao Coordenador para este o assinar e preencher com a informação dos créditos que serão atribuídos ao estudante após o final do período de mobilidade e com os critérios a serem adoptados na conversão desses créditos.

5. A ficha é entregue na DRI, juntamente com alguns documentos solicitados.  

chamada de atenção

Quanto mais cedo se terminar esta fase, mais cedo a DRI pode enviar as candidaturas para as universidades de acolhimento que, em muitos casos, têm prazos de candidatura muito apertados.