FFUC

Aula Aberta "Lipid Nanoparticles for Brain Targeting: Facts & Features"

Publication date: 17-05-2017 11:29

Banner_CCarbone.png

No próximo dia 23 de maio, pelas 15h00, decorre a aula aberta subordinada ao tema ‘Lipid Nanoparticles for Brain Targeting: Facts & Features’, a ser proferida pela Professora Doutora Claudia Carbone.Esta iniciativa está inserida nas actividades da Professora Claudia Carbone como Investigadora Visitante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. A aula será aberta a toda a comunidade académica e terá lugar no Anfiteatro Tomé Pires da Unidade de Ensino e Investigação da FFUC. A coordenação deste evento está a cargo da Prof.ª Doutora Eliana Souto e da Dra. Maria do Céu Teixeira, do Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologias do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Nota Biográfica:

A Professora Claudia Carbone graduou-se em 2004 com 110/110 pontos cum laude e com uma proposta ao prémio patrocinado por Federfarma Catania. Doutorou-se em Tecnologia Farmacêutica na Universidade de Palermo em 2009. Ganhou várias bolsas de investigação na Universidade de Catania nos anos 2009/2010 e 2011/2012. Nos anos 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, obteve uma bolsa de investigação na Universidade de Roma Sapienza, no âmbito do projecto PON 01_00829 do consórcio Eli Lilly Florença, Itália, Universidade Sapienza e Universidade Roma, Policlinico de Catania.

Desde novembro de 2014, Claudia Carbone é investigadora no campo da Tecnologia Farmacêutica da Universidade de Catania. É professora de tecnologia farmacêutica e laboratório galénico no curso de Farmácia do Departamento de Ciências Farmacêuticas, Universidade de Catania, Itália.

A suas linhas de investigação focam-se no campo de sistemas avançados de transporte de fármacos com foco no projecto, preparação e optimização de nanopartículas lipídicas sólidas (SLN), transportadores lípidicos nanoestruturados (NLC) e nanopartículas híbridas para superar barreiras biológicas, com especial atenção a produtos naturais e estratégias de revestimento para melhorar a adesão aos alvos biológicos. No campo da administração tópica, ela desenvolveu microemulsões e nanopartículas lipídicas para o transporte de fármacos antioxidantes e agentes de filtro solar. Também com interesse em ´brain targeting´, desenvolveu nanotecnologias SLN, NLC e híbridas, para o transporte de compostos naturais em benefício do tratamento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e tumores cerebrais. O seu grupo de investigação está também envolvido no campo de pesquisa oftalmológica, em colaboração com a empresa oftalmológica SIFI S.p.A.

A Professora Carbone é membro do Conselho Editorial da revista Frontiers in Pharmacology. Ela é Revisora de diferentes revistas científicas internacionais. É autora de 37 publicações científicas peer-reviewed e 4 capítulos de livros, e realizou mais de 25 apresentações e 6 palestras como convidada em workshops e conferências científicas.

Para mais informações contactar:

Maria do Céu Teixeira (mceuteixeira@ff.uc.pt)

Prof.ª Doutora Eliana B. Souto (ebsouto@ff.uc.pt)